• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Joca

Usar um sistema para base de dados, implica sempre ter de o instalar no cliente?

10 mensagens neste tópico

Qualquer que seja o sistema de base de dados que decida usar (Sql ou Acess ou outro qualquer), tenho de instalar o programa no qual se baseia a base de dados (Microsoft Acess, Sql Express, etc...) no cliente final?

Não existe nenhuma base de dados que não implique a instalação do respectivo programa no cliente final?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existe. Se fizeres a ligação a uma BD MySql que esteja num servidor, não precisas de a instalar. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres usar um motor de bases de dados, então terás sempre de levar esse motor contigo.

Existem motores que exigem instalação, como é o caso do MS SQL (e não "SQL" ;)), do MS Access, MySQL, Firebird, etc, mas mesmo alguns destes podem não ser instalados da forma tradicional, é possível colocar o MySQL dentro de uma pasta que é copiada durante a instalação do teu programa, por exemplo.

Existem também motores de bases de dados que podem ser incluídos no teu software, o caso mais comum é o do SQLite, mas existem outros.

Depende da linguagem/tecnologia usada, mas existem várias soluções que podes escolher.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa o SQL Server Compact, o motor "vai embebido" na tua aplicação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas! Vou já fazer algumas experiências usando as vossas informações! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usa o SQL Server Compact, o motor "vai embebido" na tua aplicação

Por acaso, neste caso esta hipótese não serve. A licença não permite que mandas os dlls juntamente com a tua aplicação. Tens que instalar os Dlls da forma tradicional aka pelo installer fornecido pela Microsoft. É ridículo mas pronto...

Para além do SQLite como o Knitter disse, tens o Firebird embedded, que também é muito bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já me tinha decidido pelo SQL Server Compact por causa disto:

http://www.microsoft.com/Sqlserver/2005/en/us/compact-downloads.aspx

No entanto, estive há pouco a ler o seguinte link:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms171938.aspx

Lá diz "SQL Server Compact is free to download, deploy and distribute."

E, depois diz: "A SQL Server Client Access License (CAL) is required for any connection to SQL Server, including a connection from SQL Server Compact."

Mas penso que, quando ele se refere "any connection to SQL Server", se refere ao SQL Server Express. Penso que, o que ele quer dizer é que, se usar o SQL Server Compact para uma ligação ao SQL Server Express é que é precisa a licença.

Ou já estou a trocar tudo?...

E assim fiquei confuso!... :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas estive a ler agora e não vi nada sobre ter que se distribuir apenas pelo installer disponibilizado pela Microsoft. Ou seja, poder-se-ia mandar as dlls juntas com o sw.

Será que antes tinha lido mal?

Vou manter então a minha opção: "SQL Server Compact".

Obrigado pelo apoio de todos no esclarecimento e, também pelas restantes sugestões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora