• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

arthymian

Cenário exequível em PHP?

7 mensagens neste tópico

Viva,

Tenho um cenário para o qual tenho curiosidade em encontrar solução.

Necessito criar um sistema que me permita interpretar ficheiros externos e depois:

- Ou anexa-los a uma base de dados;

- Ou torna-los eles próprios numas novas bases de dados;

A ideia é ter acesso à informação dos ficheiros externos para tratamento estatístico.

Exemplo:

Uma cadeia de lojas recebe tem um software que faz a manutenção de uma BD no local, numa loja. Acontece que tem várias lojas, 2, 3, 4 e a principal premissa é que não têm Internet, ou não podem usar ( não perguntem porque mas é esta a principal premissa), assim estes dados serão entregues na central por pen, Cd, DVD, etc, e deverão ser inseridos na plataforma principal para o devido tratamento, quantas vendas, stocks, clientes, etc...

Como consigo solucionar isto? pensei em PHP, que é onde estou mais há vontade, mas isto é algo mais que uma solução para a WEB....

PS: O formato dos ficheiros é indiferente, a segurança e eficiência são prioridades....

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só a minha opinião. Talvez PHP não fosse a melhor opção pois se as lojas tivessem acesso à net, era sem dúvida uma boa linguagem para o efeito, mas como não têm aconselho-te a usar algo tipo VB.NET.

Mas se quiseres usar PHP (ou mesmo que seja VB.NET) podes usar XML pois são fáceis de interpretar e de gerar. (Acho eu :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que tipos de ficheiros vais ler word, excel, pdf??

se for tens aqui um exemplo disso no forum

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente isso ainda não está pensado. Aliás esse é o problema, encontrar qual a melhor solução para exportar ficheiros com dados e importa-los posteriormente.

Como nunca fiz isso, não estou bem a ver por onde começar.... Preciso de alguma orientação sff.

Thanks, Abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o tipo de ficheiro que pretendes exportar é muito importante. porque tu nao consegues ler uma coisa se nao souberes os tipos de ficheiros que queres ler, porque nem todos os ficheiros pra ler sao iguais, se vais ler bloco de notas, excel, word, pdf....

eles dao pra ler mas cada um a sua maneira

depois tens outro problema mas que se resolve.

tu sabes sempre de onde vais ler?? ou andar a saltar de directorio em directorio??

o caminho se for sempre o mesmo facilita as coisas, se fores tu a indicar o caminho tens que ter cuidado para nao fazeres quebras de segurança.

considero que isto te seja importante pensares antes de começar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o formato de exportação ainda não está decido podes escolher o que te der mais jeito, XML, CSV e SQL são talvez os mais usados, sendo XML o que deve andar mais na moda e com bom suporte em quase qualquer linguagem.

As minhas dúvidas serão na parte da importação, que tipo de importação queres fazer, juntar tudo na mesma BD? Ter uma BD por cada loja na central e depois fazer um import da loja 1 para a BD da loja 1 na central, da loja 2 para a BD da loja 2, e assim sucessivamente?

Se for isso, então um simples export em SQL, acessível em todos os motores de bases de dados, permite-te fazer o export e o import sem precisares de qualquer sistema extra, além do ferramenta de backup do motor de bases de dados.

Podes dar mais alguns detalhes sobre o que se pretende?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora