• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Loja online open source: osCommerce ou ZenCart?

6 mensagens neste tópico

Vou montar uma loja online e estou a avaliar as soluções possíveis.

Depois de uma rápida incursão pelo módulo Ubercart do Drupal, que embora sirva 90% dos objectivos não é de todo a forma mais funcional de trabalhar uma loja online (o mesmo se aplica ao eCommerce e aos "parentes" Joomla!), estou agora a avaliar qual a melhor solução open source para uma loja virtual.

Pelo que investiguei o osCommerce e o ZenCart são as melhores soluções nesta área, pelo que gostava de saber opiniões de quem já tenha usado estes sistemas, em especial, prós e contras de cada um.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As melhores soluções nesta área (na minha opinião), deixo o meu top 3

1- Magento

2- joomla+virtuemart

3- petrashop

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conhecia as soluções Magento nem Petrashop.

Dei uma olhadela e vou considerar também o Magento.

exit, sabes de alguma solução que permita gerir duas lojas, cada um com o seu stock, num único front-end?

Todas as soluções têm o contrário: um stock e vários front-ends...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até agora o Magento é de longe a melhor solução que vi.

Não a escolho por questões técnicas/custo: usa PDO para ligar à base de dados e o alojamento com suporte desta extensão é mais caro e a oferta é bastante mais limitada.

O osCommerce é, para ser simpático, "sarrabeco"... O ZenCart é a evolução natural do osCommerce, com um conjunto de módulos de raiz que o osCommerce tinha obrigação de ter mas não tem. Bem sei que se podem instalar, mas é idiota não vir com, por exemplo, um módulo de checkout para utilizadores não registados. A instalação deste módulo, crítica para mim, implica dar umas valentes marretadas no próprio código do osCommerce.

O site do ZenCart é de longe superior ao do osCommerce, muito por culpa deste último que complica (de forma estupidamente estranha) a vida a quem quer encontrar um determinado componente (nem sequer a pesquisa funcionou correctamente). Ambos têm traduções para português mais ou menos actualizadas, embora o desenvolvimento de ambos seja bastante lento, ao ponto de haver mais de 1 ano sem releases além das betas/RC.

Vou recuar um pouco na minha primeira abordagem e vou dar uma olhadela ao Joomla! com o Virtuemart, passei pelo site e parece-me que evoluiu mais desde a última vez que o testei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas a todos,

M6, embora não estando muito relacionado com o tema em discussão, será que me podes explicar melhor porque razão o alojamento de código PHP que utilize PDO é mais caro?

Ainda não explorei muito o assunto, mas gostaria de saber a tua opinião...  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Andei e ando a explorar o Magento, inclusive a tentar desenvolver uma extensão no entanto:

- é pesado ou lento, whatever

- suporte muito pobre, muitas dúvidas já meti no fórum deles e nada...

- muito complexo, aquilo é uma autêntica framework e sem documentação em condições não consigo evoluir tão rapidamente quanto queria

- certos updates que lançam são estranhos e quase sempre as extensões que desenvolvemos ou instalamos não são retro-compatíveis.

- para desenvolver skins ui ui, é assim qualquer coisa de dar em maluco...isto se quisermos algo diferente do que já existe.

A minha solução actual é o CubeCart, é open-source mas com um custo de licença irrisório e vitalícia. Muito bom e simples que é o que se quer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora