• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skcratch

[Ajuda] - Sistema de login em PHP

6 mensagens neste tópico

Viva!

Estou a desenvolver uma pequena aplicação web, onde é requisito fundamental o registo de utilizadores e consequente login. Depois de ter pesquisado alguns tutoriais no google, ainda não consegui encontrar aquilo que pretendo. Tal como aqui no fórum do P@P, depois de inserido um username e password válidos, o formulário de login desaparece, dando origem a um Olá nome_de_utilizador, sendo isso que pretendo para a minha aplicação. Depois de logado, o utilizador deve ter a possibilidade de terminar a sua sessão, voltando à página inicial.

Uma outra dúvida que tenho, é se posso utilizar sempre a mesma página com pequenas variações. Por exemplo, a estrutura da página ser sempre a mesma, sendo que tanto o formulário de login como a opção username(logout) serão colocadas no header da página, sendo este apenas modificado consoante o caso.

Grato desde já pela ajuda,

Cumps!

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não me engano, a substituição do formulário de login pelo "Olá utilizador" faz-se no servidor, isto é, essa parte da página é um script em php (por exemplo) que faz output de coisas diferentes conforme tenhas sessão iniciada.

Para fazer o que queres tens que saber dentro do php aceder a bases de dados MySql (guardar a informação de registo dos utilizadores) e também tens que saber criar sessões.

Podes utilizar o site da w3schools: http://www.w3schools.com/php/default.asp

ou então este livro online que é porreiro: http://hudzilla.org/phpwiki/index.php?title=Main_Page

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya é isso.

No login crias na sessao uma variavel tipo: $_SESSION['login'] = true

e dpois onde quiseres meter o menu de utilizador poes 1 if antes tipo:

if ($_SESSION['login'] == true) {
//HTML MENU OU WHATEVER
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Algumas das sugestões que foram feitas, já as implementei. A minha principal dúvida reside em integrar o HTML com o PHP, de forma a dividir a minha aplicação em blocos que possam ser integrados e utilizados consoante a minha necessidade.

Cumps!

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes fazer include de bocados de codigo que desejas

para adicionar html ao php é facil

por exemplo

echo "<br /><br /><div align=\"center\">meto pra aqui texto<br /><br />mais texto</div>";

ou asim

<?php

...

?>

aqui meto html

<?php

...

?>

ver se isto te ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora