• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

SunShade

Swing ou swt?

5 mensagens neste tópico

Isso dependerá sempre do projecto no qual pretendes aplicar uma ou outra framework.

De forma rápida e pessoal, posso apontar alguns pontos contra o SWT e a favor do Swing:

- Swing é multiplataforma no que toca à visão do Java e é standard da tecnologia, estando disponível sempre que existir uma JVM, SWT não.

- Maior número de componentes e adesão aos padrões de desenho, como MVC, em SWT isso não é tão comum.

- SWT obriga a acrescentares sempre as bibliotecas de cada plataforma onde queres executar a aplicação.

- Embora não seja exclusivo, SWT é tipicamente programado com Eclipse, enquanto que Swing podes usar NetBeans IDE e o excelente designer gráfico que este oferece.

- Não estás sujeito a bugs específicos de cada plataforma.

- Apesar de dizerem que é nativo, o aspecto das aplicações SWT não se mistura bem com os meus SOs, por isso é algo discutível, onde até o Swing, que supostamente é diferente, se mistura melhor com as restantes aplicações.

No fundo, ambas as frameworks fazem o mesmo, mas de formas bastante distintas, quer no modo de programar, quer no que toca aos recursos usados e integração com o SO. A escolha dependerá bastante do tipo e objectivo do projecto que pretendes criar, já que o que é válido como eliminação num caso pode ser a escolha no outro.

Se tiveres dúvidas mais objectivas é melhor, porque comparações de qual a melhor não te ajudarão muito, serão sempre presas a opiniões e experiências pessoais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tenho mais experiencia em utilizar swing e o netbeans e o meu IDE favorito mas tive a ouvir uma opiniao de uma pessoa com bastante experiencia que me disse que o swt em termos de desempenho quer em termos da janelinha ficar mais bonitinha e misturada com as do SO.Nunca usei o swt mas o facto de ter d andar a instalar plugins para o usar no eclipse e andar com os jars atras nao me motiva.Tambem me disseram que o funcionamento do swt e um bocado diferente do swing.nunca me queixei do swing mas o que eu gostava de ser era em termos pessoais o que preferias se tivesses de usar um por exemplo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, Swing. Que funcionam de forma diferente é indiscutível, a questão de performance é algo que, na maior parte das vezes, cai é em cima do programador. As diferenças de perfornance não pendem muito a favor do SWT, aliás, Swing com algumas das características, consegue ser mais rápido, é por exemplo mais rápido desenhar alguns componentes que pedir ao SO que o faça, mas isso é negligenciável, as diferenças de performance, a existir, serão a menor das preocupações. Curiosamente o NetBeans IDE corre melhor desde a versão 6 que o Eclipse na sua versão 3.1 em todas as máquinas onde tive de os usar.

Quanto a ficar mais bonita, isso não concordo, aliás, voltando ao Eclipse, aquilo está longe de ser o aspecto nativo de uma aplicação Windows, e nunca o tive a funcionar integrado correctamente nos meus temas do Ubuntu, mesmo agora em OS X, o NetBeans IDE é bem mais "nativo" que o Eclipse. Mas sendo a única aplicação SWT que corro, posso estar a fazer uma má comparação.

As minhas razões para usar Swing são o que mencionei: standard, mais componentes, IDE com óptimo suporte para design usando editor gráfico, não fico sujeito a bugs do SO, como acontece com o SWT, padrões com os quais gosto de trabalhar, como é o MVC, facilidade de extender um componente para criar novos componente, por exemplo, criar uma área de scroll para thumbnails de imagens é tão simples como colocar uma JLabel com a imagem dentro de uma JList. O que também não gosto no SWT é a necessidade de controlar mais os recursos e a forma como funciona.

Novamente, isto é opinião pessoal, que embora possa ser apoiada por alguns anos de trabalho com Java não deixa de ser construída com base no que foi a minha experiência, certamente há que discorde, e devo dizer que não escolho tecnologias para desenvolvimento com base na minha preferência mas sim com base no que é melhor para o projecto. Portanto, embora goste mais de Swing e use exclusivamente Swing, não descarto a hipótese de precisar de usar SWT.

Swing e SWT, infelizmente, não se  misturam bem, pelo que será complicado usar os dois no mesmo sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado entao!a tua opiniao veio reforçar a minha ideia.Axo que por agr vou me deixar continuar a utilizar o swing e quando nao tiver muito trabalho tento fazer qualquer coisa em swt =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora