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pornteiros?

6 mensagens neste tópico

Não ando a perceber muito bem os ponteiros

alguem me pode explicar melhor Para que servem?

por o que entendi servem para guardar informações?

Como Funcionam os Ponteiros

Os ints guardam inteiros. Os floats guardam números de ponto flutuante. Os chars guardam caracteres. Ponteiros guardam endereços de memória. Quando você anota o endereço de um colega você está criando um ponteiro. O ponteiro é este seu pedaço de papel. Ele tem anotado um endereço. Qual é o sentido disto? Simples. Quando você anota o endereço de um colega, depois você vai usar este endereço para achá-lo. O C funciona assim. Voce anota o endereço de algo numa variável ponteiro para depois usar.

Da mesma maneira, uma agenda, onde são guardados endereços de vários amigos, poderia ser vista como sendo uma matriz de ponteiros no C.

Um ponteiro também tem tipo. Veja: quando você anota um endereço de um amigo você o trata diferente de quando você anota o endereço de uma firma. Apesar de o endereço dos dois locais ter o mesmo formato (rua, número, bairro, cidade, etc.) eles indicam locais cujos conteúdos são diferentes. Então os dois endereços são ponteiros de tipos diferentes.

No C quando declaramos ponteiros nós informamos ao compilador para que tipo de variável vamos apontá-lo. Um ponteiro int aponta para um inteiro, isto é, guarda o endereço de um inteiro.

Declarando e Utilizando Ponteiros

Para declarar um ponteiro temos a seguinte forma geral:

tipo_do_ponteiro *nome_da_variável;

É o asterisco (*) que faz o compilador saber que aquela variável não vai guardar um valor mas sim um endereço para aquele tipo especificado. Vamos ver exemplos de declarações:

 

                int *pt;

                char *temp,*pt2;

O primeiro exemplo declara um ponteiro para um inteiro. O segundo declara dois ponteiros para caracteres. Eles ainda não foram inicializados (como toda variável do C que é apenas declarada). Isto significa que eles apontam para um lugar indefinido. Este lugar pode estar, por exemplo, na porção da memória reservada ao sistema operacional do computador. Usar o ponteiro nestas circunstânicias pode levar a um travamento do micro, ou a algo pior. O ponteiro deve ser inicializado (apontado para algum lugar conhecido) antes de ser usado! Isto é de suma importância!

Para atribuir um valor a um ponteiro recém-criado poderíamos igualá-lo a um valor de memória. Mas, como saber a posição na memória de uma variável do nosso programa? Seria muito difícil saber o endereço de cada variável que usamos, mesmo porque estes endereços são determinados pelo compilador na hora da compilação e realocados na execução. Podemos então deixar que o compilador faça este trabalho por nós. Para saber o endereço de uma variável basta usar o operador &. Veja o exemplo:

 

                int count=10;

                int *pt;

                pt=&count;

Criamos um inteiro count com o valor 10 e um apontador para um inteiro pt. A expressão &count nos dá o endereço de count, o qual armazenamos em pt. Simples, não é? Repare que não alteramos o valor de count, que continua valendo 10.

Como nós colocamos um endereço em pt, ele está agora "liberado" para ser usado. Podemos, por exemplo, alterar o valor de count usando pt. Para tanto vamos usar o operador "inverso" do operador &. É o operador *. No exemplo acima, uma vez que fizemos pt=&count a expressão *pt é equivalente ao próprio count. Isto significa que, se quisermos mudar o valor de count para 12, basta fazer *pt=12.

Vamos fazer uma pausa e voltar à nossa analogia para ver o que está acontecendo.

Digamos que exista uma firma. Ela é como uma variável que já foi declarada. Você tem um papel em branco onde vai anotar o endereço da firma. O papel é um ponteiro do tipo firma. Você então liga para a firma e pede o seu endereço, o qual você vai anotar no papel. Isto é equivalente, no C, a associar o papel à firma com o operador &. Ou seja, o operador & aplicado à firma é equivalente a você ligar para a mesma e pedir o endereço. Uma vez de posse do endereço no papel você poderia, por exemplo, fazer uma visita à firma. No C você faz uma visita à firma aplicando o operador * ao papel. Uma vez dentro da firma você pode copiar seu conteúdo ou modificá-lo.

Uma observação importante: apesar do símbolo ser o mesmo, o operador * (multiplicação) não é o mesmo operador que o * (referência de ponteiros). Para começar o primeiro é binário, e o segundo é unário pré-fixado.

Aqui vão dois exemplos de usos simples de ponteiros:

 

#include <stdio.h>

int main ()

{

int num,valor;

int *p;

num=55;

p=&num;    /* Pega o endereco de num */

valor=*p;      /* Valor e igualado a num de uma maneira indireta */

printf ("\n\n%d\n",valor);

printf ("Endereco para onde o ponteiro aponta: %p\n",p);

printf ("Valor da variavel apontada: %d\n",*p);

return(0);

}

#include <stdio.h>

int main ()

{

int num,*p;

num=55;

p=&num;    /* Pega o endereco de num */

printf ("\nValor inicial: %d\n",num);

*p=100; /* Muda o valor de num de uma maneira indireta */

printf ("\nValor final: %d\n",num);

return(0);

}

Nos exemplos acima vemos um primeiro exemplo do funcionamento dos ponteiros. No primeiro exemplo, o código %p usado na função printf() indica à função que ela deve imprimir um endereço.

Podemos fazer algumas operações aritméticas com ponteiros. A primeira, e mais simples, é igualar dois ponteiros. Se temos dois ponteiros p1 e p2 podemos igualá-los fazendo p1=p2. Repare que estamos fazendo com que p1 aponte para o mesmo lugar que p2. Se quisermos que a variável apontada por p1 tenha o mesmo conteúdo da variável apontada por p2 devemos fazer *p1=*p2. Basicamente, depois que se aprende a usar os dois operadores (& e *) fica fácil entender operações com ponteiros.

As próximas operações, também muito usadas, são o incremento e o decremento. Quando incrementamos um ponteiro ele passa a apontar para o próximo valor do mesmo tipo para o qual o ponteiro aponta. Isto é, se temos um ponteiro para um inteiro e o incrementamos ele passa a apontar para o próximo inteiro. Esta é mais uma razão pela qual o compilador precisa saber o tipo de um ponteiro: se você incrementa um ponteiro char* ele anda 1 byte na memória e se você incrementa um ponteiro double* ele anda 8 bytes na memória. O decremento funciona semelhantemente. Supondo que p é um ponteiro, as operações são escritas como:

 

                p++;

                p--;

Mais uma vez insisto. Estamos falando de operações com ponteiros e não de operações com o conteúdo das variáveis para as quais eles apontam. Por exemplo, para incrementar o conteúdo da variável apontada pelo ponteiro p, faz-se:

 

                (*p)++;

Outras operações aritméticas úteis são a soma e subtração de inteiros com ponteiros. Vamos supor que você queira incrementar um ponteiro de 15. Basta fazer:

 

                p=p+15;  ou  p+=15;

E se você quiser usar o conteúdo do ponteiro 15 posições adiante:

 

                *(p+15);

A subtração funciona da mesma maneira. Uma outra operação, às vezes útil, é a comparação entre dois ponteiros. Mas que informação recebemos quando comparamos dois ponteiros? Bem, em primeiro lugar, podemos saber se dois ponteiros são iguais ou diferentes (== e !=). No caso de operações do tipo >, <, >= e <= estamos comparando qual ponteiro aponta para uma posição mais alta na memória. Então uma comparação entre ponteiros pode nos dizer qual dos dois está "mais adiante" na memória. A comparação entre dois ponteiros se escreve como a comparação entre outras duas variáveis quaisquer:

 

                p1>p2

Há entretanto operações que você não pode efetuar num ponteiro. Você não pode dividir ou multiplicar ponteiros, adicionar dois ponteiros, adicionar ou subtrair floats ou doubles de ponteiros.

 

 

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Um ponteiro não é mais que um endereço de uma célula em memoria.

Ou seja em termos mais práticos, tu podes declarar um array uni dimensional ou bi-dimensional mais não que é exagero, seguindo a seguinte notação.

int tabela[30] para uni dimensional, em que tens um array que reserva 30 células de memoria seguidas.

podes preencher a tabela fazendo um puts(tabela);

Agora vejamos tu se inserires a frase "olá mundo"

Podes dizer que tabela[0] é um ponteiro para a primeira letra do array( O ), tabela[1] é um ponteiro para a segunda letra( l ) por ai a fora.

Podes fazer isto até a chegares a ultima posição do array que tem que conter '/0' ou seja um terminador;

Bem resumindo o ponteiro não é mais que uma maneira de aceder a uma especifica célula de memoria, não sei se foi bem claro mas tb não sou ainda um grande pro no C.

Se precisares arranjo-te uns apontamento sobre isso;

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Os ponteiro é bastante complicado ao inicio mas com a pratica um gajo habitua-se;

No entanto os ponteiro facilitam em muito o acesso a informação.

já a explicação que foi postada em cima para é td menos intuitiva para quem não tem bases nenhumas no assunto;

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o ponteiro aponta. um dos erros mais comuns dos iniciantes em C é encarar o ponteiro como se de uma variável se tratasse. É preciso perceber bem e perceber onde realmente está aquilo para onde apontas.

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