• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M.offspring.R

[Resolvido]ArchLinux - Duvida com o teclado

8 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

ando aqui enrrascado com o teclado no Arch... Eu to farto de fazer isto, no entanto desta vez não sei o que fazer.

O meu problema reside no facto de eu não conseguir colocar os parentesis rectos, arrobas, cedilhas e companhia limitada... ou seja, a 2a ou 3a opcoes das teclas não as tenho. Alguem me pode dar uma ajuda?

Abaixo segue as imagens dos erros:

tela.png

Img1: Erro ao tentar alterar o layout do teclado. Ja tenei esses 2 layouts em separado, os 2 juntos (como ta na imagem) e o resultado é o mesmo

teste-1.png

img2: Nesta imagem aparece o erro propriamente dito quando pretendo alterar o layout.

To ainda mais stressado com isto, porque comecaram as aulas, e o unico SO que tenho é o Arch e na 2a tenho 4h de programacao LOOL

Aguardo uma resposta.

Cump.

M.offspring.R

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre usei a tecla AltGR + tecla e sempre deu... agora é que nao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E isso deixou de funcionar depois de um update? Experimenta fazer rollback.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Nao sei o que se passou, mas o andei no xorg, e adicionei o teclado em ingles ( "us" ). reiniciei a maquina e tornei a colocar o teclado em português e aparentemente ficou a funcionar... mas vou continuar a ver se isto se mantem ou se altera...

Obrigado ai pelas dicas.

Cump.

MoffspringR

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também costumo obter esse erro ao configurar o teclado de um MacBook em Linux. No meu caso resolvi o problema alterando o tipo de teclado.

Quando clicas no adicionar, que opções é que estás a usar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ao clicar adicionar, escolhia o "portugal" e no modelo de teclado, escolhia o "Generic 105-key (Intl) PC"... Sempre funcionou assim, mas não sei o que se passa, por vezes não dá (como foi este ultimo caso).

Vamos la ver se não dá mais nenhum problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O novo X.org utiliza o driver evdev por default, que acenta no HAL para obter os eventos. É o chamado "input hotplugging". Pelo que vi não estás a usar o evdev mas estás a escolher um teclado genérico.

No Xfce posso escolher "Evdev-managed keyboard" e depois mudar o layout, como tu estás a usar outro ambiente não sei bem, mas também deves ter uma opção semelhante.

http://wiki.archlinux.org/index.php/Xorg_input_hotplugging

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora