• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

thinkbrunus

Resolução website

44 mensagens neste tópico

Boas!

Estou a estruturar um website de forma a que se ajuste conforme a resolução do visitante, gostaria de deixar aqui o link de forma a que o pessoal que trabalha com resoluções maiores dê a sua opinião.

http://thinkbrunus.pt.vu/

Abraços!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se quiseres centrar o website, tens de colocar os seguintes estilos na tua div com id "iContainer":

margin-left: auto;
margin-right: auto;

Desta forma, se redimensionares a janela na horizontal, o site vai ficando centrado, até à largura da div (que tens definida como 990px).

Aqui em 1280x800 parece-me bem aproveitado o espaço na horizontal.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já segui o teu conselho, adicionei o margin:auto;

Obrigado pela opinião!

Já agora outra questão, estou a tentar centrar uma tabela dentro da div, e para tal utilizei a mesma técnica. O problema é que apenas está a centrar no ie, no ff não, fica encostado à esqueda....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não está a resultar, essa opção utilizei como hack para centra o site.....

ele só aceita se utilizar por exemplo left:30%....queria mesmo deixar centrado da mesma forma que fica o site, mas prontos se na achar solução vai ter de ficar assim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Seria possível mostrar seu código para a gente ajudá-lo melhor?

Cumprimentos,

webflex

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, deixo o código css, pois estou a formatar tudo a partir dele.

~@charset "utf-8";

body{
margin: 0pt 0pt;
padding: 0pt 0pt;
text-align:center; /* hack para o IE */
/*	background:#02CBFF url(../images/bgmar.png) top repeat-x fixed;*/

}
.idCampoObrigatorio{
font-family:Arial;
color:#FF0000;
font-size:70%;
}
.table_contents{
position:relative;
left:30%;
}
#iContainer{
width:990px;
height:auto;
border-style:solid;
border-width:2px;	
display:block;
text-align:left; /* "remédio" para o hack do IE */
margin:0 auto;
background:#FFFFFF;
}
#iBanner{
background:url(../images/banner.png) no-repeat;
height:140px;
}
/**MENU HORIZONTAL**/
ul#menu
{
margin:0pt 0pt;
padding:0pt 0pt;
list-style-type:none;
width:auto;
height:30px;
font-size:12px;
font-weight:bold;
background:transparent url(../images/nav_bg.png) repeat-x top left;
font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;
border-bottom:1px solid #000000;
border-top:1px solid #000000;
}
ul#menu li
{
float:left;
margin:0;
padding:0;
}
ul#menu li a
{
color:#999999;
text-decoration:none;
font-weight:bold;
padding:8px 20px 0 20px;
}
/***	SUBLINHADO ONMOUSEOVER BOTAO MENU	***/	
ul#menu li a:hover
{	
color:#FFFFFF;
height:22px;
background:transparent url(../images/nav_bg.png) 0px -30px no-repeat;
}
#iNavigator{
height:20px;
border-bottom-style:solid;
border-bottom-width:1px;
font-size:0.8em;
padding-top:3px;
padding-left:5px;
}
#iMenuV{
width:14%;
padding:5px;
}
#iContents{
border-left-style:dashed;
border-left-width:1px;
padding:5px;	
}
#iFooter{
width:100%;
height:16px;
clear:both;
border-top-style:solid;
border-top-width:1px;
text-align:center;
font-size:0.8em;
padding-top:3px;
padding-bottom:3px;	
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Estou a estruturar um website de forma a que se ajuste conforme a resolução do visitante, gostaria de deixar aqui o link de forma a que o pessoal que trabalha com resoluções maiores dê a sua opinião.

http://thinkbrunus.pt.vu/

Abraços!

Amigo eu estou a visualizar muito bem o site, mesmo com a mudança das resoluções.

Força com isso.

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em 800x600 e resoluções menores como as que são utilizadas em netbooks (Asus, Acer, etc...), ficas com scroll horizontal, o que é mau.

Consigo que o meu browser faça 1280x539 e aí sinto que por o site estar centrado o meu monitor está a ser desaproveitado. Eu prefiro sites encostados à esquerda e que se adaptam sempre à resolução. Claro que adaptar a resoluções menores acaba por ser complicado mas acho que o mínimo que se exige é adaptar-se a 800x600, e o ideal é ficar bem em browsers com resoluções um ligeiramente menores do que 800x600, como os que vão funcionar nos netbooks, porque os ecrãs fazem 800x600 e há mais coisas a ocupar espaço do que o espaço que o browser utiliza para renderizar o documento. Menos que isso são PDAs e para isso usam-se estilos diferentes.

EMA as in Estado Maior da Armada?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na verdade estou a desenvolver este portal para uma resolução minima de 1024x768, julgo que a tendencia tecnologica em termos de desktops e portáteis é desta resolução para cima...

De qualquer forma obrigado pela opinião!

Abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Experimentei apenas duas resoluções: 1280x800 e a de 1024..

Cumprimentos,

webflex

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thinkbrunus, estás enganado!

A quantidade de netbooks que se vedem e que tem uma resolução menor que essa e considerável e ainda é muito frequente encontrar desktops com monitores em ambientes de organizações que só permitem 800x600.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

falco mas já não se vê tanto, começa a ficar descontinuo.

Cumprimentos,

webflex

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo!

Há cada vez mais netbooks (têm vendido bastante, por exemplo no ano passado a Asus vendeu mais EeePC que qualquer outra linha), e exceptuando em grandes empresas de TI e em outras em que os funcionários necessitam de muita mobilidade, nas quais é normal dar portáteis aos funcionários, continuo a ver ecrãs que só dão 800x600.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas o 800X600 ta obsoleto nos nossos dias, ainda ha e ainda vai haver por mts anos. mas cada vez menos.

é cmo os carros antigos a poucos mas ha alguns...

eu optva por 1000, conforme o trabalho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, já não quero saber de 800x600. Pode ser uma má atitude mas foi uma decisão que tomei. Não me dá liberdade nenhuma em desenhar certos sites e na minha opinião é uma reoslução que já nem deveria ser usada.

Mas o falco até tem alguma razão, mas isso para mim não serve como "desculpa". Porque eu acho esse tipo de portáteis, os "netbooks" uma parvoíce... Há quem não concordo, há quem os compre, mas eu muito sinceramente, estou-me a borrifar. Esses portáteis pode ser uma evolução em alguns campos, noutros, só prejudica como é caso das resoluções de sites que estava a caminhar para algo melhor que a porcaria dos 800x600.

Não quero estar a entrar em off-topic, mas para que raio servem os netbooks? Não vejo utilidade nenhuma num computador minúsculo, quem quer um "computador pequeno" deveria optar por um PDA e pronto. Acho que um portátil de 12'' ou 13'' já bem pequeno e estes já permitem resoluções aceitáveis. E mesmo assim, não sei como é que alguém trabalha numa coisa tão minúscula...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

800*600 é um standard que realmente já se tornava obsoleto, eu costumo usar entre 900 a 950*600, tudo centrado para não destoar ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas o 800X600 ta obsoleto nos nossos dias,

Obsoleto porquê?

Quero ver uma justificação técnica.

ainda ha e ainda vai haver por mts anos. mas cada vez menos.

Muito pelo contrário!

Houve uma altura em que de facto o número de máquinas com essa resolução diminuiu muito.

Mas desde que os netbooks apareceram no mercado, voltou a haver muitas máquinas com essas resolução.

Aliás se fores a um cyber-café vais ver muitas máquinas com essas resolução (pelo menos na maioria que tenho visto) postos públicos como existem alguns da PT (há poucos, mas há) também só fazem 800x600.

Por isso como podem ver o argumento de haverem cada vez menos máquinas com 800x600 é pelo menos muito duvidoso. E mesmo que hajam menos máquinas com 800x600 (e talvez hajam), o número das que existem não só não é assim tão reduzido, como até está a retomar o crescimento.

Não me dá liberdade nenhuma em desenhar certos sites e na minha opinião é uma reoslução que já nem deveria ser usada.

Não dar liberdade nenhuma é um exagero.

Não deveria ser usada? Então que resoluções é que querias meter naqueles netbooks com monitores tão pequenos como os do primeiro EeePC, ou o Acer Aspire One, ou do OLPC, ou da primeira geração de Classmates (aka Magalhães)?

Dizer que 800x600 é obsoleto, é de um egoísmo tremendo e é ignorar a realidade.

Ao fazerem sites que o ignorem estão a tentar impor os vossos requisitos a outros que têm requisitos diferentes. Mas os outros não vos interessam, porque não são vocês e usam coisas "esquisitas". Espero que um dia não sejam vocês a estar do outro lado.

Porque eu acho esse tipo de portáteis, os "netbooks" uma parvoíce...

E por isso queres impor a tua opinião à vontade dos outros?

Ou ainda não tinhas pensado dessa forma?

Podem ser uma parvoíce para os teus requisitos e para o teu estilo de vida, mas não tem que ser para os outros. E não há qualquer necessidade de discriminar os outros por causa disso.

Mas mesmo que seja parvo, não é algo assim tão parvo e certamente não é algo que mereça ser ignorado, desprezado, nem discriminado.

Não quero estar a entrar em off-topic, mas para que raio servem os netbooks? Não vejo utilidade nenhuma num computador minúsculo, quem quer um "computador pequeno" deveria optar por um PDA e pronto.

Acabaste de entrar! :)

Os Netbooks têm mais capacidades que os PDAs e têm capacidades diferentes. E só isso chega para invalidar o teu argumento.

Em termos de interface de utilização os PDAs também são muito piores que os netbooks.

Servem perfeitamente para as necessidades de utilização de alguém que precise de muita mobilidade, com utilizações pouco prolongadas (a comparar com a de um desktop, ou laptop comum), mas talvez para fazer coisas mais complexas do que o que normalmente se faz com um PDA.

Os Netbooks são um intermédio que cobrem as necessidades de muitos.

tudo centrado para não destoar ..

Centrar só serve para desperdiçar pixeis...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que tudo depende do target de cada site.

Um site de notícias deve ter em atenção o texto, não o grafismo em si. Minimizar, tornar líquido acho que são regras básicas para este tipo de sites.

Mas há muito mais que isso na web.

Falco, os teus argumentos podem também ser virados ao contrário. Eu vejo nos dias de hoje até resoluções WideScreen serem mais utilizadas que até os 1024 em certos sites. Será justo dizer que é egoísmo ou comodismo não fazermos sites prontos para widescreen ou resoluções maiores que os 1000?

Tudo depende de targets e do que o mercado mais pede. Se a maioria já é de 900 para cima, então a meu ver, deve-se dar prioridade a essa resolução.

É como o IE6, mais cedo ou mais tarde vai ter que ser.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

amigo falco, a questao nao estar se se usa ou se nao se usa, a questao ta é que tu tens um publico alvo. e tu nao podes fazer um site com todas as definiçoes.

e tens que te ficar por uma definiçao...eu por norma escolho emtre 900 e 1000, o que tou a fazer actualmente tou a fazer a 960.

ja pensaste em quem tem monitores de 21 polegadas e 19 polegadas que cada vez se encontra mais nos desktops, certamente 800 pra esses utilizadores nao é uma boa escolha.

mas os portateis minusculos entradam em força no mecardo e é uma ferramenta mais acessivel, e que ja muita gente possuir.

mas nunca se agradou a gregos e troianos

para quem quiser da uma vista de olhos

http://www.criarweb.com/artigos/739.php

http://www.criarweb.com/web-design/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

amigo falco, a questao nao estar se se usa ou se nao se usa, a questao ta é que tu tens um publico alvo.

O público alvo não se decide com base nas tecnologias que usam, mas sim para quem é que o site pode ser útil.

Daí que esse argumento não faz sentido neste contexto.

Posso utilizar com EeePC (ou outro qualquer) e o assunto do site ser tão importante para mim, como para alguém que utilize um ecrã que permite resoluções muito grandes.

e tu nao podes fazer um site com todas as definiçoes.

Não diria todas... Mas podes fazer sites cujo o design se adapta a ecrãs com resoluções bastante diferentes utilizando os mesmo estilos. E se utilizares estilos consegues ainda mais. Se o design for liquido então isso fica bastante facilitado.

e tens que te ficar por uma definiçao...

Não tens!

ja pensaste em quem tem monitores de 21 polegadas e 19 polegadas que cada vez se encontra mais nos desktops, certamente 800 pra esses utilizadores nao é uma boa escolha.

Ninguém falou em fazer sites que fiquem fixos numa resolução. Há técnicas que permitem que os layouts se adaptem a diferentes resoluções. Há limitações certamente, mas com um pouco de imaginação (trabalho dos designers), chega-se lá e não é assim tão complicado, é no entanto necessário saber das tecnologias da web a sério e não esperar que as ferramentas que geram código façam tudo por nós.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O público alvo não se decide com base nas tecnologias que usam, mas sim para quem é que o site pode ser útil.

Um site de design, vai ter as mesmas necessidades que um site de notícias? Quem visita sites de design vai ter resoluções de 800x600, a experiência diz-me que não?

O espaço e os gráficos utilizados podem mudar, dependendo da mensagem e dos sentimentos que um site quer passar e para quem quer passar.

Se um designer achar que é importante usar um gráfico grande para passar uma imagem, uma ideia, etc, e quando a maioria ou o target já usa essa resolução, então torna-se essa a prioridade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Um site de design, vai ter as mesmas necessidades que um site de notícias? Quem visita sites de design vai ter resoluções de 800x600, a experiência diz-me que não?

Coloca aí dados estatísticos que obtiveste cientificamente para comprovar isso...

Prova-o com dados! Ou pelo menos explica qual é essa tua experiência.

conheço designers que utilizam resolução pequenas em algumas das suas máquinas e conheço pessoas que não são designers que visitam sites de design (eu por exemplo).

Se um designer achar que é importante usar um gráfico grande para passar uma imagem, uma ideia, etc, e quando a maioria ou o target já usa essa resolução, então torna-se essa a prioridade.

Se um designer acha isso, então é um designer com pouca imaginação, ou preguiçoso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha podemos fazer paginas que se ajustam a dimensao da janela, como o www.amazon.com é uma soluçao..mas isso nao resolve tdo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora