• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

BrunoT

WallC - Alterar Fundo do Ambiente de Trabalho - v1.0.1

19 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: WallC

Última Versão: 1.0.0

Líder do Projecto: BrunoT

Membros actuais: BrunoT

Estou-me a iniciar agora no VB .Net e resolvi fazer esta pequena "brincadeira". Sou daqueles que farta-se de ver sempre a mesma imagem no fundo do ambiente de trabalho, e então fiz este pequeno programa que automatiza isso, indo a uma pasta escolhida pelo utilizador e escolhe aleatoriamente as imagens.

O programa ainda vai ser melhorado, já tenho várias ideias e algumas coisas que quero mudar, uma delas é as configurações passarem de TXT para XML ... mas só agora me estou a iniciar em VB .Net por isso vamos com calma.

Ah ! E muito do que está aqui, foi pesquisando aqui no forúm e no google que descobri como se fazia, por isso quem está a começar deve ter atenção a isto, pesquisem :)

Versão 1.0.1

Download do EXE:http://www.zshare.net/download/5677057136e00263/

Download do Source:http://www.zshare.net/download/5677035310180f0c/

Cumprimentos

Bruno Tiago

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas de quanto em quanto tempo ele muda a imagem????? Vou fazer o download para ver :) Talvez até te de umas ideias :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Engraçado, ia fazer uma aplicação com o mesmo efeito :) parece que vais ter concorrência futuramente :)

No entanto, deixo-te uma sugestão que também pretendo implementar no meu programa: fazer uma aplicação em separado, mais leve em termos de recursos, sem interface gráfica, que leia o mesmo ficheiro de configuração, e tenha a mesma função de trocar o wallpaper. O outro programa ficava, por exemplo, para configurações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gooden: tens 3 hipóteses .... 30 em 30 minutos, 60 em 60 ou de 2 em 2 horas, isto é uma das coisas que quero melhorar futuramente.

softclean: concorrência é sempre bem-vinda :) servirá com certeza para eu aprender mais :) essa ideia que deste pareceu-me engraçada, acho que daqui a um bocadinho vou começar a ver essa hipótese :D

Obrigado pessoal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom projecto, e até é uma boa ideia. :)

Vou fazer o download, para exprimentar...

Se tiver umas ideias, posto aqui! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Algumas ideias:

- Opção para trocar agora (caso o utilizador não goste da actual)

- Não utilizar um ficheiro txt para guardar informação mas sim um xml (até pode ser nos settings)

- Não limitar a 150 imagens (nunca se sabe!)

Além disso, pelo que vi, as imagens podem repertir-se várias vezes ... imagina que tenho azar e recebo várias vezes a mesma :)

Mas boa iniciativa :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E porque não gravar as configurações no Regedit???? se quizesses para todos os users gravavas na local machine. senao no user. :)

Bom outra coisa fixe era poder por o tempo como eu quizer. e depois ter um contador a dizer quanto tempo falta para a proxima img :) :)

Muito facil fazer isto digote ja xD :)

Mas gostei da ideia. Parabens. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E porque não gravar as configurações no Regedit???? se quizesses para todos os users gravavas na local machine. senao no user. :)

O problema de gravar no registry e que ambientes empresariais, normalmente o accesso ao registry, é reservado a administradores :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive fora um dia, chego aqui e já tenho aqui várias ideias, gostei da maior parte delas, amanha já começarei a trabalhar nalgumas delas.

Obrigado pelo apoio pessoal  ;)

A ideia de puder escolher o tempo a nosso gosto, apresentar quanto tempo falta para trocar e guardar em XML passam para o topo da lista de prioridades :D

É assim que se aprende, com desafios  :biggrin:

Mais uma vez obrigado pessoal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Está pronta a versão 1.0.1.

Tem como alterações:

- Possibilidade de seleccionar o tempo de alteração do wallpaper a nosso gosto (em minutos)

- Opção "Alterar Agora" para o caso de não gostarmos do wallpaper actual

- Ao passar o rato em cima do icon no "systray" aparece o tempo restante até à próxima alteração do wallpaper

- O programa estava limitado a 150 imagens, foi aumentado esse limite

Próximas alterações:

- Configurações guardadas em XML

- Não repetir wallpaper

- As vossas sugestões

Download do Source:http://www.zshare.net/download/5677035310180f0c/

Download do EXE:http://www.zshare.net/download/5677057136e00263/

Actualizado o primeiro post, e espero na mesma pelas vossas sugestões e críticas.

Abraço

Bruno Tiago

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema de gravar no registry e que ambientes empresariais, normalmente o acesso ao registry, é reservado a administradores :P

Talvez mas também eu acho que isto não será normalmente usado em computadores empresariais digo eu xD mas também estou a falar e se calhar ainda vou usa lo LOOOOOOOOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

BrunoT, cuidado ao assumir os caminhos que usaste para estar a aplicação. Há um default que é C:\Documents and Settings\Bruno Tiago\Os meus documentos\As minhas imagens

Que como deves imaginar, não existe em todos os sistemas... A primeira coisa, podia ser a caixa vazia, coma  indicação que deve escolher um directório com wallpapers.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim tens razão, na primeira versão tive o cuidado de pôr por defeito "C:\", nesta esqueci-me ....

Peço desde já desculpa e vou ter em atenção a tua sugestão :P

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a conseguir faser o download do source...

Bom trabalho... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho a impressão que te enganaste no link da source  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho a impressão que te enganaste no link da source  :-[

Já está corrigido.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não adicionar uns efeitos d transição, semelhantes ao Windows 7... com um fade!

Melhorava bastante o aspecto da aplicação, dava outro requinte.

Não sei se dá ou não muito trabalho, foi mesmo só uma ideia.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz uma coisa semelhante há uns anos no VB6 chamado WPR (WallPaperRotator)

Eis alguns pontos chave que tinha que vão servir com toda a certeza para mais algumas ideias:

• Sem limite de wallpapers. O user podia escolher clonar o ficheiro ou apenas referenciar. Caso a referencia ficasse inválida, era chamado outro wallpaper. Clonando nunca tinha problemas.
  • Análise de aspecto. Decidia automáticamente se centrava, fazia tile ou esticava consoante as dimensões da imagem e do ecran. Podia opcionalmente ser desligado e forçar sempre um modo.
  • 5 segundos antes da próxima rotação, aparecia uma pequena janela 150x150 ao canto inferior direito a mostrar a próxima rotação, com opção de semear outro wallpaper. O aparecimento da próxima rotação era opcional
  • Existiam períodos de rotação. O user podia configurar, ao segundo, e em determinados intervalos de horas, a rotação. Do género "30 em 30 minutos das 9h às 12h e de 15 em 15 minutos das 12h às 18h". É inútil mas engraçado.

E mais umas tretas. Já dá para umas ideias extra :D

Já tive mais que uma vez para o reescrever no VB.NET e resuscita-lo. Mas assim ainda menos o quero fazer :D

Tás no bom caminho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

BrunoT ainda andas neste projecto?

Senão penso que lhe posso dar uns toques :confused: (agora dei para continuar projectos antigos \m/)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora