• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

the_street_racer

Criar uma liguagem de programação Script interpretada por JAVA

30 mensagens neste tópico

Olá a todos,

estou com um novo projecto, que é para me ajudar a aprender/aprofundar em JAVA. O projecto até esta apresentado aqui no P@P aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=25540

E o que eu queria fazer, era criar uma linguagem script, que depois criava o interpretador em JAVA. Será isso possível? Se for é mais ou menos fácil?

Em minha ideia era criar uma linguagem de programação fácil baseada em BASIC.

Queria as vossas opiniões, sugestões, perguntas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Possível é, facil é que não necessariamente.

Pessoalmente não tenho conhecimentos teóricos (nem praticos na verdade) para criar uma linguagem de programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas criar uma linguagem script, será a maneira mais fácil de se criar uma linguagem escrita em JAVA?

O objectivo é criar uma linguagem muito simples e fácil de usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi a parte onde o Java entra.

Tipo o Virtual Machine do Java é feito em C ou C++. E eu queria criar uma linguagem de programação, em que o java interpretava a linha de código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que queres já existe :) a mais usada é http://groovy.codehaus.org/ depois para quem programa python e ruby tens http://www.jython.org/Project/ , http://jruby.codehaus.org/

Por acaso não conhecia... Só conhecia era o jython. Mas o que eu quero é criar a minha própria linguagem, mas tou a ver que vou tirar muitas ideias do Groovy.