• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

winzard

programa em c#

9 mensagens neste tópico

Boas,

Pessoal tenho que fazer um trabalho de gestão de um clube de video em c# e precisava da vossa ajuda.

Possivelmente ainda ninguem tem nenhum trabalho desse tipo já feito(mas se tiverem é só dizer  :cheesygrin:) não é para copiar mas para ter umas ideias.

Basicamente se alguem tem programas do tipo de gestão ou algo que possa já ajudar a ter umas ideias.

Cumprimentos :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho nada desse género. Mas navega pela internet o que não falta é sw de gestão por aí. Tens muito por onde olhar para obteres ideias...

Se calhar até pesquisar os melhores sw de gestão que existam, muito provavelmente a pagar, mas normalmente nos sites deles devem tar a indicar as principais features aka ideias para o teu trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado, vou seguir essa tua ideia... vamos lá ver o que vai sair daqui...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e já agora vou pedir mais uma ajudinha...  :) surgiu-me uma duvida, eu vou ter que utilizar sql para a base de dados, e a duvida é como devo fazer, como faço para criar e para a chamar para guardar os dados...

desculpem mas preciso de ajuda...  :down:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação à BD depende.

Se apenas for necessário uma base de dados Stand Alone, a minha sugestão é utilizares o Sql Server Compact Edition.

Se a aplicação for distribuída, ou seja, teres várias máquinas a aceder a um servidor sugiro que utilizes o Sql Server.

Ambos são da microsoft, pelo que são muito simples de integrar e utilizar com aplicações desenvolvidas em .Net.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vivas,

se quisseres posso dar-te umas boas ideias... o meu pai teve um video clube a uns anos e foi um dos primeiros video clubes informatizado da area de lisboa.... devo dizer-te que o software que tinhamos era mt bom....

Como dicas para um bom trabalho pensa nos alugueres, multas, e promoções em que podes fazer um set variado de regras do genero

30 alugueres = a 1 aluguer gratis

ou um aluguer gratis para o socio com mais alugueres num mes

etc....

não esquecer tambem de gestão de utilizadores, socios, filmes, distribuidores, etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

mas o que necessito mais é de saber como faço para definir que a o valor escrito na textbox x seja o valor que ira para o campo x da tabela de SQL, e como faço para criar um viewer para simplesmente fazer listagem de dados, mostrar todos os filmes, todos os clientes, essas coisas....

:hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para apresentar os dados poderás utilizar DataGridView. A estes controlos poderás associar DataSources que basicamente irão conter os dados que obterás através de consultas feitas à BD.

Em relação a inserir dados na BD é algo muito simples. Dependendo do tipo de BD que utilizares poderá haver uns pequenos pormenores que diferem.

Aqui segue um exemplo de como fazer um INSERT usando como BD o Sql Server Compact Edition

public bool inserirQualquerCoisa(string nome, int valor)
        {
            SqlCeConnection conn = null;
            try 
            {
                conn = new SqlCeConnection(connectionString) //cria nova ligação à bd
                conn.Open(); //abre a ligação à bd
                SqlCeCommand cmd = new SqlCeCommand("INSERT INTO t_qualquerCoisa(nome,valor) VALUES(@nome,@valor)", conn); //cria a query

//define valor dos parâmetros
                cmd.Parameters.AddWithValue("@nome", nome);
                cmd.Parameters.AddWithValue("@valor", valor);

cmd.ExecuteNonQuery(); //executa a query
                return true;

}
            catch (Exception ex) 
            {
                Console.WriteLine(ex.Message);
                return false;
            }
            finally 
            {
                //boa prática de programação, fechar sempre a ligação à BD
                if (conn.State == System.Data.ConnectionState.Open)
                    conn.Close();
            }
        }

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas... por acaso ninguem tem um programa qualquer que tenha ligação a bd que possa dar para poder estudar melhor??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora