• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Ando à procura de um software de fórum... preciso de dicas

15 mensagens neste tópico

Quero criar e maner um fórum daqui a uns tempos e estou naquela fase de escolher o software usado.

O Fluxbb 1.3 seria a minha escolha, só que aquele pessoal passou-se da cabeça e decidiu mudar de estratégia, pelo que não vai haver 1.3 final, e pelo andar da carruagem duvido muito que o projecto sobreviva.

O SMF tambem está fora de questão, sem ofensa para o pessoal que o escreve, a qualidade é um pouco baixa demais.

E estes são os únicos dois dos quais conheço o código fonte.

Estou à procura de um que tenha um sistema de plugins robusto e cross-version.

Ter o HTML 100% (ou o mais perto disso possível) em templates tambem é um requisito.

Código fonte limpo e extensível é outro must.

Para alem disso não tenho grandes requerimentos, mensagens privadas é fixe mas isso quase todos têm pelo que não deve ser um problema. Subfóruns e polls não preciso, apesar de hoje em dia quase todos terem.

O que eu valorizo é mesmo uma coisa que seja facil de integrar com outras tecnologias e de extender com funcionalidades minhas sem ter que mudar o código fonte à mão.

O vanila por exemplo, em termos de implementação é precisamente tudo aquilo que procuro, já estive a olhar para a forma como aquilo está implementado e gostei muito. Só que tambem quero um pouco mais de features que o vanilla não traz.

Já tenho um em mente mas ainda não esmifrei o código daquilo, dêm aí sugestões, se conhecerem algum que seja bom para os meus requisitos.

Ah... software livre claro, ou pelo menos gratuito para uso sens fins lucrativos,a inda que prefira que seja FOSS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal... não digam apenas nomes. Se puderem falem um pouco sobre o que gostam, ou não gostam, nesse software.

O unclassified newsboard já conheço mas não estou muito inclinado para aí. Tem features ground-breaking mas por outro lado ainda não vi nenhum fórum com um look diferente, tambem tem muito por onde desenvolver em termos de documentação, e outros aspectos.

Quanto a escrever um tambem está fora de questão. Não vou eu sozinho investir horas a fio a implementar uma coisa que tem centenas de implementações por aí, algumas delas bem desenvolvidas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não percebo porque não gostas do SMF. Agora vai ter uma nova theme e tudo. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não percebo porque não gostas do SMF. Agora vai ter uma nova theme e tudo. :P

O código do SMF diga-se de passagem não vale nada, o sistema de plugins não presta e o sistema de templates não é muito melhor.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As opiniões são, os factos não. E os factos, é que o código do SMF é muito mau. Só não vê isso quem é iniciante na programação ou mau programador. Desculpem lá... Não estou a gabar-me de nada nem com manias, é mesmo assim. Eu não sou excelente programador, longe disso, mas sei avaliar as coisas, e o código do SMF, dá-me vómitos.

Quanto a recomendar software, bem, suponho que queiras algo open-source ou que seja grátis, nesse campo não posso ajudar, os únicos que conheço que sejam minimamente bons, já foram falados. Pessoalmente, se fosse para um grátis e já pensei várias vezes nisso para colocar um no meu site quando renovar o mesmo, escolhia o phpBB. A versão 3 parece muito boa e bem feita, se tens os problemas da versão 2, não sei. Se puderes ir para software pago, IPB, mas isto é só a minha opinião.

E eu sei que não queres só nomes, mas não posso dar mais que isso ao seguinte:

- Plugin para o WordPress (já vi comunidades grandes a usarem-no como base para o seu fórum)

- Vanilla (http://getvanilla.com/)

Este Vanilla tem um conceito diferente, talvez te interesse, dá uma olhada pelo menos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu referi o vanilla no meu post de abertura. Agora há tempos aceitei um pequeno trabalho de modificação no vanilla, e fiquei bastante impressionado com a forma como aquilo está escrito. Bem escrito e bem documentado. Não tem nada a ver com o software de fóruns que aí andava há uns 4 anos atrás e que ainda é uma realidade nalguns casos (SMF, phpbb2, etc.).

Só que o vanilla está muito despido de features, se fosse tipo para o site de uma pequena banda, ou para os fóruns de discussão de uma loja, ou qq coisa assim, até era uma opção que considerava. Mas para a finalidade que quero (um fórum de média dimensão, um pouco como o p@p mas mais pequeno) o vanilla não serve.

A título de curiosidade, um pouco na mesma onda que o vanilla, há o bbpress dos mesmos autores que o wordpress.

Em relação ao phpbb3, em termos de funcionalidade, pelo que tenho visto por aí (à parte do painel de admin claro está) tem o que preciso, assim como muitos outros têm. De resto não sei. Se o sistema de templates é flexível, se tem suporte para plugins sem alterar o core, se é de facil manutenção e actualização.

Estou a inclinar-me fortemente para o mybb. Parece-me muito bom, o sistem ade plugins daquilo parece-me ter o que quero, mas tenho que o estudar melhor para ver as suas limitações. Mas queria ouvir mais testemunhos e opiniões.

Tipo... não faço ideia se o phpbb3 é melhor ou pior ou como funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sorry, não reparei que tenhas mencionado o Vanilla no post inicial...

Não te sei ajudar mais então, não tenho experiência com aquilo que pedes opiniões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que se passou com o FluxBB?

Decidiram que afinal de contas não vão fazer um release de uma versão 1.3 estável. Em vez disso vão avançar com uma versão 1.4 mais baseada no 1.2 e no futuro com a versão 2.0.

Quanto à 1.4 não estou interessado, não percebo qual é a ideia deles de estarem agarrados ao passado. A versão 2.0 duvido muito que sequer comece a ser desenvolvida, o pessoal fartou-se de esperar e já arranjou alternativas (como eu estou a fazer agora por exemplo). A comunidade está a morrer, duvido que o projecto sobreviva, o que é pena porque até eram gajos porreiros e iam no bom caminho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também ando à procura de um sw de fórum, mas com algumas nuances em relação a um fórum normal.

Escolhi o Drupal com o módulo de fórum, que vem de raiz, e um módulo que estende o módulo de fórum padrão.

Mas atenção que no meu caso não procuro esclusivamente um sw de fórum, mas algo que também suporte um fórum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também ando à procura de um sw de fórum, mas com algumas nuances em relação a um fórum normal.

Escolhi o Drupal com o módulo de fórum, que vem de raiz, e um módulo que estende o módulo de fórum padrão.

Mas atenção que no meu caso não procuro esclusivamente um sw de fórum, mas algo que também suporte um fórum.

Lembro-me de há uns anos usar PHP-Fusion para isso.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora