• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jpaulino

Criação de Artigos - Dificuldades

29 mensagens neste tópico

Estive a criar o meu primeiro artigo na wiki e as coisas correram um pouco mal.

1º O Geshi que é usado não dá para ser alterado o syntax highlight ? Como fiz para o fórum.

2º Acho que o tamanho das fontes é muito grande ... não dá para mudar ?

3º Como é um artigo do meu blog, quis no fim colocar a referência, mas não consigo colocar um nome sugestivo.

4º Criei o artigo mas o nome não é nada agradável (o que aparece na arvore). Dá para modificar ?

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:datagridviewcomboboxcolumn_editavel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Provavelmente dará para alterar o geshi da mesma forma, a questão do tamanho das fonts não percebi, aqui estão em tamanho "normal".

Embora se compreenda a colocação de refer|ências, devem evitar-se autores dos tópicos colocados na wiki, quanto ao nome, pode mudar-se para algo mais sugestivo, o que aparece na árvore é porque não tens nenhum título na página. Formata melhor o texto e coloca secções de forma a ser criado um TOC automático e, se colocares uma secçção no início usando o tamanho header1, esse título será o título do artigo usado no menu. A secção pode estar vazia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, o Geshi depois o fnds vê isso (se der).

Quanto ao tamanho da fonte é diferente do Geshi para a do resto do documento. Os snippets ficam muito grandes ... mas o anolsi já deu uma ajuda :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já que estou com a mão na massa ...

Não é possível separar a árvore de artigos em dois grupos ? Por exemplo o primeiro grupo ser apenas sobre artigos e o segundo de diversos (tipo revista, desafios, wikiit, etc)

Acho que ficava melhor organizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que conheço do tema em uso, não, nem sei se a wiki que usamos suporta esse tipo de funcionalidade. Foi escolhida por outras funcionalidades, com as ACLs, mas essas questões não foram valorizadas. Não sei se existe outro tema que permita uma organização melhor/mais fácil, mas creio que o actual não permite isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que conheço do tema em uso, não, nem sei se a wiki que usamos suporta esse tipo de funcionalidade. Foi escolhida por outras funcionalidades, com as ACLs, mas essas questões não foram valorizadas. Não sei se existe outro tema que permita uma organização melhor/mais fácil, mas creio que o actual não permite isso.

Ok, pensei que dava para criar dois grupos e depois era só dar um espaço ... não há problema :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não conheço o suficiente do tema para saber como fazer isso, mas pelo pouco que vi, o menu baseia-se no nome das páginas e não tem mais organização.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É possível usar um tema que permite mostrar mais do que uma página ao mesmo tempo.

Por exemplo... do lado esquerdo, podemos colocar uma página que podemos editar normalmente e esta pode la ficar a fazer de menu.

Isto é feito ao nível do tema, mas não sei como fazer isso.

Por mim era gajo par arriscar isso. O índice de lado até é pratico mas coloca tudo com a mesma relevância.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o Arctic, podes adicionar vários menus do lado, criar alguns que só são vistos por certos utilizadores e outros que só são vistos por certos grupos de utilizadores.

Por exemplo, eu uso-o no meu portefólio e até tenho um menu que se chama notícias. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por mim era gajo par arriscar isso. O índice de lado até é pratico mas coloca tudo com a mesma relevância.

Podia-se testar e conseguir agrupar melhor as coisas. Acho que melhorava ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a criar o meu primeiro artigo na wiki e as coisas correram um pouco mal.

1º O Geshi que é usado não dá para ser alterado o syntax highlight ? Como fiz para o fórum.

2º Acho que o tamanho das fontes é muito grande ... não dá para mudar ?

3º Como é um artigo do meu blog, quis no fim colocar a referência, mas não consigo colocar um nome sugestivo.

4º Criei o artigo mas o nome não é nada agradável (o que aparece na arvore). Dá para modificar ?

http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:datagridviewcomboboxcolumn_editavel

1 - feito, vê se está bom agora.

2 - Só alterando o tema, mas o tamanho parece-me bom.

3 - Acho que como puz está bom.

4 - Isso é o nome que dás ao primeiro cabeçalho, logo no inicio do artigo.

Uma das soluções que propuz para esse problema do menu era colocar tudo o que não era linguagem num namespace, tipo:

Extra wiki:

- revista_programar_arquivo

- playground

- wikiit

- ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1 - feito, vê se está bom agora.

2 - Só alterando o tema, mas o tamanho parece-me bom.

3 - Acho que como puz está bom.

4 - Isso é o nome que dás ao primeiro cabeçalho, logo no inicio do artigo.

O Geshi está na mesma ... o syntax highlight  não mudou.

Quando me referi ao tamanho era só para o Geshi, não para o resto. sorry, não me expliquei bem.

Não é possível separar a árvore de artigos em dois grupos ? Por exemplo o primeiro grupo ser apenas sobre artigos e o segundo de diversos (tipo revista, desafios, wikiit, etc)

Acho que ficava melhor organizado.

E isto, é possível ? Ficava melhor e vê nos artigos que têm um nome grande ... fica em diversas linhas e não fica fácil de ler. Talvez reduzir o indent se possível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Geshi está na mesma ... o syntax highlight  não mudou.

Eu já alterei os ficheiros :S

Quando me referi ao tamanho era só para o Geshi, não para o resto. sorry, não me expliquei bem.

Eu gosto como está, é recolher mais opiniões.

E isto, é possível ? Ficava melhor e vê nos artigos que têm um nome grande ... fica em diversas linhas e não fica fácil de ler. Talvez reduzir o indent se possível.

Não tenho conhecimentos de como fazer, possivelmente só alterando a wiki...

O menu é feito consoante a estrutura de pastas/ficheiros...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já alterei os ficheiros :S

Coloca o de vb.net ... foi o que alterei e é o que está melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto como está, é recolher mais opiniões.

Só por dizer que a fonte é diferente e acho que não fica muito bem (e fica um pouco maior).

Acho que é Courier New (Geshi) e Arial (Wiki)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coloca o de vb.net ... foi o que alterei e é o que está melhor.

Foi o que eu puz.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi o que eu puz.

Então não entendo! Não está como no fórum

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então não entendo! Não está como no fórum

Conseguiste ver o que se passava ? Não será diferente ?

É pena  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não percebi o que se passaou :/, o software da wiki vai será ctualizado, depois disso vejo melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por mim prefiro tahoma para tudo o que é página web. Acho que é mais legível, até já ouvi dizer que foi um tipo de letra desenhado para ser lido em ecrãs preferencialmente, ao contrario da maior parte dos outros que foram feitos para a imprensa.

No beu browser o wiki aparece com tahoma porque eu defini o meu firefox para fazer override de outros tipos de letra. Os título aqui aparecem-me bem, o explorer se bem me lembro de quando usava o 6 era cada cabeçalhozão a ocupar meio monitor.

De qualquer das formas acho que isto deve ser abordado da seguinte forma: se num browser que é usado por muita gente como é o caso do explorer, os títulos aparecem grandes demais, então devemos tentar arranjar uma solução.

Em relação ao geshi, é mesmo para ser um tipo de letra diferente. Tem que ser um tipo de letra monobloco, fontes que não sejam monobloco não permitem ver determinados detalhes do código como por exemplo indentação. Por outro lado, fontes monobloco não aproveitam o espaço tão bem como outras no que toca texto tem geral.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a passar alguns artigos do meu blog para a wiki e quando os titulos são um pouco grandes fica um pouco feio. :P

Já se testou o software novo ? E a possibilidade de separar os menus (extra wiki e wiki) e/ou de tentar melhorar estes menus é possível ?

Não sei se mexer na font pode ajudar ou não, mas só tentando.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde fica mal? No menu do lado esquerdo? Se assim for, não vale a pena fazer nada por agora, porque assim que começar a ser adaptado o novo tema isso será alterado (acho que já todos chegamos à conclusão que tem que ser).

O software novo? Queres dizer a nova versão?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde fica mal? No menu do lado esquerdo? Se assim for, não vale a pena fazer nada por agora, porque assim que começar a ser adaptado o novo tema isso será alterado (acho que já todos chegamos à conclusão que tem que ser).

O software novo? Queres dizer a nova versão?

É quase a mesma coisa :P Sim a nova versão.

Acho que ver um titulo assim não é agradável:

Manter posição da

DataGridView após

ordenação

O tema novo do fórum queres dizer do fórum ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que era o da Wiki. Mas o da Wiki devia condizer com o do Fórum. O tema da wiki actual é a imitar a MediaWiki. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora