• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Pessanha24

Software de "Simulação de redes"

13 mensagens neste tópico

Gostaria de saber qual o software de simulação de redes que usam e que me aconselham com vista a tentar prever o funcionamento da rede na realidade através da respectiva simulação.

É claro que pesquisando vou encontrar dezenas, mas se já tiverem usado algum que possam aconselhar agradecia.

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Referes-te a programas para criar Redes Virtuais ? É isso ?

Não percebi bem o género de programas que procuras, mas se for o que disse,

tens o Hamachi, eu uso-o e é sempre a andar!

Então para criar uma R.Virtual e jogar CS com o pessoal é do melhor! :)

Hamachi Download

É Free! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é grátis mas podes tentar usar o packet tracer. Se estiveres numa faculdade é provável que já tenhas acesso ao mesmo.

Não lhe dei um uso muito extenso (não precisei) mas pareceu-me muito bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Já usei o GNS3, numa disciplina chamada Laboratório Avançado de Redes. O GNS3 carrega o IOS dos routers, e tal como o meu professor disse, "com esse programa, apenas não ligam os cabos, de resto podem fazer tudo". O grande problema do programa, é a quantidade de memória que consome. Isto pode variar com o IOS mas se quiseres ter acesso aos mais recentes protocolos da "geração IPv6", vai consumir muitos recursos, com certeza. Só para te dar um exemplo, 4 routers consumiam 1 GB de RAM. Para além disso, podes complementar com o VPCS, que é uma aplicação que te permite criar pc's virtuais (útil para a execução de ping, DHCP, entre outros) e podes também ter acesso a interfaces virtuais do teu adaptador de rede, caso cries alguma.

Quanto à tua pergunta, os IOS de distintos routers foram disponibilizados no elearning pelos professores da disciplina.

Cumps!

:confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Esqueci-me de dizer uma coisa muito importante: nas ligações que crias entre os equipamentos, podes executar um sniffer para capturar os pacotes que estão a ser trocados. No meu caso, usava o WireShark.

Cumps!

:confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aconcelho-te vivamente o packet tracer 5.0 , é mais vocacionado para equipamentos cisco, sendo um software proprietário da mesma, no entanto permite fazeres  tudo e mais alguma coisa no que toca a redes..desde a configuração de um simples terminal, a um router complexo da cisco com protocolos vlans etc etc...

Penso que só quem está inscrito no Networking Cisco Academy pode efectuar Download, como é o meu caso, no entanto podes sempre tentar sacar em:

http://www.cisco.com/web/learning/netacad/index.html

Está aí nos featured Contents...não sei é se necessitas login ou não..

Cumpts

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

O Packet Tracer não cheguei a experimentar porque não permite a captura de pacotes, ao contrário do GNS3.

Cumps!

:cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

O Packet Tracer não cheguei a experimentar porque não permite a captura de pacotes, ao contrário do GNS3.

Cumps!

:D

A captura de pacotes propriamente dita não faz, mas para tal usa-se um sniffer, no entanto simula o envio de pacotes do tipo que escolheres, e mostra o seu modo de propagação na rede etc etc...apenas penso que não consegues é abrir para ver o conteudo, mas como disse para isso usas uma ferramenta especifica como por exemplo o wireshark e está resolvido.:cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu uso o Packet tracer 5.1 e até agora excelente... mas tem um "grave" problema apenas podes utilizar equipamentos CISCO/LINKSYS... anyway para o que queres deve ser optimo deves conseguir arranjar nos meios de distribuição mas usados... mula e torresmos:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu uso o Packet tracer 5.1 e até agora excelente... mas tem um "grave" problema apenas podes utilizar equipamentos CISCO/LINKSYS... anyway para o que queres deve ser optimo deves conseguir arranjar nos meios de distribuição mas usados... mula e torresmos:P

Têm lógica e está certo que assim seja, pois é um simulador desenvolvido pela cisco para os estudantes das suas academias... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora