• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Preciso de opiniões sobre livros de programação em geral.

6 mensagens neste tópico

Para quem precisa de aprender muitas coisas em tempo útil, isto pode ser uma autentica dor de cabeça e na maior parte dos casos, optar por um livro acaba por dar um sentimento de jogar na lotaria, quando na verdade devia ser mais como fazer um investimento cujo retorno é seguro.

Algumas das tecnologias/linguagens que uso (PHP, perl, java, codeigniter, postgresql etc.) têm a sua documentação oficial que basicamente é _o_ local para esclarecer toda e qualquer dúvida. Se existe está lá documentado, se não está lá documentado, não estará propriamente em mais lado nenhum.

Este tipo de documentação é por norma extremamente tecnico e objectivo, que é tudo o que um engeheiro (engenhocas) pode desejar.

As frustrações começam quando se precisa de aprender uma coisa que não está objectivamente documentada.

Por exemplo, neste momento tenho coisas para fazer em rails, mas não só nunca usei o rails, como nunca tinha escrito uma linha de ruby. Ao visitar os sites do ruby ou do rails, deparei-me com uma carrada de links para documentação em quantidade de facto, e provavelmente em qualidade, mas manifestamente muito dispersa.

Nestes casos, um livro pode ser a solução para quem procura um referencia compreensiva mas rápida e completa. Alguns livros têm essas características, outros são incopletos, outros dispersam-se em demasiados temas, outros têm texto a mais, outros são mais livros de opinião do que de referencia.

Em aprticular, livros de autores americanos frequentemente têm 'palha' a mais devido ao método de pagamento ao autor que recebe por página.

Estas são algumas as editoras maiores e mais conhecidas e as suas respectivas colecções:

* wiley (wrox, for dummies, bibles, ... )

* OReilly(head first, cookbooks, pocket references, in a nutshell, etc)

* Apress ("beginning with XPTO", "advanced XPTO", "Pro XPTO" )

* pragmatic programmers bookshelf

* packt

* hanning

Em portugal há tambem os livros da FCA que não quero desvalorizar, mas, modéstia à parte, não são para o meu nível, são básicos demais.

Eu já li livros destas editoras quase todas, mas não tenho grande opinião sobre quais gosto mais porque não ainda li poucos. Os da O'reilley são talvez aqueles em que confio mais.

Quais são aqueles que vocês gostam mais? Porquê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho aqui "livros" para ler de várias editoras há já mais de um ano e ainda não tive tempo, mas os que li da O'Reilly são MUITO bons pelo conteúdo em si.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por experiência própria, se escolheres livros da O'Reilly, Apres, Springer, Addison Wesley, MS Press e Wiley não vais mal servido.

Se bem que a Addison Wesley e a MS Press acho que já foram um pouco melhores e a Wiley nem sempre consegue qualidade de topo, mas pode ser mania minha quanto a estas editoras...

PS: quando à FCA e afins (anda por ai uma editora brasileira com a mesma - baixa - qualidade), digamos que acho que foste bastante simpático, mas eu partilho da mesma opinião: são livros que são apenas indicados para curiosos... Um profissional, ou amador "sério", tem de optar sempre pelo melhor que tem ao seu alcance, caso contrário será sempre um "profissional de segunda"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... dado que já nos últimos dias já li mais 3 livros e uns quantos capítulos de outros tantos. Aqui vai a minha opinião sobre o pouco que conheço:

Em geral os livros vêm cheios de paleio e exemplos excessivos numa atitude de encher chouriços para engordar o livro.

Os livros da O'reilly parecem-me cada vez mais uma classe à parte. Estou a falar daqueles livros que têm uma imagem de um bicho na capa. O rácio conteudo/extensão é muito mais alto e até agora nunca me desiludiram no nível de profundidade com que abordam os temas. Que me lembre já li uns 6 ou 7 e gostei, alguns até me surpreenderam pela positiva mesmo quanto tinha expectativas elevadas.

Em prticular as Pocket reference são o tipo de referencia que eu gosto.

Outras colecções das quais já li livros na integra ou parcialmente e as minhas opiniões:

wrox, appress - Padecem um pouco do 'encher chouriços', nada de especial para um produto pelo qual se está a pagar, acho que são aquilo a que podemos chamar livros normais dada a actual oferta de livros de programação.

for dummies - Apesar de não parecer são mais ou menos como as duas colecções anteriores, um pouco mais curtos talvez, mas com o mesmo rácio conteudo/extensão.

pragmatic programmer - Fugir disto a sete pés, quanto a mim é uma autentica perda de tempo. A melhor descrição que consigo encontrar para estes livros é: livros a armar aos cágados. São uma seca.

Ainda há outras series que me despertam alguma curiosidade mas das quais ainda não li nenhum livro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Engraçado dizeres isso em relação ao pragmatic programmer. Nunca li nenhum, mas o 1º da série é considerado um dos melhores livros de todos os tempos. Daqueles que está na categoria de must read.

Os livros da O'reilly parecem-me cada vez mais uma classe à parte. Estou a falar daqueles livros que têm uma imagem de um bicho na capa.

São os Animals books, apesar que agora existem +- 2 versões. Há também os Cookbooks que também levam um animal na capa (aproveitar a fama dos Animals Books??)

Os Pocket reference não curto. Eu quando leio um livro é para aprender a programar com uma dada ferramenta ou numa dada área. Gosto que esteja bem explicito com os ganhos e perdas de usar algo ou fazer de uma determinada maneira. Não quero saber de referências rápidas para isso prefiro a net. Só apenas uma opinião pessoal  :ipool:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora