• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

thinkbrunus

Desenvolver portal

7 mensagens neste tópico

Olá a todos!

Foi-me atribuída nova tarefa no meu trabalho, consiste em desenvolver funcionalidade num portal com vista à optimização de processos, ou seja, acabar com o papel!

Estava a trabalhar num CMS, o memht mas surgiram algumas incompatibilidades que me dificultaram a vida. Estive a testar alternativas CMS (Joomla, modx e  Jaws), mas não está a ser fácil tomar uma decisão...também coloquei como hipótese desenvolver uma aplicação de raiz.

Na verdade estou mais inclinado para desenvolver uma aplicação de raiz, tornando este num portal funcional, intuitivo de fácil interacção com o utilizador, e as minhas dúvidas são:

- quais as hipóteses de criar sistema de autenticação englobando permissões a determinadas àreas do portal, ou seja, criação de determindadas secções onde determinado utilizador terá permissões de acesso e administração.

- nestas secções, armazenar informação em suporte digital, em maioria ficheiros pdf.

Talvez o aspecto negativo de criar um portal de raiz é que só quem tenha algum conhecimento de programação é que possa desenvolver ou modificar alguma coisa, enquanto com CMS é mais simples...acho eu! (posso estar enganado)

Desde já agradeço as vossas opiniões!

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- quais as hipóteses de criar sistema de autenticação englobando permissões a determinadas àreas do portal, ou seja, criação de determindadas secções onde determinado utilizador terá permissões de acesso e administração.

Podes trabalhar com PHP, utilizando $_SESSION e uma Base de Dados MySql.

- nestas secções, armazenar informação em suporte digital, em maioria ficheiros pdf.

Podes sempre usar uma framework que crie pdfs. Não podes alterá-los, portanto terás, sempre que alterares o conteúdo da Base de Dados, gerar um novo. Podes utilizar frameworks como dompdf.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O uso de um CMS é capaz de ser uma boa opção, evita estares a desenvolver muito coisa e podes concentrar-te apenas no que interessa à tua aplicação. Dado os requisitos terás sempre de programar alguma coisa, e logo, se for necessário alterar algo só alguém com conhecimentos de programação é que puderá fazê-lo.

Actualmente estou a desenvolver uma aplicação no CMS Joomla!, e estou a desenvolver sistemas mais simples usando CMS Made Simple, a minha escolha vai para este último. Certamente existirá quem goste mais de Joomla! mas pessoalmente acho muito complexo para o que faz, para algumas coisas tão simples complica demasiado. Mas lá está, é apenas a opinião do que usei.

Fazer de raiz implica teres de te preocupar com gestão de utilizadores, contolo de acessos, sistemas de caching, etc, coisas que podia ignorar usando um CMS, quase todos fazem isto por ti. Por outro lado, ao controlares tudo, tens a possibilidade de fazeres a aplicação como bem entenderes, sem ficares preso a decisões externas ao teu projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

thinkbrunus, Se quiseres um CMS simples, podes usar o CMS Made Simple, como disse o Knitter, ou podes usar o Lanius CMS, também é simples. :D

O único senão do Lanius CMS é ainda não ter uma tradução em português, por isso podes usar o CMS Made Simple.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas opiniões!

Já estou a instalar o CMS Made Simple para ver se me adapto, mas começou mal, dá-me um erro que não estou a ver o que seja...de qualquer forma já coloquei um post no forum CMS Made Simple.

Mais uma vez obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coloca por aqui que pode ser que te ajudem também.

Realmente a instalação do CMS Made Simple exige alguns requisitos, pelo menos diferentes do que estava habituado, e ainda não percebi bem a parte de módulos por XML :D, mas fazer um módulo para alterar qualquer coisa é bastante simples, num instante criei um módulo para apresentar contactos numa página.

Como qualquer CMS vais ter de aprender algumas coisas, mas, pessoalmente, comparando com o Joomla!, achei bem mais fácil este.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá!

Já instalei o CMS Made Simple, e parece-me simples como dizem.

O meu problema é que tenho de apresentar um trabalho o quanto antes, e estou a ver que se for andar a estudar como se fazem os módulos e adapta-los ao que quero talvez exceda o tempo que tenho...talvez para já a melhor opção seja começar algo de raiz.

Partilho a tua opinião Knitter, sobre este CMS!

Obrigado pela opinião, abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora