• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fnds

[Votação - Concurso de Projectos de Programação P@P] 1ª Edição - Software Livre

Vota nos teus projectos preferidos!   48 membros votaram

1. 1. Vota nos teus projectos preferidos!

• Cifra/Decifra
      0
    • Easy settings v1.1
      0
    • JavaSee
      0
    • Músicas da RFM
      0
    • Registar v1.25
      0

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

25 mensagens neste tópico

Concurso de Projectos de Programação P@P

1ª Edição - Software Livre

Boas!

Tenho o prazer de apresentar os 5 finalistas desta 1ª edição do nosso concurso de projectos de programação.

Cifra/Decifra

Nome do responsável: António Silva (anolsi)

Descrição: Este projecto tem um âmbito de mostrar a utilização de algumas cifras utilizadas ao longo do tempo, e estudadas pelo autor do projecto na disciplina de AISE.

Linguagem utilizada: VB.net 2008

Sistema Operativo Alvo: Microsoft Windows

Dependências e/ou instruções adicionais: Para executar o programa deve ter instalado o Microsoft .Net Framework 3.5, disponível para download gratuito no site da Microsoft. O executável encontra-se na pasta "Cifras\Cifras\bin\Release\".

Para ver o código é necessário que tenha instalado o VB.net 2008 (versão express ou superior).

Licença: LGPL 2.1

Download: Código fonte e binário

Easy settings v1.1

Nome do responsável: Ricardo Amaral (Nazgulled)

Descrição: Easy Settings é a biblioteca .NET mais fácil e simples de usar que irá encontrar para gerir as definições da sua aplicação criada em VB.NET, C# e possivelmente qualquer outra linguagem .NET da qual eu não tenho conhecimento. Esta biblioteca é tão fácil e directa de usar como apenas colocar todas as definições como propriedades numa única classe. Os seus valores irão ser guardados num ficheiro XML para que sejam facilmente lidos e modificados manualmente.

Linguagem utilizada: C#

Sistemas operativos alvo: Todos suportados pela plataforma .NET

Dependências e/ou instruções adicionais: http://wiki.nazgulled.net/pt/easy-settings/help

Licença: LGPL 3.0

Download: Código fonte

JavaSee

Nome do responsável: Bruno Tavares (UnusMundus)

Descrição: Applet criada em java, com o objectivo de ser usada para mostrar imagens em web pages. Permite mover a imagem se não caber no "display" (scroll), efectuar zoom, slide show e "fit to screen". A grande vantagem é ter um "look ahead" que torna o carregamento das imagens muito rápido, outra vantagem é o facto de mostrar as imagens no tamanho real e poder fazer scroll pela imagem de um modo simples.

Linguagem utilizada: Java

Sistemas operativos alvo: Todos os que suportem JRE 1.4 ou superior.

Dependências e/ou instruções adicionais: Pode-se correr a applet no proprio PC, abrindo apenas o index.html, que a applet está preparada para correr as imagens da pasta ./images, bastando copiar para esta pasta as imagens que queremos ver. Para o caso de se querer correr através da web e o servidor onde está alojada não permita listar o conteúdo de uma directoria, deverá ser descomentado o tag PARAM NAME='imagefiles' onde o VALUE é uma lista com as imagens a mostrar.

Músicas da RFM

Nome do responsável: André Silva (softclean)

Descrição: Saiba qual a música que está a tocar actualmente na RFM! Trata-se de um pequeno ícone que, ao ser clicado, mostra rapidamente o nome do artista e a música que está a tocar. Conta ainda com a opção de pesquisar as letras dessa música, ao clicar no balão informativo.

Linguagem utilizada: VB.net 2008

Sistemas operativos alvo: Windows 2000 ou superior

Dependências e/ou instruções adicionais: Necessita da .NET Framework 2 ou superior; o executável encontra-se compilado em "MusicasDaRFM/bin/Release" com a versão mais actual.

Registar v1.25

Nome do responsável: Seabra (bsntuga)

Descrição: Este programa, foi criado com o feito de armezenar enumeros dados, e aceder a eles rapidamente.

Linguagem utilizada: Delphi 7

Sistemas operativos alvo: Windows

Votem nos vossos preferidos!

Cumprimentos,

Staff do P@P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, antes de mais foi um orgulho que o Músicas da RFM tenha chegado aqui até aos primeiros 5  :cheesygrin:

Agora quanto à votação, descarreguei os outros 4 projectos. De todos, os meus votos vão para:

• JavaSee, é o único projecto que, de forma "natural", corre em qualquer sistema operativo actual, apenas necessitando da JavaVM (vá, falem lá do Mono... :)). Para além disso, é interessante o conceito de coisas que normalmente estamos acostumados a ver em Flash, ver agora em Java. UnusMundus, no entanto, ao adicionar algumas imagens deu erro de "Loading..." sem fim, e "Image Error."
  • Cifra/Decifra, pelo trabalho e pesquisa que deve ter dado, e pela característica modular da aplicação: pelo que percebi, cada cifra é uma classe distinta, logo adicionar um novo método de encriptação é bastante fácil a meu ver. A interface é que podia ter melhoramentos quando maximizada, e a ligação para a janela de créditos podia estar mais visível

Quanto ao EasySettings, também tem um conceito diferente, por ser uma biblioteca, que facilmente ficaria integrada em qualquer programa .net, que gostei, e o Registar, mostrou-me que afinal o Delphi tem algumas potencialidades que não conhecia (pensava que era só linha de comandos!) :P

Uma nota para o meu Músicas da RFM: a versão do concurso foi alterada a nível de código, com tudo mais arranjado e perceptível que a versão disponível no tópico original, no entanto são equivalentes a nível de funcionalidades. A versão do tópico irá ser actualizada com as alterações a nível de código, e mais uma menção de participação no concurso do P@P (só estava à espera para ver se conseguia entrar na final ou não :) )

Cumps e boa sorte a todos (e a mim :cheesygrin::P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora cá venho eu fazer propaganda politica :P (Se alguém do staff achar propaganda a mais que apague)

Cifra/Decifra, pelo trabalho e pesquisa que deve ter dado, e pela característica modular da aplicação: pelo que percebi, cada cifra é uma classe distinta, logo adicionar um novo método de encriptação é bastante fácil a meu ver. A interface é que podia ter melhoramentos quando maximizada, e a ligação para a janela de créditos podia estar mais visível

Essa será uma das grandes vantagens de utilizar o POO e os conceitos a si associados como a herança e outros, mas também o é no design do programa. Não percebeste? Eu explico. Como o programa está separado por camadas, permite, que qualquer outro mais capacitado na área do design (aí, sinceramente não sou eu) pode sem precisar de perceber a fundo a lógica da programação de cada uma das cifras, pode recriar facilmente outro design para a aplicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha opinião é que os diferentes projectos estão em níveis muito diferentes.

Mas os meus sinceros parabéns a todos eles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho o  muito interessante de modo a dinamizar a maneira de como vemos as imagens em Web Pages.

Acho também o Cifra/Decifra muito interessante, podia era ter a possibilidade de ser integrada noutros programas para cifrar, se for um programa de chat, de cifrar e decifrar as mensagens. E concordo com o softclean, é que nem descobri como ver a janela de créditos. :-[

Parabéns a todos. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já descobri :)

É clicar com o botão direito do mouse e depois em Sobre.

A imagem fica um pouco desfocada, não? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora cá venho eu fazer propaganda politica :P (Se alguém do staff achar propaganda a mais que apague)

Este tópico é mesmo para isso, discutir as propostas e votar nas que acharem, melhor :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não tenho nada a dizer sobre nenhum dos projectos, nem do meu próprio... E vou abster-me de votar porque, primeiro, não vou votar no meu e, segundo, ando com muito pouco tempo e neste momento não tenho tempo para sacar todos os programas e "avalia-los" para que possa fazer um voto formulado. E acho que seria injusto votar naquele que possivelmente acho que tenha "mais piada" ou que fosse mais útil a mim, acho que não é por ai que se deveria votar (mas isto é só o que eu acho) e como tal, prefiro não votar em nenhum. Por um lado, até acho que o pessoal que tem projectos a votação não deveria votar, mas isto não é discussão para este tópico e nem sei se o SMF permite bloquear certos membros a determinadas votações.

Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser saber alguma coisa adicional sobre a minha biblioteca, que pergunte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Delphi Rocks, mas n sei como o meu programa chegou a final, ta feio  :D

Para o proximo eu ganho LOL

Ps. O que gostei mais foi do softclean, ta giro, se fosse a ti falava com a RFM, e fazia negocio com eles, podias receber algum =D

eheh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Delphi Rocks, mas n sei como o meu programa chegou a final, ta feio  :D

Por acaso uma coisa que notei no teu programa foi a falta de cuidado que tiveste a fazer a interface (experimenta usar o tab para mudar de campo). :)

Boa sorte a todos, que vença o melhor. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ps. O que gostei mais foi do softclean, ta giro, se fosse a ti falava com a RFM, e fazia negocio com eles, podias receber algum =D

eheh

Lol, eu dependo da página deles, senão o programa não funciona :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sei, analisei o teu codigo :D, e que tem? e uma boa maneira

eu sei, mas so tinha aquele dia para o fazer, x), e tava com pressa lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns ao Nazgulled, não foi surpresa ter ganho, gostei bastante do código dele. :)

Só fiquei admirado pelo JavaSee ficar à frente do RFM, porque acho que usar Java para aquilo é um pouco overkill nos dias que correm.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns Nazgulled!

Gostam também bastante do Músicas da RFM embora não tenha ficado no top3 das votações.

Parabéns a estes 5 finalistas e obrigado a todos que participaram  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que lol...

Sério? Não houve um erro no sistema? Eu que nem ia participar, sugeriram-me a fazê-lo e sugeriram que fosse com o Easy Settings e depois lá acabei por ceder...

Mas pronto, obrigado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A vitória estava óbvia desde o início, Nazgulled. O Easy Settings ganhou uma popularidade grande desde que o apresentaste no P@P (falo no meu ponto de vista), pela manutenção que tens dado ao projecto (do que vi nos posts do teu blog) e também pela documentação disponível na tua wiki.

É um projecto com mais maturidade e com mais público alvo dos que os outros apresentados, sem dúvida. Por isso deixa-te lá dos erros de sistema e desfruta do primeiro lugar :(

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns Nazgulled!

Apesar da adesão á votação não ser o que esperava, acho que esta 1ª edição do concurso correu bem, parabéns a todos os intervenientes (staff e utilizadores) :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@softclean

Não concordo com isso... Quando o apresentei no P@P até houve algumas criticas... E não vejo onde ganhou popularidade, não conheço ninguém que use esta biblioteca a não ser eu lol no meu FireNotes. E a manutenção é corrigir pequenos bugs ou adicionar pequenas funcionalidades que me vão sendo necessárias para usa-las no FireNotes, porque ninguém me sugeriu nada nem encontrou bugs na mesma, se calhar porque ninguém a usa :P Da aí a minha surpresa, eu estou a ser sincero, não me estou a armar, eu pensava que não ia ter votos quase nenhuns.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja tou a começar a trabalhar num novo projecto, pode parecer mas nao é mt facil :), espero ter melhor figura do que neste concurso

MEO Leitor de musica :D

14dg6m9.jpg

Nao reparem no background, pois o coloquei um bocado de transparencia ao splash, acho que fica melhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja tou a começar a trabalhar num novo projecto, pode parecer mas nao é mt facil B), espero ter melhor figura do que neste concurso

MEO Leitor de musica :)

14dg6m9.jpg

Nao reparem no background, pois o coloquei um bocado de transparencia ao splash, acho que fica melhor

É esse o espirito :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.