• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tochano

Opção de acessibilidade "Rato por Teclado"

7 mensagens neste tópico

Boa noite!

Estou com um problema que não consigo solucionar e, por isso, recorro à vossa ajuda... :confused:

Para activar/desactivar a função "Rato por Teclado" no windows XP é usada a tecla de atalho Numlock. Acontece que no portatil em questão, para aceder à tecla NumLock é necessario efectuar a combinação de teclas Fn+Insert e é precisamente aqui que está o problema... é que a pessoa que tou a tentar ajudar, devido a dificuldades motoras, só consegue pressionar numa tecla de cada vez...

Agora eu pergunto, será que é possivel mudar a tecla de atalho para uma outra tecla qualquer que não seja necessario recorrer a uma combinação de teclas? Ou será que é possivel fazer um programita que active/desactive esta Ferramenta de acessibilidade?

Espero ter-me feito entender e desde já agradeço a ajuda que me possam dar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se dá para o Fn, mas podes usar a funcionalidade teclas presas, ou então criares um programa que inserindo uma determinada combinação de teclas simule o toque no numlock.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja encontrei scripts que activam/desactivam o NumLock, ou seja, penso k simulem o Fn+NumLock mas acontece que esta ferramenta de acessibilidade não activa/desactiva assim... só pressionando efectivamente nas teclas.... em relação à funcionalidade teclas presas não dá para o Fn. :s

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelo que sei, nao podes mudar a tecla de atalho no xp.

nao sei se isto te ajuda, mas podes por atalhos para isso no ambiente de trabalho.

EDIT: cria um atalho e mete isto: C:\WINDOWS\system32\osk.exe

caso a tua windows nao esteja no disco C muda para o nome para o dico rigido onde ele esta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O osk.exe é o Teclado no Ecrã e eu realmente já me tinha lembrado de usar a tecla Num Lock do "Teclado no Ecrã" para poder activar/desactivar o Rato por Teclado mas acontece que o Rato por Teclado nao activa/desactiva atraves deste processo... Obrigado na mesma fpinto.

Aceito mais sugestões, pois ainda não consegui resolver este problema.

Obrigado a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes sempre ir ao painel de controlo fazer isso sempre que quiseres activar ou desactivar.

da e mais trabalho

painel de controlo>opcoes de assessibilidade>opcoes de assessibilidade (novamente)> rato

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora