• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

KiNgPiTo

Cets e Universidades ( Para o meu caso :) )

24 mensagens neste tópico

Boas...

Acabei o meu 9º Ano com a mentalidade de quase todos os putos que foi: "ah e tal acabo o 12º e vou trabalhar" logo escolhi um curso de nível 3 profissional de Informática de Gestão com a duração de 3 anos...

Estou agora no ultimo ano e cada vez mais arrependido de ingressar neste curso, pois o "bichinho" da informática começou a falar mais alto e estou a pensar continuar a estudar. Qual é o senão: Como qualquer outro curso de nível 3, a Matemática dada nas aulas é Matemática B e o curso em que pretendo inserir é Eng. Informática, cuja prova de ingresso em quase todas as universidades é Matemática A (em ultimo recurso, o que faço é tirar 2 anos a dar-lhe em explicações e lá ter de fazer o exame...)

O que um professor meu sugeriu e pelas minhas pesquisas até sugeriu bem foi procurar um CET em que no final do mesmo pudesse ficar na Universidade e frequentar o curso de Eng. Informática.. Agora a questão é onde será melhor tanto para o CET como para depois a parte da licenciatura.

Notas:

- Gosto bastante de algoritmia e programação, logo quanto mais disto melhor :confused:

- Sou do Norte, logo a preferência é para estes lados (mas não me limito por isso)

- A entrada na Universidade depois do CET deve ser garantida pois o objectivo até que é mesmo esse...

Quem me puder ajudar nisto, agradeço imenso pois é algo que me anda a dar umas dor de cabeça (tipo... é o meu futuro  :))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nenhuma universidade pode pedir matemática B.

Pedem a específica Matemática, e tanto te podes candidatar com Matemática B como com Matemática A ou até com outra que agora não me lembro do nome.

Ou seja, não tens qualquer problema para conseguir entrar em eng. informática. Sair é que pode ser pior..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com o Warrior. Mas segundo o que sei, para entrares na universidade vais ter que fazer exame de Matemática e esse (posso estar errado) é igual para todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Exame é igual para todos acho eu, pelo menos eu sempre tive matemática B e entrei em engª Informática sem qq problema

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Exame é igual para todos acho eu, pelo menos eu sempre tive matemática B e entrei em engª Informática sem qq problema

Sim, mas podes fazer o exame de Matemática A ou de Matemática B, logo não é bem igual para todos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os exames são diferentes, mas tanto faz qual deles fazem, porque ambos podem ser usados para acesso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas tipo, se eu tirar um 16 no exame de Matemática B fico atrás de um outro aluno que tire o mesmo 16 mas em Matemática A?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas tipo, se eu tirar um 16 no exame de Matemática B fico atrás de um outro aluno que tire o mesmo 16 mas em Matemática A?

Que eu saiba não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não.

Caso haja empate na nota de entrada, a faculdade é obrigada a abrir vagas extra para todos entrarem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E é verdade que em alguns cets, que dão entrada na Universidade, já se fica com algumas cadeiras dispensadas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos... Já estou mais esclarecido e cheguei a 2 hipóteses:

1) Acabo o curso este ano, arranjo uma explicadora de Matemática A e assim quando chegar a universidade já vou bem preparado tanto a Matemática como a Programação, Redes, etc.

2) Ingresso um CET de Informática, que dura 1 ano e entro depois na universidade, ainda melhor preparado a nivel de informática, mas a nível de Matemática na mesma. Por um lado, depois sei que tenho entrada garantida, mas como não vou com muita matemática posso é não ter saída garantida...

O ano já que o vou ter de perder e vou, qual destas acham melhor... Por um lado, se for para o CET e depois conseguir realmente acabar o curso de Eng. Informática, fico com um bom currículo com curso de nivel 3, 4 e licenciatura, mas neste caso corro o risco é de nem de lá sair...

Que acham? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a pensar ir para eng. informático acho uma asneira fazer um cet. Se conseguires entrar logo, só tens a ganhar.

Na pior das hipóteses repetes esse ano (nem isso é garantido, podes perfeitamente faze-lo, só depende de ti) e no ano seguinte repetes com boas notas.

Na melhor das hipóteses é um ano da tua vida que não perdes.

Depois de teres uma licenciatura ninguém quer saber desse CET, como é mais do que óbvio. (especialmente se considerares entrar em algum sítio com nome)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois mas duvido que consiga entrar este ano, pelo menos nalguma Universidade consideravelmente boa, tipo tenho a PAP que tá atrasada e muito, tenho estágio por isso nem no exame de Matemática B me devo safar com mais de 12 ou 13... E até gostava de entrar para o ano na Universidade do Minho mas este ano o ultimo a lá entrar foi com 156 +/-...

O que acho que vou fazer é rever toda a matéria de Matemática B e tentar entrar este ano, caso não consiga tiro um ano com explicações de Matemática A e até posso conciliar com um CET pois tive a ver os horários e só tem 4/5 horas por dia...

E para o ano ou proveniente do CET, ou do exame de Matemática entro... Mas até pode ser que entre ano, duvido mas pode ser :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se estudares bem pa esse exame de matemática B consegues bem uma boa nota, não desanimes, isso é fácil!

mas quanto às matemáticas, aqui na UM este ano entraram vários caloiros com matemática B e tão-se a ver bem lixados pa fazer cadeiras de matemática (que já são um pouco dificeis mesmo pra quem teve mat A), vais ter que trabalhar muito, mas não é de todo impraticavel fazer tudo à primeira, só é preciso é muita dedicação!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... Vou tentar entrar então com B... e se conseguir entrar, vou ver se começo nas férias a adiantar a matéria das cadeiras com números.. pra ver se não chego lá e em vez de 3 anos ando lá 5 ou 6 :P

Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda que têm dado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, uma ultima duvida que talvez não fosse aqui o mais indicado, mas já que está o tópico aberto, siga com ela... Qual universidade escolheriam para seguir o curso de LEI , tendo em conta a qualidade de ensino e a facilidade de saída profissional, a Universidade do Minho em Braga, ou a Universidade Fernando Pessoa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente escolho a do UM (em principio será a minha primeira opção :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, uma ultima duvida que talvez não fosse aqui o mais indicado, mas já que está o tópico aberto, siga com ela... Qual universidade escolheriam para seguir o curso de LEI , tendo em conta a qualidade de ensino e a facilidade de saída profissional, a Universidade do Minho em Braga, ou a Universidade Fernando Pessoa?

Porque não MIEIC na FEUP? Por não ser licenciatura?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não MIEIC na FEUP? Por não ser licenciatura?

Talvez por o ultimo colocado a lá entrar ter 160 e tal... E talvez porque se já a Matemática das licenciaturas ser um Deus me livre, então lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre essas dúvidas não tenho qualquer dúvida em escolher a UM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora