• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Programação - Por onde começar?

Qual a melhor linguagem para iniciantes?   22 membros votaram

1. 1. Qual a melhor linguagem para iniciantes?

• Visual Basic
      8
    • C#
      0
    • C++
      7
    • Pascal
      7
    • Delphi
      0

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

27 mensagens neste tópico

Boas,

Estou agora a aprender alguns básicos de programação.

Gostaria de me dedicar apenas a uma linguagem.

Qual a linguagem que recomendam para eu aprender um pouco mais a fundo?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu diria Java mas do que tens ai C++ ou C# embora depois de aprender C++ Java e C# venha quase por acréscimo lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E visual basic?

Instalei o visual basic 2008 express, li uns tutoriais e até não parece ser das linguagens mais complicadas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma linguagem como qualquer outra ... tem os seus pontos fortes e pontos fracos, mas eu recomendo por achar simples. Mas se falares com outra pessoa até pode achar o sintax complicado ou estranho, mas é muito agradável (na minha opinião).

Depois depende do que queres fazer de futuro em programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu objectivo é desenvolver aplicações/software, e parece-me uma boa opção para tal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB  :wallbash: lol de tudo o que ali tinhas era a ultima coisa que te recomendava lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB  :wallbash: lol de tudo o que ali tinhas era a ultima coisa que te recomendava lol

LOL

E porqué ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma linguagem muito agarrada a windows alias é apenas para windows, não compartilha sintaxe com nenhuma outra tanto quanto sei ou contrário de C\C++ que é semelhante a Java, C#, PHP, D...

E é muito visual, penso que não é uma linguagem em que se aprende a programar mas sim a fazer um ou outro programita embaranhado em dlls do windows mas tem pouco "sumo"

É o que acho obvio que cada um com a sua opinião se calhar muita gente vai dizer "JAVA!! Nem pensar"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como eu já disse depende do que se quer fazer!

Vb não compartilha sintaxe com outra, é verdade, mas pode ser usado em windows forms como em web (através do ASP.NET) sem necessitar de aprender uma nova linguagem. Além disso permite ser utilizada em VBA, que para muitas coisas é excelente.

É visual, o que é bom, mas não obriga a utilização de wizards para fazer qualquer coisa. Eu muito raramente utilizo um wizard.

O unico problema, se é um problema, é que é para ambiente windows.

A grande vantagem é o tempo de desenvolvimento: para que me serve fazer uma aplicação em C/C++ que me leva dois meses a fazer, se em VB faço em 1.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A grande vantagem é o tempo de desenvolvimento: para que me serve fazer uma aplicação em C/C++ que me leva dois meses a fazer, se em VB faço em 1.

Não sei mas deve haver algumas já que quase tudo para windows é feito em .NET ou C++ e a nivel profissional é quase tudo Java e .NET xD por isso deve haver ai alguma vantagem face ao VB lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei mas deve haver algumas já que quase tudo para windows é feito em .NET ou C++ e a nivel profissional é quase tudo Java e .NET xD por isso deve haver ai alguma vantagem face ao VB lol

Claro que há diferenças! Mas o VB é .NET :P

Aplicações mais complexas precisam de C porque o código compilado é mais rápido, mas é também é mais demorada e complicada a programação. Além disso o C é uma linguagem com menos limitações.

O VB6 era uma linguagem um pouco pobre e perdeu muitos adeptos por causa disso. Mas com a versão .NET as coisas mudaram um pouco. Entre C# e VB.NET as diferenças são minimas e muda apenas o sintaxe. Hoje em dia muitos programadores de C estão a utilizar cada vez mais o C# porque o tempo de desenvolvimento é muito inferior, e tempo é dinheiro.

O .NET tem agora o WPF que permite ir ainda mais além no desenvolvimento e as coisas estão a melhorar cada vez mais ... felizmente :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá eu entre C# e C++, gosto da duas! Mas acho que estás errado em dizer que cada vez mais programadores de C programam em C# :| são coisas distintas. Podes comprar Java e C# agora com C ou C++ não iria por ai a serio lol

Tens sempre o belo do ASM XD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres aprender a programar, qualquer uma menos VB e Basic.

Repara que todas as vantagens do VB são irrelevantes e prejudiciais para o teu caso: não queres uma linguagem em que seja rápido e fácil fazer programas, queres uma linguagem que te obrigue a perceber como são feitos os programas e que te dê bases sólidas de programação.

Porque ao contrário do que dizes agora, não vais querer aprender só uma linguagem no futuro não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais um contra o VB :confused:

Eu gostava que me explicassem a diferença de bases entre o vb e o c# (por exemplo). Ou qual a vantagem de aprender Pascal ou Delphi e não VB.

Acho que o pessoal embirrou com o VB e agora vai de dizer mal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por experiência própria também acho que o VB não é bom para começar a aprender a programar.

Andei 3 ou 4 anos a mexer só em VB e quando tentei começar a mexer em php, python e C é que realmente percebi que não percebia mesmo nada de programação, mas sim, sabia fazer uns programas. (não é que agora saiba muito.. mas não tem nada a ver....)

Pelo menos EU, fiquei com a sensação de não ter aprendido a programar. Enquanto que em python já me deu um vislumbre muito mais alargado.

edit:

Acho que o pessoal embirrou com o VB e agora vai de dizer mal.

Nop :confused:

Não embirrei com VB,... se não fosse ter largado o win há 2 anos ainda estava agarrado a ele pela simplicidade para "fazer umas coisas". Mas lá está... não é para programar, para fazer algo que fasso agora em python em VB nunca mais lá ia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não embirrei com VB,... se não fosse ter largado o win há 2 anos ainda estava agarrado a ele pela simplicidade para "fazer umas coisas". Mas lá está... não é para programar, para fazer algo que fasso agora em python em VB nunca mais lá ia.

Já programastes com vb.net ?

Aposto que não!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nop. EU falo é em VB6 que é o que conheco.

O .net nunca usei por isso não posso dizer se é bom ou mau para começar, mas se segue a mesma linha do vb6 deduzo que será bastante semelhante (ou não.. ok....)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para .NET mais vale o C#, é mais usado, tem sintaxe C logo facilmente se aprende outros linguagens como php, C++, Java, ... e tanto quando li está bem mais desenvolvido e estruturado que VB.NET para além disso o compilador de VB.NET segundo li é feito em C# xD lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para .NET mais vale o C#, é mais usado,

Falso.

tem sintaxe C logo facilmente se aprende outros linguagens como php, C++, Java,

Verdade, e é das coisas que mais detesto em VB, simplesmente não aguento aquela sintaxe e é por isso que prefiro muito mais C#

e tanto quando li está bem mais desenvolvido e estruturado que VB.NET

Falso, o desenvolvimento de C# e VB é similar.

para além disso o compilador de VB.NET segundo li é feito em C# xD lol

Não faço a minima ideia. Mas tinha a sensação que os compiladores da Microsoft era feitos em C++.

Mas compreendo a sensação do jpaulino. VB.Net não é o bixo feio que era antigamente. Oky, tem uma sintaxe da idade da pedra, mas como linguagem até está bem moderna. Por exemplo, em Java ainda se anda a discutir se é para se incluir closures na próxima versão (7) enquanto VB.Net já suporta isso desde julgo 2005/2006...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas tinha a sensação que os compiladores da Microsoft era feitos em C++.

Também tenho essa ideia, mas não posso confirmar  :confused:

Oky, tem uma sintaxe da idade da pedra, mas como linguagem até está bem moderna.

Mas já mudou muito! Já tens lambda expression, anonymous types, etc, etc.

@www,

Espero que estejas a gostar da "discussão" e que consigas tirar daqui algumas ideias. Qualquer dúvida pergunta :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falso.

Pá a nivel profissional vejo muito mais pedidos de programadores para C# e mesmo a nível de projectos.

Quando aos closures eu sou que é contra lol acho que há outras coisas importantes a incluir como por exemplo generators mas closures não é coisa que me agrade :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, estive a estudar um pouco vb (8) e acho que me vou manter com vb..

Até agora, practicamente apenas sei trabalhar com variáveis (Dim :) ) e pouco mais :S

Agradeço as outras sugestões mas, estive a ver os exemplos que o dev-c++ trás e, para os meus actuais conhecimentos c++ é um pouco complexo.

O que mais aprecio no vb é a sua componente visual.

Já agora, tenho uma duvida sobre vb:

Tenho uma variável igual a "oi".

Como faço para que esta variável, clicando num botão, se transforme em "olá"?

(duvidas básicas, mas por algum lado tem que se começar :) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(duvidas básicas, mas por algum lado tem que se começar :) )

Duas problema:

1 - Queres ajuda de VB, crias um tópico na respectiva secção (de VB ou de VB.NET). Aconselho-te vb.net porque é a actual.

2 - Isso são perguntas demasiado básicas para se colocarem aqui. Tens de ler algumas coisas primeiro e podes começar por diversos lados:

a) na revista - existem diversos artigos sobre vb.net nas diversas edições;

b) no fórum (coloque alguns link para livros/webcasts)

c) comprando um livro

d) procurando em milhões de páginas espalhadas pela net.

Depois, quando fores tendo dificuldades vais colocando questões. :)

Resposta à tua pergunta:

oi = "Olá"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu recomendaria Pascal! Mais simples que C e sem a "bandalheira" e demasiada facilidade do VB.

Só recomendaria VB a alguém que estivesse desanimado com a programação, porque como se consegue resultados mais rápidos e faceis com VB, é uma linguagem que anima um principiante. :cheesygrin:

Não estou a falar de VB.NET.. isso é outra loiça!

inté!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu recomendo Pascal.

Porque "tem mais programação que VB" e pessoalmente acho que é uma boa linguagem para começar...

:cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora