• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrosorio

EeePC, WiFi e o maravilhoso mundo do Linux

9 mensagens neste tópico

Estava eu a tentar instalar o Ubuntu num EeePc 1000h quando percebi que aquilo não vinha com drivers preparados para o WiFi do EeePc. Como não tenho mais nenhuma ligação procurei uma solução que funcionasse "out of the box" e encontrei eeebuntu - www.eeebuntu.org

Depois de ter instalado, realmente ele lá pôs a placa a funcionar e reconheceu as redes por perto, incluindo a rede caseira a que me quero ligar. Selecciono-a, e ele mostra-me o "Attempting to join the wireless network nome", passado um bocado pede-me a password (WPA) eu escrevo-a e ele passa a "Requesting a network adress from the wireless network nome".

Fica nisto durante algum tempo até que me mostra um infeliz "The network connection has been disconnected". Já agora, é uma "802.11n Wireless LAN Card".

Se alguém me puder ajudar a resolver este problema agradecia  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Removendo/mudando a encriptação da rede para WEP o problema mantêm-se?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disseste-o por ironia, mas olha que é mesmo maravilhoso. Várias distribuições te deixam isso a trabalhar out-of-the-box, o suporte para o hardware do eeepc até foi um dos updates em destaque no ubuntu 8.10.

Mas analisando as coisas de forma objectiva, uma distribuição que mantem a preocupação de ter apenas software completamente LIVRE ( não só gratuito ) não será a mais indicada para hardware mais recente como é o caso do que os portateis mais pequenos trazem.

Pessoalmente gosto desta distro:

http://www.puppylinux.org/

Pequena mas robusta e bem documentada. Corre no meu eeepc 700 sem qualquer problema, tudo funciona out-of-the-box, som, wireless, etc.

Em alternativa podes usar os drivers madwifi que tambem funcionam impecavelmente.

Outra alternativa é instalares o ndiswrapper e usares os drivers do windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Removendo/mudando a encriptação da rede para WEP o problema mantêm-se?

Sinceramente não faço a mínima ideia de como é que isso se faz =X (queres dizer mudar a protecção no PC que fornece a rede? Não sei se posso fazer isso.)

@pedrotuga eu não estou a utilizar o Ubuntu 8.10, comecei por aí, li até sobre esse ndiswrapper para usar os drivers do windows, mas depois encontrei aquele eeebuntu que supostamente é uma adaptação do 8.10 para funcionar "perfeitamente" nos EeePc. Dessa forma, pelo que percebi, a placa já foi reconhecida e até se consegue ligar mas não chega a receber uma "network adress".

P.S.: Eu percebo 0 de redes, só sei que no Windows me diz "Rede sem fios activada para segurança (WPA)".

P.P.S.: Obrigado pela sugestão pedro, eu estava mesmo interessado em usar uma variante de ubuntu porque gosto muito do "synaptic package manager"  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas isso são fixes para o ubuntu. Estou a usar o eeebuntu supostamente já com esses drivers todos. Não tenho problemas na Ethernet, e a placa WiFi está a funcionar e a reconhecer redes, consegue ligar-se mas depois falha =X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Liga-te ao router e desliga a segurança do wifi, verifica se assim consegues ligar-te.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Liga-te ao router e desliga a segurança do wifi, verifica se assim consegues ligar-te.

Desculpa a ignorância, como é que faço isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa a ignorância, como é que faço isso?

Tens de ver o manual do router. Tipicamente ligas-te através do browser a algo como http://10.0.0.1/ ou algo assim e ai acedes à interface de administração do router.

Se não sabes como fazer, lê o manual antes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora