• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

AngelGod

Como? Qual? O melhor Sistema caseiro de Media center?

14 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Estou a pensar em começar a construir a minha "biblioteca digital" e como tal gostaria de ter aquilo guardado numa máquina mas de forma segura e queria depois conseguir usufruir do conteúdo da minha biblioteca a partir da televisão...

Estava a pensar uma máquina la a um cantinho da sala com sistema Raid5 para maior segurança e depois ter um SO com um software de media center para explorar/usar o conteúdo onde depois ligaria via hdmi á tv...

Ficava agradecido se pudessem dar sugestões e ajudar-me de como criar esta "biblioteca"... ahh o único problema de Raid5 é que depois fico um bocado limitado no espaço não é? fico para ai com 4Tb para usar mesmo que ponha uns 5 discos de 1 Tb cada... :X

Fiquem bem,

Abraço[]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um PC com Linux com o MPlayer, com placa de som e gráfica decente.

É flexível e actualizável de forma barata (ou seja, não é um media center fechado que morre daqui a uns anos).

Pessoalmente acho que usar Raid nestes casos é apenas desperdício de espaço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, nunca fui adepto de RAID por causa do possivel resultado de failures.

Em relação ao SO, podes usar um sistema Windows, nem que seja XP com o MediaPortal, ou então uma distro linux para o caso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente acho que usar Raid nestes casos é apenas desperdício de espaço.

E caso um dos discos vá a vida ou fique com algum erro?

É que depois voltar a arranjar Gigas de filmes/séries, legendas e musica é fudido :S

Queria guardar a minha biblioteca toda seguramente e claro poder usa-la...

Pois tinha pensado linux mas Linux não encontrei assim grandes softwares de media center mas até agora é a melhor hipotese que tenho em vista é claro...

Portanto tinha de arranjar uma máquina com uma boa placa gráfica e tambem tinha de ter um processador e ram bons para consseguir correr filmes de 1080p não?

Instalava linux na máquina ligava os discozinhos como se fosse um server e configurava o software de media center!??

Parece-me boa ideia...

Ja agora encontrei uma board que ja tras gráfica onboard que diz ja reproduzir 1080p secalhar éra uma das melhores soluções porque ia poupar na gráfica para poder por mais processador e ram Certo?

A Board era esta: http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=149&l3=731&l4=0&model=2321&modelmenu=1

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca o XBMC Live e instala no disco. É baseado em Linux e já tem tudo o que precisas, com uma interface bastante intuitiva. Para mim não há nenhum outro sistema que lhe chegue aos calcanhares.

Quanto ao RAID, também não vejo a necessidade num Media Center. No máximo, RAID0 para acelerar o arranque, mas creio que seja uma complicação supérflua.

Para filmes 1080p, a nova motherboard que inclui um Atom com dois núcleos parece-me uma grande aposta. Quem já tem diz que se aguenta perfeitamente, e fica bastante em conta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E caso um dos discos vá a vida ou fique com algum erro?

É que depois voltar a arranjar Gigas de filmes/séries, legendas e musica é fudido :S

Queria guardar a minha biblioteca toda seguramente e claro poder usa-la...

Acho que o acréscimo de segurança com RAID5 não vai ser muito grande... Eu iria mais para discos externos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o acréscimo de segurança com RAID5 não vai ser muito grande... Eu iria mais para discos externos.

+1

Se alguem dá um pontapé na caixa, se há um pico de tensão, ou condições de temperatura, humidade, magnetismo e outras... os discos estão sempre submetidos aos mesmo tratos.

Backups periódicos para um dispositivo fisicamente separado é o melhor.

Quanto ao software, definitivamente um SO livre pelos motivos já referidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço desde já a opiniões e ajudas que me deram pessoal...

mas estive a pensar e queria perguntar se a seguinte ideia seria viável:

Uma vez que vou ter uma máquina ligada a uma tv com discos cheios de informação ou com discos ligados por usb depois vou ter uma limitação, aquele conteúdo vai estar disponível apenas para uma televisão...

Estava a pensar se seria viável ter por exemplo uma máquina a fazer de "servidor" que iria ser usado apenas para fazer streaming de música e vídeos para quaisquer número de televisões ou ate mesmo amigos que vão la a casa, basta estarem "logados" na rede e poderem aceder aos conteúdos que tenho para lá e estarem por exemplo 3 pessoas a ver 3 séries diferentes.

Estive a navegar um pouco pela net e pareceu-me ser possível utilizado sistema multicast utilizando talvez o protocolo UDP com um tal sistema de (VOD) Vídeo on demand.

Agora juntando estes conceitos e adicionando aqui mais umas coisitas e tirando outras será que da para fazer algum "bolo" engraçado?!  :hmm:

Coloquei os links por onde andei a ganhar algumas noções do que ando a tentar fazer... :)

Desculpem se escrevi alguma informação incorrecta mas estou aqui é para aprender, como tal agradeço qualquer chamada de atenção que é uma ajuda para mim e que me pode ajudar a progredir ^^

Fiquem bem :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

UDP? Meh, não sou fã. No caso de usares Windows aí, criavas uma partilha de rede, e usavas algo como o GeexBox ou o MediaPortal para acederes por rede a essa partilha. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faças o que fizeste, não instales o MediaPortal...

Been there, done that... Software inconsistente a todos os níveis, precisa de mil e um hacks só para ficar a funcionar ao nosso gosto e mais uma panóplia de coisas que me chateou bastante quando o usei... Virei-me para o XBMC e burro fui eu em não ter experimentado este primeiro, não há melhor.

Em termos de configuração, dá 100 a 0 ao MediaPortal, extremamente fácil de e é tudo à base de XML (para configurações mais avançadas, a configuração base é feita no próprio programa). Até se quiseres modificar alguma skin é num XML muito bem estruturado.

Tem alguns problemas, ainda lhe falta algumas features importantes, mas não deixa de ser o melhor software media center que anda ai... Mas isto é só a minha opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou experimentar o xmbc então :)

Estive a ler uma beca sobre ele e pareceu-me bastante bem até! e da para por a arrancar por usb ^^

Só não estou a ver como é que vou por o XMBC a ir buscar os filmes, musica, etc ao pc/servidor... Mas vou experimentar e depois logo se vê como corre! =D

Thks pela ajuda que me estão a dar pessoal...

Fiquem bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O XBMC utiliza as facilidades do sistema operativo sobre o qual corre (no caso da versão Live, Linux) para aceder à rede e aceder a partilhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu não uso para nada, mas pelo que deu para ver, aquilo tem bastante suporte para aceder a partilhas na rede e também dá por Samba. É uma questão de explorares bem e pedires ajuda se não souberes como fazer, se aqui ninguém te conseguir ajudar, certamente que nos fóruns deles o sabem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora