• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

colemauro

Ajuda em BD Access

2 mensagens neste tópico

Boas

É o seguinte.

Fui encarregado aqui na empresa de elaborar uma BD em ACCESS com os seguintes pontos:

É uma BD destinada a guardar propostas de melhoramentos feitas pelos colaboradores da fábrica.

Essas propostas são entregues às secretarias dos respectivos departamentos e serão elas que depois vão lança-las na BD.

Já tenho a BD feita, as tabelas e já está a funcionar o sistema de lançamento de propostas e de edição das mesmas.

Pretendo agora levar isto para o nivel seguinte e é ai que o problema surgiu.

Implementei um sistema de login em que cada secretária coloca seu numero e password e consegue assim entrar na BD.

Eu quero que ao lançar uma proposta que essa proposta entre outras coisas guarde o número da secretária que a lançou com 2 objectivos em mente:

1 - Quero que quando a secretária efectua o login só consiga ver as propostas que ela própria lançou e que só consiga editar as propostas que ela própria lançou.

Este é o meu 1º problema. Não sei como fazer isso

2 - Depois a própria BD terá que ter um sistema de reporting em que a a secretária insere o número do colaborador e após o inserir, automaticamente é apresentada uma lista com as propostas que esse colaborador fez e o estado delas.

Aqui existe também a necessidade de só have acessos às propostas que a própria secretária lançou.

Este é o meu 2º problema. Nao sei como fazer isto também.

Por outro lado, e numa fase final também tenho que elaborar uma página asp, onde os colaboradores via intranet colocam seu número e depois conseguem ver todas as propostas que fizeram e seu estado actual.

ASP é uma área que domino pouco, mas acredito que em pouco tempo consigo fazer o que pretendo.

A minha duvida aqui é em perceber a lógica toda disto..Eu de base de dados estou mais por dentro..agora como isto é para estar disponivel na intranet são necessárias mais coisas e é ai que também peço vossa ajuda.

De que necessito?

A BD tem que estar instalada num servidor..de onde as secretárias com acesso a ela podem aceder..e por outro lado tem que ser possivel ao utilizador final aceder a ela via intranet..

Alguém me pode explicar de forma clara sobre o que necessito aqui e porque necessito?

ABraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Presumo que a esse nível de sofisticação já estejas a mexer em VBA. Certo?

Para que tudo funcione tens que criar um sistema de auditoria.... tens que criar um ou vários campos em cada tabela onde possas registar por exemplo, quem adicionaou, quem alterou e quando....

Ou seja.. quando fazes login...tens que armazenar os valores do utilizador que acabou de fazer login... pode ser num txt, numa variável no código... o que quer que seja.

Sendo assim, sempre que esse utilizador estiver logado... e inserir o registo.. vais também inserir na tabela em que ele estiver a inserir o ID dele...

Quando for para ver.... basta aplicares o filtro nos dados que estás a visualizar em report ou onde quer que seja...

.... and where utilizador = 'xpto'

Isto resolve-te uma série de problemas.... pois assim, vais saber sempre quem fez o pedido... terás também que criar é um sistema de login para os utilizadores que peçam isso...

Posso dizer-te que tenho um sistema desses baseado nesses principios a funcionar..

Amadurece um pouco a ideia e depois se precisares de ajuda apita

Bom trabalho

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora