• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tomos

ASP.NET 2.0 Editor de SiteMap (XML)

3 mensagens neste tópico

Bom Dia,

é com muito prazer que venho aqui lançar o meu 1º repto bem como o meu 1º Post, esperando mais tarde vir a ser mais activo no que diz respeito a ajudar aqui a esclarecer dúvidas.

Bom 1º o enquadramento:

Estou a desenvolver uma aplicação para um cliente, a qual necessitava de ferramentas de gestão de CRM.

Sendo o siteMap em conjunto com o control Menu uma forma simples e eficaz de fazer pervalecer as questões de segurança e visibilidade de determinados elementos dos menus por parte de determinada role, decidi implementar este sistema.

Deparei-me então com 2 problemas:

1º Tenho certas funcionalidades na aplicação que são derivadas de uma única página, estando eu a prever a necessidade de acrescimo do menu referindo-se á mesma página derivando somente o titulo do menu/descrição  e elementos da queryString, podendo ainda alterar o titulo e descrição de menus já existentes no ficheiro web.Sitemap, terei de alterar o ficheiro deforma a refletir essas realidades.

2º o Cliente não sabe XML, o qual é essencial para redefenir o SiteMap, deveria portanto fazer uma interface de edição do SiteMap ou mesmo de XML.

as minhas questões:

1º Existe alguma forma de alterar em runtime o SiteMap (sem ser exclusivamente na memória)?

2º Terei de construir então um editor de ficheiros XML para o cliente gerir os seus menus ??

gostava de levantar um pouco as vossas experiências neste componente. Parece-me que é um problema que poderá surgir a muita gente, visto que nem todos são programadores como nós e deveriamos preparar todas as nossas aplicações para que, como costumo dizer, "serem usadas por miudos de 5 anos", portanto, toda e qualquer aplciação que se faça deverá exigir o minimo de conhecimentos técnicos por parte dos utilizadores.

grato desde já pela vossa ajuda

Tomos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas! Bem vindo ao forum antes de mais nada.

Eu pessoalmente não te consigo ajudar nem de perto nem de longe pois não tenho qualquer conhecimentos da matéria em causa, mas penso que muito em breve alguem te conseguirá ajudar! ;)

Bem vindo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado desde já pelas boas vindas.

Bom arranjei uma solução para o problema que passa por ler o XML com um DataSet e atribuir o mesmo como datasource de uma DataGrid.

Tem como incoveniente o ter se de retirar alguns atributos ao ficheiro Web.sitemap, para poder alterar o mesmo  :hmm: mas ainda vou tentar dar a volta a isso mais tarde...

quando tiver isto feito meto algures por ai um tuturial de como se faz  :P

tenho tb uns componentes para gestão de users/Roles/Rules (que substituem o existente SiteAdministrator) que depois de organizado, limpo e comentado disponibilizo também.

:P

espero poder fazer mais por esta comunidade ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora