• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rafinha69

Duvida antes de começar em PHP

9 mensagens neste tópico

Ola pessoal, eu sou novo em programação e vou começar por PHP acho uma linguagem muito agradável e de muita utilidade, gostava de saber se e preciso ter algum conhecimentos prévio de alguma coisa para aprender a linguagens, gostaria também de perguntar se e uma linguagem de difícil aprendizado, e também se me recomendam algum livro.Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A única coisa que precisas de saber é perceberes servidores, etc.

Também comecei com PHP. É relativamente fácil... Aconselho-te a aprenderes SQL e CSS no fim. Complementam-se.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

PHP é uma linguagem simples de aprender, não deves ter grandes dificuldades. Sobre livros, é mais simples aprenderes pela net com exemplos, ou e-books. Recomendo que antes de começares pesquises sobre o que é PHP, e como funciona o relacionamento servidor - utilizador, para melhor entender o que esperar nas mais variadas situações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens um website muito bom para aprenderes HTML, CSS, PHP, ...

http://www.w3schools.com

menu à esquerda e siga!

Não precisas de gastar dinheiro em livros, porque encontras qualquer coisa relacionada com PHP na web muito facilmente. É preciso saber um pouco a lógica das coisas, pelo que se ainda não sabes HTML, tens obrigatoriamente de começar por aí(também lá está no mesmo website).

Aconselho-te a aprenderes SQL e CSS no fim. Complementam-se.  :)

Aqui a minha opinião é diferente. Depende sempre um pouco do que se vai fazer, mas muitas vezes o PHP pode ser usado para alterar o modo de apresentação das páginas. Pelo que aprender CSS enquanto se aprende HTML ou mesmo javascript pode ter as suas vantagens mais tarde: tendo já todos os conhecimentos base de HTML e CSS, não precisas de te preocupar a tentar descobrir o que faz aquele class="estiloCaixaLinhaImpar", que com pouco código, pode mudar por completo o resultado (visual) da página.

Quanto ao SQL, sim também acho que não é preciso ter pressa :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito obrigado vou mesmo fazer isso, mas onde e que posso arranjar esse informações de servidores????, e já agora comprei um livro que e de PHP e de MySQL, muito bom, pelo que dizem a critica

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito obrigado vou mesmo fazer isso, mas onde e que posso arranjar esse informações de servidores????

É simples, arranjas o XAMPP, até pode ser a versão portable.Instálas e depois, na pasta htdocs crias uma pasta, com o nome que tu quiseres, e depois é só criar ficheiros. Para executar, abres o browser e colocas http://localhost/nome_da_pasta/:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi o que você me disse?

scorch falou no ambiente de desenvolvimento de php, que necessita do apache e compilador php para poder ser executado. XAMPP é um bom utilitário para isso, e fácil de usar e instalar, trazendo consigo também mysql, para as bases de dados, entre outros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi o que você me disse?

Vou tentar explicar melhor  :-[:

PHP é uma linguagem de servidor. É executada no servidor. Para, por exemplo, criares uma página em PHP, para fazeres experiências, precisas de um servidor. Para isso é aconselhado teres um no teu computador.

Os servidores são simples de usar. Basta instala-lo (como um programa normal). Na pasta do servidor, deve existir alguma que se chama, ou htdocs ou www, dependendo do servidor que usas.

Nessa pasta crias os ficheiros para o projecto ou algo em PHP. É aconselhável, por organização, agrupa-los por pastas. Por exemplo, um projecto estará dentro de uma determinada pasta.

Para executar basta inserir no browser http://localhost/nome_da_pasta_ou_ficheiro

Se for um ficheiro, terás de inserir a extensão (Ex: index.php)

Depois de instalares, cria uma pasta, e um ficheiro dentro dela (na pasta htdocs ou www).

Chama o ficheiro de index.php e lá dentro insere-lhe:

<?php
echo 'Olá Mundo!';
?>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora