• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zephirus

[Resolvido] Send to tray e abrir contextmenu

11 mensagens neste tópico

Olá,

Queria fazer uma aplicação onde ao clicar no botão de minimizar, a aplicação fosse para o tray (ao pé do relógio). Quando a aplicação estivesse nesse estado, seria possível com o botão direito abrir um menu com vários items, sendo um deles a possibilidade de maximizar a janela de novo.

Encontrei algumas coisas numa procura pelo google mas não fiquei completamente esclarecido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Vamos então por passos:

1 - Adiciona ao form um NotifyIcon e um ContextMenuStrip

2 - Cria algusn menus no ContextMenuStrip

3 - No form load (por exemplo) defines algumas propriedades do NotifyIcon, como por exemplo:

Me.NotifyIcon1.Icon = New Icon("image.ico")
Me.NotifyIcon1.ContextMenuStrip = ContextMenuStrip1

4 - No botão de minimizar para o tray fazes:

Me.WindowState = FormWindowState.Minimized
Me.NotifyIcon1.Visible = True
Me.Hide()

5 - Finalmente no evento Click do NotifyIcon:

Private Sub NotifyIcon1_MouseClick(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles NotifyIcon1.MouseClick
        If e.Button = Windows.Forms.MouseButtons.Right Then
            Me.ContextMenuStrip1.Show()
        End If
    End Sub

Espero que ajude!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Queria fazer uma aplicação onde ao clicar no botão de minimizar, a aplicação fosse para o tray (ao pé do relógio). Quando a aplicação estivesse nesse estado, seria possível com o botão direito abrir um menu com vários items, sendo um deles a possibilidade de maximizar a janela de novo.

Encontrei algumas coisas numa procura pelo google mas não fiquei completamente esclarecido.

Boas--- :(

Ve se isso te ajuda...

http://www.youtube.com/watch?v=vPeWZSJWLSE(parte1)

http://www.youtube.com/watch?v=rYL8NTubROU&feature=related(parte2)

a parte2 ensina para pores o prg na barra do Iniciar ao pe do Relogio....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é o tipo de dúvidas que nem deveriam merecer resposta, é mesmo a lei do menor esforço. Quase que aposto que essa tua pesquisa no Google não deve ter demorado nem 5 mins...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é o tipo de dúvidas que nem deveriam merecer resposta, é mesmo a lei do menor esforço. Quase que aposto que essa tua pesquisa no Google não deve ter demorado nem 5 mins...

E esse é o tipo de post de alguém que pelos vistos só gosta de implicar. Se era para escreveres iss obrigado por nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado jpaulino e Tim§id€.

O meu problema estava em atribuir o contexmenu ao notifyicon e também em saber a função quando minimizava a janela. Estou a utilizar o sharpdevelop e não consigo obter as propriedades dos objectos e torna-se mais complicado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, está a trabalhar, é verdade?

Sim, está. Vou acrescentar [resolvido] ao título do post. Obrigado mais uma vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E esse é o tipo de post de alguém que pelos vistos só gosta de implicar. Se era para escreveres iss obrigado por nada.

Ya, adoro, principalmente com pessoas que não se esforçam nem um bocadinho... Queres que faça o programa por ti também? Poupa-me... a tua dúvida deve estar respondida em milhares de páginas espalhadas por toda a net.

Desculpem lá mas irrita-me pessoas como tu, não és o único não te sintas só. Querem a papinha toda feita, as respostas chapadas na cara... Assim não vais longe, aprende a ajudar-te a ti próprio e, dar-te ao trabalho de investigares as coisas como deve ser. A tua dúvida é uma coisa trivial onde encontras enumeros exemplos na net. O facto de teres colocado aqui a dúvida só demonstra uma coisa, perguicite aguda.

E eu apenas recuso-me, como direito que tenho, a ajudar pessoas que têm preguiça e querem o trabalho todo feito por elas. Mas se calhar só sou eu, que se for preciso, passo horas ou dias a pesquisar até decidir colocar uma dúvida num fórum... Parece uma coisa rara hoje em dia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya, adoro, principalmente com pessoas que não se esforçam nem um bocadinho... Queres que faça o programa por ti também? Poupa-me... a tua dúvida deve estar respondida em milhares de páginas espalhadas por toda a net.

Desculpem lá mas irrita-me pessoas como tu, não és o único não te sintas só. Querem a papinha toda feita, as respostas chapadas na cara... Assim não vais longe, aprende a ajudar-te a ti próprio e, dar-te ao trabalho de investigares as coisas como deve ser. A tua dúvida é uma coisa trivial onde encontras enumeros exemplos na net. O facto de teres colocado aqui a dúvida só demonstra uma coisa, perguicite aguda.

E eu apenas recuso-me, como direito que tenho, a ajudar pessoas que têm preguiça e querem o trabalho todo feito por elas. Mas se calhar só sou eu, que se for preciso, passo horas ou dias a pesquisar até decidir colocar uma dúvida num fórum... Parece uma coisa rara hoje em dia.

Nem devia dar-me ao trabalho de te responder visto que nem sequer tens o mínimo de educação para iniciar uma conversa com alguém, mas como eu disse e se calhar não leste no meu post inicial, eu procurei ajuda na internet,sim! E a minha dúvida manteve-se e até já expliquei qual era e ajuda para isso não encontrei. Mais, eu procurei informação durante o tempo que tinha disponível para o fazer. Se tu tens uma semana, parabéns, eu tinha ontem para encontrar o que queria. Felizmente há pessoas que estão aqui para ajudar e não para fazer posts inúteis como o teu que num fórum destes não fazem sentido. Não te dês ao trabalho de responder porque não me vou dar ao trabalho de ver. Já perdi muito tempo com o teu prazer rídiculo de se meter nas conversas dos outros sem trazer qualquer coisa de útil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.