• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vitortomaz

Bug Tracking

13 mensagens neste tópico

Alguém conhece um serviço online de Bug Traking simples e gratuito pra closed source?

será que é pedir muito?  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pedir um bocadinho :(, se fosse código aberto ainda era possível, fechado não conheço nenhum. Se tiveres possibilidade para isso, usa um dos vários sistemas que existem e instala num alojamento, se é só para bug tracking podes sempre usar um dos mais baratos que por ai andam.

Não é grande ajuda, mas gratuito para código fechado é uma combinação complicada de gerir :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se é só para bug tracking podes sempre usar um dos mais baratos que por ai andam.

aconselhas algum?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://goplan.info

Desenvolvido por portugueses. :)

A versão grátis tem algumas limitações pelo que vi. E nunca usei, por isso não sei se é o que pretendes.

Pois, esse é mais project management, mas obrigado na mesma  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mantis é exclusivamente um bug tracking, se for isso que pretendes então é uma boa escolha, tem tudo sobre bug tracking. Se pretenderes algo mais completo no sentido de te permitir gerir o projecto além de gerir os bugs. Não sei que utilização necessitas, mas existem sempre as clássicas atribuições de tarefas, gestão de etapas, gestão de funcionalidades pedidas, tudo coisas que não são bugs e não seguem as mesmas linhas de resolução que os bugs, então ou trac ou redmine, sendo que redmine é o que estou a usar na empresa e surpreendeu-me pela positiva, bastante bom.

Portanto, se for apenas bug tracking, então mantis é uma boa escolha, se pretenderes uma gestão mais alargada, ou trac ou  redmine.

Hum....

Agora que voltei a ler o que escreveste, pretendes um sistema de alojamento ou um software de gestão de bugs?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De momento apenas preciso de bug traking, como não me "apetecia" muito estar a instalar um no servidor (teria que me preocupar com as questões de segurança e não tenho muito tempo/conhecimento para isso) pretendia um online e estava resolvido

No entanto já encontrei um mod para o smf que pra já me resolve as necessidades  :(

http://www.smfarcade.info/forum/index.php?project=5

pelo que estive a testar está estável apesar de ainda estar na versão 0.2

Ah e convinha estar em PT porque secalhar vou ter clientes a reportar alguma coisa que encontrem por ali e alguns são "inglo-analfabetos"

Às tantas vou acabar por traduzir o mod pro smf

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É no que dá não especificares as coisas :(, por acaso esse até é um MOD que queria testar há algum tempo.

Quanto a questões de segurança, se tens instalado um fórum SMF, não terás muito mais com que te preocupar instalando o Mantis, por exemplo, os princípios de segurança que segues para um são os mesmos que segues para outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então mas eu posso instalar o Mantis no site? é que o SMF está no site, o servidor da empresa não está a servir de webserver

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do acesso que tens ao servidor onde queres instalar o mantis, podes não ter acesso suficiente para instalar o sistema, mas deverias ter. Mas se o MOD do SMF serve, então é juntares duas coisas úteis, se já tens o SMF instalado, passas a ter o MOD para dar acesso ao sistema de bug tracking.

Vai depender dos recursos que tens e do que realmente precisas, mas se estás a tentar dar acesso ao sistema de bugs aos clientes, então o mantis é capaz de ser muito confuso para quem quer apenas reportar um erro. Normalmente esse tipo de sistemas é usado pela equipa de desenvolvimento. A última experiência que tive com clientes a terem acesso ao sistema de bug reporting não correu muito bem, é bem mais simples eles terem um formulário para indicar o erro que depois é avaliado por alguém com conhecimento para decidir o que reportar correctamente, senão é uma confusão. Até um simples e-mail para bugs é melhor que dar acesso ao sistema de bug reports.

Basta alguém se esquecer de marcar um erro como privado e todos os clientes vão ver o que nem sempre deviam :(

Mas lá está, depende do que queres, não especificaste muito sobre a utilização, apenas que querias um sistema de bug tracking, dentro disso apresentámos-te as alternativas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado,

depois de ler a tua opinião chego cada vez mais à conclusão que o mod para o smf é o ideal porque:

-o sistema é muito simples de utilizar

-permite que os clientes apenas vejam o seu projecto

vou experimentar o mod com 2 ou 3 clientes a ver como corre  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha opinião é apenas a minha opinião :(

Na empresa onde estou estamos a usar o Redmine, estavamos a usar o Mantis anteriormente, mas só tinhamos gestão de bugs, não tinhamos gestão de projecto que nos dava muito jeito. Os clientes usavam o mantis para registar bugs, e nós também, mas também tinhamos de o usar para registar features novas, notas, etc.

Era fácil alguma nota interna passar para os clientes que tinham acesso, além de que aquilo tem uma interface tão extensa quando o cliente apenas precisa dizer que algo não está bem.

Um bug reportado pelo cliente é sempre necessário ser validado por alguém que conheça o sistema, senão há reports errados a encher o sistema, acabamos por ter bugs repetidos por duas ou mais pessoas reportarem o mesmo problema, ou termos bugs que não conseguimos reproduzir porque o cliente apenas diz que algo está mal e não todas as informações que fariam um bug de duas horas ser resolvido em 10 minutos.

Pela minha, má, experiência, sou apologista de ter um sistema de submissão de erros por formulário, cuja informação é depois tratada e devidamente preenchida no software de gestão de bugs usado pela equipa.

Todos os sistemas têm as suas vantagens e desvantagens, vais ter de ver o que precisas e o que tens e decidir baseado nisso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora