• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

black

inserir na bd algo seleccionado na dropdownlist

15 mensagens neste tópico

inseri uma doropdownlist com ligação a um bd em sql... ok já posso escolher qual o campo que quero. porem dependendo do campo que esta seleccionado quero inserir esse campo noutra bd. como faço isso???

por exemplo eu tenho o dorpdownlist e varias caixas de texto, as caixas de texto já estão a ser inseridas na bd só falta o campo que selecciono na drop... para inserir as caixas de texto tenho este código:

string sqlCommmText;

sqlCommmText = "INSERT INTO tbl_AEC_tabela (stralgo, stralgo2,idtipo,iddrop) values ('{0}', {1}, {2}, {3})";

sqlCommmText = string.Format(sqlCommmText, Txtnome.Text, Txtcontacto.Text, chavenova, 1);

SqlCommand sqlCommm = new SqlCommand(sqlCommmText, sqlConn);

sqlCommm.ExecuteNonQuery();

como podem ver no iddrop estou a inserir o valor "1" como faço para inserir o que esta seleccionado na drpdownlist

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

posso substituir o "1" por dropdownlist1 mas da-me um erro no string.format, mais precisamente no format erro:

formatexcaption was unhandled by user code:

Index (zero based) must be greater than or equal to zero and less than the size of the argument list.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas, estou a dar esta opinião sem experimentar e um pouco de cabeça.

Mas será que nao funciona se em vez de dropdownlist1 colocares:

Convert.ToInt32(dropdownlist1.SelectedValue)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já da obrigado, faltava o selectedvalue....

só mais uma coisa:

eu estou a apresentar um numero que esta numa tabela:

exemplo da tabela:

numeroaluno

nome do aluno

mas eu na dropdown quero que por traz trabalhar com o numero mas aparecer o nome:

exemplo na dropdown aparece João mas por traz está o numero que pode ser o 20 e ao seleccionar João e fizer inserir isto vai inserir noutra bd apenas o 20.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aqueles dados estão numa base de dados(tabela agrupa) que não vai ser alterada, porem agora tenho uma  que ao seleccionar ela vai inserir o valor sele cionado noutra base de dados(tabela séc), porem eu quero que na  apareça os nomes mas ao seleccionar e guardar na tabela séc vai ficar guardado o numero correspondente ao nome;

exemplo:

tabela agrupa

nome:        ida

João            23

maria          37

no  selecciono o João mas na tabela séc insere apenas 23.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá ver se entendo! Tu estás a preencher a dropdown onde aparece o nome e guarda o seu ID. Na tabela onde vais gravar está a gravar o ID, ou não ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é +/- isso.....

na dropdown tenho de ir buscar os dados a um tabela que tem os campos nome e ida;

e quero que na dropdown me apareça o nome mas ao seleccionar os respectivo nome e fizer adicionar num respectivo botao eu vou inserir noutra tabela de base de dados apenas o ida;

ou seja tenho de apresentar os nomes mas com o ida a trabalhar por traz;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois o meu problema é como prencher a dropdown.

porque se meter na drop o ida ele guadar na nova tabela o respectivo ida escolhido, mas eu quero que guarde sim o id mas eu tenho de escolher pelo nome. por isso na query tenho de por algo do tipo on tabela.ida=tabela.nomes com um inner join ;

ou sera que nao é assim? ja experimentei varias coisas mas nenhuma funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha lá, tu na tabela tens o id e o nome e na outra guardas o nome entre outros dados provavelmente. Tens de utilizar esse campo, o ida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

quanto ao problema de trabalhares com o nome e número de determinado componente na DropDown é simples, na query tens de ter o ID e a descrição do que queres colocar e depois defines o ID para dataValueField e a descrição para o DataTextField. Exemplo:

select User_id, User_descricao from users; (executas a query retornando um Dataset ou datareader, o exemplo é com dataset)

this.DropDown1.DataSource = dataSet.Tables[0];
                   this.DropDown1.DataTextField = "User_descricao";
                   this.DropDown1.DataValueField = "User_id";
                   this.DropDown1.DataBind();

espero ter ajudado!

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora