• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

kripton2007

Iniciar Programação em C

7 mensagens neste tópico

Olá a todos...

Bem agora com o início do 2º semestre aí à porta nada melhor do que começar a interiorizar alguns conhecimentos daquilo que vamos aprender.

Este semestre vou ter programação imperativa, ou seja, vamos começar a dar C... Assim sendo gostava de ir aprendendo a programar nesta linguagem, que penso não ser muito difícil, pelo menos foi a ideia com que fiquei depois de ter pesquisado algumas coisas.

Já estive a consultar algumas excelentes ajudas aqui no P@P: "Curso de C" e "Bases de Programação em C"... Mas gostava de algo que desse uma maior motivação para aprender, nada de avançado, uma vez que ainda estou a começar nisto, mas uma coisa engraçada tipo um "mini-projecto".

Alguém me pode indicar alguma coisa, ou mesmo dizer qual a melhor forma para aprender a programar em C??

Cumps kripton2007  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso-te mandar fazer o que mando fazer sempre a quem quer começar a brincar com C fazendo mini-projectos.

Faz uma agenda, guardando o nome da pessoa, a sua data de nascimento e o seu número de telefone. Os dados devem ser armazenados num array de estruturas. Os campos podem ter um tamanho fixo no inicio para simplificar a coisa. O programa deve correr num loop, pedindo comandos para executar. Para primeira versão implementa listagem de pessoas e suporte para adicionar novas entradas. Neste primeira versão também podes ter um número limitado de entradas para facilitar, e guardas a nova entrada na primeira entrada livre. Caso não haja espaço, o programa deve informar e pedir o próximo comando a executar.

Quando tiveres isto feito, logo se arranjam funcionalidades mais avançadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Compra o Livro do Luis Damas - Linguagem C, muito bom, e certamente irá ajudar-te.

O livro é bastante conciso, explica as coisas sem grandes rodeios e está bastante completo no que toca à programação em C.

O livro deve custar à volta de 30€, não é caro, mas é uma boa aquisição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas sugestões!

Triton, vou seguir o teu conselho e começar a desenvolver esse mini-projecto...

cgoncalves, por acaso ja tinha andado a ver esse livro e ja várias pessoas me disseram que era muito bom para inicar programação nesta linguagem... e para mais é da FCA o que significa que tem realmente qualidade, uma vez que tenho muitos outros da mesma editora e são excelentes! Vou fazer a aquisição do mesmo, está com um pequeno desconto na fnac fica por volta dos 26€...

Obrigado a todos pela ajuda. Contudo, estou sempre "aberto" a novas sugestões.

Cumps kripton2007

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem... agora que acabaram os exames, vou então começar a "meter as mãos na massa"!

Tenho uma dúvida! Já li em alguns sítios que posso programar em C com o Microsoft Visual C++ Express Edition. Isso confirma-se? Posso fazê-lo?

É que programei quase sempre em ferramentas da Microsoft, daí se for possível fazê-lo estaria mais virado para esta opção.

Cumps kripton2007

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não recomendo C com Visual C++. Embora seja possível não é o melhor para aprender pois não é totalmente compatível com a nova revisão do C. Saca o Pelles-C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

qual é preferível: Pelles-C ou DevC++???

já agora podem-me indicar alguns websites que contenham código fonte de programas em C, estilo macorrati.net?

Cumps kripton2007

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora