• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zubimaster

Venda de códigos de programas closed-source

9 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Abri o post a apenas para informar que iniciei a criação de um novo projecto que pode ser rentavel aqui para o pessoal do P@P.

Este projecto consiste no seguinte:

Os programadores enviam projectos de programas ou qualquer outro tipo de aplicativos e fazem o upload. Depois de aprovados os projectos, é colocada a informação e o executavel do projecto pelo preço definido pelo programador.

Uma vez comprado o código desse aplicativo, o artigo é removido do website.

// Se estiverem interessados em postar lá o vosso código, agradecia que me enviassem para eu colocar já na BD e para não ter um website deste tipo "em branco".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm. Já tens alguma coisa feita (site), ou algum projecto aprovado?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo, a nova versão do psikula photo studio.

Se quiseres ver a versão anterior penso que está aqui no forum.

CUMPX

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Venda de códigos de programas closed-source", o que raio é venda de códigos de programas? Se estás a vender, então o código passa a ser completamente meu, como é que me garantes que vendes apenas a mim? E de que forma se processa a venda?

E onde como cumpres os requisitos legais para a transmissão de direitos de autor? Se estás a vender o código então os direitos de autor passam para quem comprar o mesmo.

Podias explicar um pouco melhor todo este esquema?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todo o site processa a informação de forma automática, eu apenas tenho de aceitar ou rejeitar novas adições ao site.

Se a compra for bem sucedida leva o utilizador para uma página SEGURA onde permite descarregar o ficheiro com o código.

Ao adicionar novo conteúdo, o vendedor assinala que se o producto for comprado declara totalmente os direitos de autor a quem os compra.

Esses dados são enviados para o servidor, para um local seguro, onde diariamente deverei fazer uma cópia de segurança. Assim cajo existam problemas é só contactar os admins, ou seja, eu!

CUMPX

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum... ok, então não estudaste a legislação existente sobre direitos de autor antes de fazeres o sistema? É que a passagem de direitos de autor, em Portugal, exige uma escritura, coisa que não se faz pela Internet. A não ser que o CDADC tenha mudado recentemente, que julgo não ter, esse sistema é de legalidade duvidosa, ou por outro lado, permite-me dar a volta à suposta "venda" de código.

Não quero "deitar abaixo" o sistema mas foram apenas dúvidas que me surgiram sobe como funcionaria.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Problemas:

* duvidas que eu também tenho sobre a legalidade, devido à necessidade de transmissão de Direito de Autor. Ceder Direitos de Autor, não é a mesma coisa que licenciar Direito de Autor. No fim-de-semana talvez tenha tempo para verificar esta questão para dar uma opinião pessoal mais fundamentada.

* Não acho que este seja um modelo sustentável para os programadores.

Sejamos realistas, quase nenhum software é uma comodidade que possa ser vendida como um produto. Mesmo o software que pode ser vendido como um produto, na maior parte dos casos a sua engenharia e a sua colocação no mercado é suficientemente cara, para que seja necessário escala nas vendas para permitir preços aceitáveis. É por isso que a maior parte do software é desenvolvido como um serviço, ou então distribuído gratuitamente e o seu desenvolvimento sustentado por serviços relacionados. Ou seja, primeiro o consumidor pede algo ao produtor.

Este serviço tem uma lógica comercial invertida ao modelo que se mostrou sustentável para a maioria esmagadora das empresas e sabe-se que essa lógica comercial é impraticável em quase todos os casos.

* Se há cedência de direitos de autor ao consumidor e o software não está a ser licenciado, então cumprem-se todos os requisitos para ser Software Livre/Open Source Software, pelo menos até o software ser distribuido a um terceiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora