• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Joomla: Layout dependente da localização/secção/conteúdo?

11 mensagens neste tópico

Viva.

Tenho um Joomla 1.5.9 instalado e queria saber se é possível (e como) posso ter um layout distinto dependente da localização/secção do artigo/conteúdo.

Por exemplo:

1. Entro no site, e a página de entrada apresenta as notícias e o texto de boas vindas.

Bem vindo

-----------

Notícias

2. No menu escolho "ajuda" e mostra um artigo de como usar a ajuda e por baixo deste mostra a FAQ.

Como usar a ajuda

-------------------

FAQ

3. No menu escolho créditos e mostra um artigo com os créditos do site e por baixo mostra um artigo com a morada e ao lado do artigo da morada mostra um artigo com o mapa.

Créditos

----------------

Morada | Mapa

Como posso fazer isso no Joomla?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é preciso criar um template novo, basta que o template que uses tenha placeholders (não sei se é assim que se chama) nos sítios onde queres mostrar esses diferentes elementos.

Agora, tens um obstáculo que terás de contornar, por defeito o joomla não vem com nenhum tipo de página que tenha dois artigos. Podes mitigar esta limitação de várias formas:

* Crias tu um componente que mostre duas coisas (overkill e demasiado trabalhoso, para alem de não haver boa documentação sobre isso)

* Crias tu um módulo para mostrar um tipo de conteudo à tua escolha. Depois defines onde esse módulo aparece e o que queres que contenha, isso permite-te mostrar duas coisas diferentes na mesma página, uma coisa usando esse módulo outra usando o conteudo da página

* usas uma página de blog e define-la como tendo dois artigos.

Isto é um bom exemplo de como o joomla se revela bastante limitado para qualquer coisa que fuja ao típico site quasi-estático.

Uma arquitectuas como a do wordpress por exemplo é muito mais flexivel mesmo sendo incomparavelmente mais simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas.

Dado que o site ainda não está operacional, mudar para outra coisa não está fora de questão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é preciso criar um template novo, basta que o template que uses tenha placeholders (não sei se é assim que se chama) nos sítios onde queres mostrar esses diferentes elementos.

Agora, tens um obstáculo que terás de contornar, por defeito o joomla não vem com nenhum tipo de página que tenha dois artigos. Podes mitigar esta limitação de várias formas:

* Crias tu um componente que mostre duas coisas (overkill e demasiado trabalhoso, para alem de não haver boa documentação sobre isso)

* Crias tu um módulo para mostrar um tipo de conteudo à tua escolha. Depois defines onde esse módulo aparece e o que queres que contenha, isso permite-te mostrar duas coisas diferentes na mesma página, uma coisa usando esse módulo outra usando o conteudo da página

* usas uma página de blog e define-la como tendo dois artigos.

Isto é um bom exemplo de como o joomla se revela bastante limitado para qualquer coisa que fuja ao típico site quasi-estático.

Uma arquitectuas como a do wordpress por exemplo é muito mais flexivel mesmo sendo incomparavelmente mais simples.

?

Tas um bocadinho enganado, quando se percebe de programação normalmente só se complica...

não percebi nada dos nomes que chamas-te ai, mas faço todo o que foi posto nas dúvidas com uma instalação default do joomla... e com alguns componentes/plugins bem conhecidos e usados!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tas um bocadinho enganado, quando se percebe de programação normalmente só se complica...

não percebi nada dos nomes que chamas-te ai, mas faço todo o que foi posto nas dúvidas com uma instalação default do joomla... e com alguns componentes/plugins bem conhecidos e usados!

Mas também não faço outra coisa da vida desde que o mambo nasceu :P

O que é que disse em particular que te leva a crer que estou enganado?

Um plugin para o joomla pode ser um módulo ou um componente, sendo que o módulo pode ir para qualquer página mas não impossibilita a atribuição de conteudo dinâmico escohido no backoffice. É aí que entra os componentes. O problema é que é impossível uma página em particular carregar dois componentes, apenas pode mostrar um.

Estes nomes são os que constam na documentação e que são usados pelos autores do joomla, ainda que a documentação seja escaça, podes ver aqui:

http://docs.joomla.org/Module

http://docs.joomla.org/Component  <--- Ainda não tem conteudo desde que abriram o wiki, entetanto o antigo tutorial sobre componentes já está desactualizado

exit, provavelmente usas módulos que mostram um artigo sempre que precisas de mostrar alguma coisa num sítio em concreto de uma página. Mas se quiseres que o administrador escolha dois artigos por página não tens outra hipótese se não criar um componente que faça isso. Claro que não estou a falar do caso em que exista apenas uma página com dois artigos e que estes sejam sempre os mesmo durante todo o tempo de vida do site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exit, a nomenclatura usada pelo pedrotuga é a nomenclatura standard nos CMS.

Além disso, o teu post teria sido bem mais útil se se cingisse a explicar como se faz isso em vez de dizeres que o pedrotuga complicou (o que não é verdade pois a explicação dele foi-me útil).

PS: o worldpress per se está descartado por não servir os meus objectivos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exit, a nomenclatura usada pelo pedrotuga é a nomenclatura standard nos CMS.

Além disso, o teu post teria sido bem mais útil se se cingisse a explicar como se faz isso em vez de dizeres que o pedrotuga complicou (o que não é verdade pois a explicação dele foi-me útil).

PS: o worldpress per se está descartado por não servir os meus objectivos.

Tenta Drupal, pode ser que faça o que queres (não tenho grande experiência daquilo, mas dado que o metem a um nivel semelhante do joomla, tens boas probabilidades)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Drupal é uma das hipóteses que tenho na lista porque (já) tenho indicação de que faz o que quero...

Obrigado yoda.pt.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva.

Tenho um Joomla 1.5.9 instalado e queria saber se é possível (e como) posso ter um layout distinto dependente da localização/secção do artigo/conteúdo.

A base da tua dúvida é esta, certo? O joomla é 100% modular, logo podes inserir a informação de quantos componentes quiseres em quantos modulos quiseres, onde quiseres, na página que quiseres as vezes que quiseres! Podes definir diferentes templates para diferentes secções...etc

Não vejo onde é que é preciso "um componente" que mostre duas coisas como foi sugerido! A vatantagem de um sistema modular é mesmo para evitar isso!

Por exemplo imagina que tens um modulo, a informação dessa modulo pode ser inserida, dentro de outro modulo, pode ser inserida dentro de um componente, pode ser inserida dentro de um artigo! Isto tudo com uma instalação default do joomla, sem extensões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exit, obrigado por me elucidares pelo Joomla fazer isso. Queria saber como se fazia mas descobri que é com as tags {} antes de teres dado a resposta.

Seja como for, estive a explorar o Drupal e decididamente vou mudar dado que tem um conjunto de funcionalidades de base que me são extremamente úteis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora