• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rudolfo

analisando colunas de uma matriz - ajuda.

6 mensagens neste tópico

boas noites malta,

tive o meu exame de programaçao, k nao me correu lá mt bem ... mas pronto, heide passar no recurso (espero eu!!)

ora entao, uma pergunta k lá saiu, e que eu conheço muita boa gente que nela se enterrou era:

criar um metodo que recebesse uma matriz quadrada e a sua dimensao como parametro, e returnasse true caso encontrasse pelo menos duas colunas iguais, ou caso contrário, retornasse false.

é assim, eu sei, percorrer uma matriz, e analisar as linhas ... mas as colunas ....  :bye2:... e entao, enterrei-me nesse exercicio (nem seker o fiz).

eu sei que, tenho que "trancar" uma coluna, e comparar celula a celula dessa coluna, com as seguintes .... mas implementar, nao consigo ...

alguem me pode dar umas luzes por favor :P

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

assim por alto e codigo escrito directamente aqui sem testes seria qq coisa tipo

public boolean verificaColuna(int [] coluna, int [][] matriz){
    int contador = 0;
    boolean existe = false;
    for (int i = 0; i < matriz.length; i++){
        for(int k = 0; k < coluna.length; k++){
            if(coluna[k] == matriz[i][k]){
                contador++;
            }
        }
        if(contador == coluna.length){
            if(existe){
                return true
            }
             existe = true;
        }
        contador = 0;
    }
    return false;
}

Não deve ser a solução mais bonita mas acho que funciona lol este método recebe uma matriz e uma coluna e verifica se essa coluna está repetida na matriz neste caso se ela estiver lá 2 vezes considerando que 1 tem de certeza já que essa coluna pertence a essa matriz.

Só tens de mandar coluna a coluna da matriz para este método juntamente com a matriz.

Acho que funciona lol para uma coisa feita agora aqui em 5 min nem testar sem nada lol

Peço desculpa se o codigo tiver erros realmente não me foi possível testar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

antes de mais, obrigado magician.

mas pelo que vi, desse teu codigo, tem que ser passado para o metodo, uma coluna :/ e nao é esse o caso ...

o metodo que eu tinha que construir, recebia dimensao e matriz (com a obrigatoriedade de a matriz ser quadrada) e , tinha que analisar, segundo o que eu entendi, essa tal matriz, e detectar colunas iguais .... e entao em funçao dessa analise, fazer o return pela variavel booleana , e nesse aspecto que tu me mostras o teu codigo, nao é isso que acontece ... pois tas a procurar dentro da matriz, um conjunto igual ao vector previamente passado como parâmetro :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Este é apenas um método para verificar se uma coluno esta repetida na matriz depois podes criar então esse teu método que recebe a dimensão e a matriz e depois para cada coluna da matriz chama esta :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok magician, ja entendi o teu ponto de vista :P contudo, jamais poderia fazer isso no exame, visto que teria desde logo

apresentar o metodo logo "chapadinho" na folha :D

contudo, ja soube a nota do exame, e correu-me mesmo mal ... até ja me tinha inscrito para Recurso, mas tive 10 no exame, DONE :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hummm estranho normalmente os meu profs deixavam criar vários métodos auxiliares em alguns casos até mesmo só o interface. Mas pronto ainda bem xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora