• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedromgantunes

VB 2008 express

15 mensagens neste tópico

Boas :

Estou a iniciar o VB 2008 express e não tenho experiência nenhuma em VB 2008, apenas em VB no excel onde já tenho feito alguns pequenos programas.

Gostaria de saber se há possibilidade de ler e gravar valores numa folha do excel.

Caso afirmativo gostaria de saber se há algum pequeno programa / tutorial onde ensinem como se pode fazer.

Desde já o meu muito obrigado.

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

queres fazer uma interface em visual basic e enviar os valores que forem ai depositados para o excel é isso? é que nao percebi muito bem a tua duvida..

mas se for isso:

Ou fazes com um Datagrid( e Depois vais a data source e fazes ligação a tua BD) ou fazes com um documentos abrir um excel ( ' Criar uma nova instância do Excel

Código:

Dim objApp As Object

objApp = CreateObject("Excel.Application")

'Dim xlsOption As Workbook

Dim objBook As Microsoft.Office.Interop.Excel.Workbook

MsgBox("Ocorrência de Erro !", vbCritical)

objApp.UserControl = True

objBook = objApp.Workbooks.Open("D:\Project1.NET\lol")

'Ajustar Texto

'objApp.Columns.AutoFit()

objApp.ActiveSheet.Cells(9, 3) = ComboBox1.Text

'mostrar excel

objApp.Visible = True

objApp = Nothing

objBook = Nothing)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu pretendo é que os programas que tenho em VB excel passem a funcionar mas em VB 2008.

Para isso necessito de ler os valores guardados no excel, e depois guardalos não sei se numa base de dados ou continuar a trabalhar com o excel. O programa em questão é um controlo de stock de material para um departamento de manutenção.

Mas como eu já disse em VB 2008 sou apenas um curioso, espero que não por muito tempo. :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu pretendo é que os programas que tenho em VB excel passem a funcionar mas em VB 2008.

Para isso necessito de ler os valores guardados no excel, e depois guardalos não sei se numa base de dados ou continuar a trabalhar com o excel. O programa em questão é um controlo de stock de material para um departamento de manutenção.

Mas como eu já disse em VB 2008 sou apenas um curioso, espero que não por muito tempo. :wallbash:

Uma duvida, quando te referes a programas que tens em VB excel, referes-te a form em excel com VBA?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, eu nao estou muito dentro de excel.. mas nao sei se tens conhecimento da versao paga da microsoft "Microsoft Visual Studio 2008" dá-te a possibilidade de abrires documentos excel lá.. e acho que depois edita-los como .NET mas nao te quero dar certezas..

Mas respondendo á tua duvida, depende muito do que já tiveres no excel.. se tiveres poucos dados podes começar uma nova aplicação em vb.net e depois introduzi-los.. caso tenhas muitos.. acho que deves fazer uma ligação ao excel.. para isso ve aqui como o deves fazer:

http://www.connectionstrings.com/

escolhe o excel que tens:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Visual Studio Express não tem o VSTO (Visual Studio Tools for Office) que te permite fazer isso ... apenas as versões profissionais.

O que podes fazer é abrir e manipular os ficheiros de Excel através de um processo denominado automação. No entanto, não é melhor do que o VBA e não te trás grandes vantagens.

Se quiseres deixar de usar o Excel e utilizar apenas o VS2008 e uma base de dados, isso é diferente e já podes fazer muita coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para se utilisarem bases de dados é necessário ter instalado o SQL server ou não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas tens uma versão express que é gratuita.

Existe ainda várias que não necessitam de instalação, como o Access por exemplo, ou mesmo utilizando ficheiros XML.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tentei istalar o SQL server express, mas não o consigo instalar dá sempre um erro e encerra a istalção apenas pede se pode enviar o erro para a microsoft.

Mas posso tentar utilizar bases de dados do Access, ou os ficheiros XML. Qual das duas opções será a mais correcta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não há por ai um programa exemplo onde se "ensine" como ler e escrever numa base de dados do Access.

Obrigado :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado

Não conseguia instalar o SQL server porque não tinha permissão de administrador.

:wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora