• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tsunamidream

testar inverter

7 mensagens neste tópico

Boas

Tenho um portátil que ficou com a imagem marada, penso que seja o inverter, visto que ligado a um ecrã externo dá imagem sem qualquer problema.

Alguém me pode dizer como testar o inverter do lcd? com o multímetro encostei as duas agulhas nos dois pontos de massa e não faz passagem de corrente, será correcto?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vê lá se apanhas um choque, isso ainda deve ter aí umas centenas de volts, se é o que estou a pensar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em que parte e porque é que dizes que tem grandes voltagens?

Que voltagem é que as lâmpadas precisam para se ligarem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, se bem me lembro, os LCDs levam uma CFL para fazer a iluminação, e têm um "inverter", como todas para gerar algumas centenas de V para a lampada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas um inverter não é isso que faz. Um inverter é um circuito electrónico comutado que a gera uma corrente aproximadamente sinusoidal. Eu perguntei porque a peça a que chamam 'inverter' num portátil pode não ser um inverter, ou pode ser mais do que um inverter.

Em particular estava a perguntar se as lampadas do LCD precisam de altas voltagens para o arranque, uma vez que devem ser fluorescentes. Duvido que precisem de altas voltagens para se manterem ligadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas é mau sinal não fazer passagem entre os dois pontos de massa, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mau sinal não sei, esquisito pelo menos é. Mas tambem se os pontos eram de facto contínuos electricamente só mesmo se houve por aí metal a derreter ao ponto de interromper uma pista. Acho que nesse caso o teu pc tinha deitado fumo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora