• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

amiloM1425

Duas dúvidas

13 mensagens neste tópico

Olá a todos,

dentro em breve irei iniciar um novo projecto e tenho algumas dúvidas em relação a dois pontos.

1) Neste projecto terei que estar à escuta de uma porta COM, alguém conhece algum tutorial sobre comunicação com portas COM?

2) Terei de criar uma base de dados local, a aplicação será mono posto, ou seja não tenho o problema de acessos concorrentes. O ideal seria evitar a instalação de servidores BD. Para correr localmente sem servidor só conheço Access mas não acho que seja uma boa solução. Que base de dados sugerem utilizar?

Desde já agradeço a vossa atenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas respostas rápidas.

Nunca tinha ouvido falar no SQLite, ainda só dei uma breve vista de olhos pelos links que me enviaram e pareceu-me bastante interessante.

Mais uma vez obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2) SQLServer CE (Compact Edition

Como é um produto da mesma empresa tens uma interacção excelente entre os 2 produtos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também já tinha andado a ver esse, mas quando estava a experimentar criar uma bd, os dados do tipo int só permitiam um máximo de 4 dígitos (se calhar vi mal), o que para o caso a que a bd se destina é muito pouco, pois só permitia 9999 chaves primárias. Se existisse forma de contornar essa situação seria bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

viste mal, são inteiros a 4 bytes, logo tens 2^32 números

e ainda tens o bigInt a 8 bytes  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum ok.

Então no campo length, onde aparece 4 nos dados do tipo int significa que é o número de bytes a usar, é isso?

Isto agora é outra questão relacionado ainda com o Sql Server Compact Edition que vai de encontro a outro post que já coloquei.

Usando então uma bd sql server compact edition, o pc onde irá correr a aplicação terá que ter o Sql Server Compact Edition instalado, certo? Ou seja terá de estar seleccionado como sendo um pré-requisito quando se faz o publish da aplicação. A questão é que a aplicação é para ser "distribuída" num cd e os pré-requisitos deveriam ser instalados a partir do cd e não a partir do download dos ficheiros no site do vendedor, ou seja, os setups da framework .Net, do Sql Server, etc deveriam ir no cd.

Ao fazer o publish da aplicação com a opção "Download prerequisites from the same location as my application" dá o seguinte erro:

The install location for prerequisites has not been set to 'component vendor's web site' and file 'WindowsInstaller-KB893803-v2-x86.exe' in item 'Windows Installer 3.1' can not be located on disk.

Quais os ficheiros é que devo incluir e onde os devo colocar para que ao fazer o publish não dê erro?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes (no teu caso deves) fazer tu o download e indicar no publish o caminho onde ele vai buscar os pré-requisitos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto está dificil, continua a não dar  ;)

Já fiz o download dos seguintes 3 ficheiros:

- dotNetFx35setup.exe

- SSCERuntime-PTB-x86.msi

- WindowsInstaller-KB893803-v2-x86.exe

que são os setups respectivamente da framework .Net 3.5 SP1, Sql Server Compact 3.5 e Windows Installer 3.1 (que são os pré-requisitos).

Já escolhi a opção "Download prerequisites from the following location" e indiquei o caminho "\\prerequisites\setups", mas ainda assim continua a dar o mesmo problema  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, já encontrei resposta ao meu problema.

Ao que parece o Visual Studio 2008 Express Edition não permite fazer o que quero.

De qualquer forma já encontrei outra maneira de fazer o que queria. Uso um software para criar setup wizards que ao verificar que não estão instalados os pré-requisitos executa os setups.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, já encontrei resposta ao meu problema.

Ao que parece o Visual Studio 2008 Express Edition não permite fazer o que quero.

De qualquer forma já encontrei outra maneira de fazer o que queria. Uso um software para criar setup wizards que ao verificar que não estão instalados os pré-requisitos executa os setups.

e que software é esse?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Inno Setup 5.

Funciona com base num script que se cria onde é possível definir vários parâmetros, como por exemplo:

- Definir idiomas possíveis no wizard

- Que ficheiros e pastas copiar para a pasta de destino da instalação

- Executar setups de outros componentes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora