• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Disco 5400rpm vs 7200rpm

12 mensagens neste tópico

Boas,

Então é assim, há quase 2 anos comprei o meu portátil, que tem 160 Gb a 5400 rpm. Neste momento estou a pensar fazer um upgrade ao disco, mas estou em dúvida entre estes 2:

500 Gb a 5400 rpm (cerca de 100 euros)

320 Gb a 7200 rpm (cerca de 90 euros)

Estou mais inclinado para comprar o de 7200 rpm, mas aqui entra a questão, será que vou notar uma grande diferença na performance? Será que não vou perder muita autonomia na bateria?

É mais por isto que ainda não decidi...

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o impacto na bateria deve ser mais perceptível do que o impacto no desempenho. Mas tudo depende do que é mais importante para ti.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu apostava no de 7200 porque o meu "transportável" está quase sempre ligado à corrente eléctrica.

Se usas muito bateria então digo que um portátil sem bateria não serve para nada logo...5400... senão 7200

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu dou bem mais valor à capacidade de armazenamento.

Não sei até que ponto a diferença é notavel, talvez se note bem. Para o uso que eu dou ao meu PC é rigorosamente igual, nunca estou à espera do disco para nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No meu caso, últimamente tenho usado bem a bateria, antes estava quase sempre ligado à corrente mas agora uso-a mais.

Estou mais reticente porque actualmente tenho 2 baterias, uma que dura quase 3 horas e outra por volta de 4 horas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu iria sem dúvida alguma para o de 5400rpm. Menor consumo, menor ruído, e a diferença de velocidade não é muita se não vais jogar jogos que tira 5160489401654065408408940654 petatiliões de texturas de 15610650416046504 yottabytes do disco por segundo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o espaço não for o factor mais relevante podes tentar ir para um de 7200, por exemplo os ultimos modelos da seagate têm consumos aos níveis dos de 5400, não é pela bateria que perdes.

Mas o melhor é veres reviews dos 2 modelos que queres. O de 500 Gb pode acompanhar de perto as velocidades de um de 320 gb a 7200 porque provavelmente têm maior densidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei por comprar o de 5400rpm de 500 Gb...

Agora isto sim é espaço! :)

E para compensar mudei-me de vez para os sistemas 64 bits, já tenho o Vista SP1 x64 a bombar e os próximos sistemas operativos que instalar vão pelo mesmo caminho. :P

Obrigado pelas opiniões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi uma boa escolha, como é para um portátil.

Também escolheria o de 5400rpm /500Gb...

Mas claro se fosse para um Desk eu optava pelo de 7200rpm.

Pessoalmente prefiro rapidez...

É pena os HDDs de 10000rpm ainda estarem a um preço elevado, para o meu orçamento...

Senão, upa upa! :)

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nota-se bem a diferença dos 5400 para os 7200, basta compararem os discos rígidos dos desktops, que são praticamente todos a 7200RPM, com os dos portáteis, normalmente 5400RPM. Eu pelo menos noto bem a diferença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nota-se bem a diferença dos 5400 para os 7200, basta compararem os discos rígidos dos desktops, que são praticamente todos a 7200RPM, com os dos portáteis, normalmente 5400RPM. Eu pelo menos noto bem a diferença.

Sim, nota-se, os de 7200rpm conseguem ser mais rápidos, mas os de 5400rpm acabam por ser mais silenciosos e económicos (energia).
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

depende mesmo da utilização que vais fazer.. se  for para teres o pc muito tempo ligado aconselho usares o de 5400, mas se fores daqueles que faz muitos downloads e usares o disco para guardar os dados escolhe o de 7200.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora