• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jtiagodias

Fazer obecto a 3D a partir de fotos

7 mensagens neste tópico

ora viva,

Não sei se este é o local correcto para fazer o post mas como não encontrei nad amelhor faço aqui a pergunta.

Alguém conhece algum software que, com base em diversas fotografias dum objecto, as monte e faça a modelação 3D do mesmo??

Agradecia que me dissessem algo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso conheço, mas não me recordo do nome. Quando me lembrar (se me lembrar) já posto aqui o nome.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço imenso....

Andei a fazer umas pesquisas mas nenhum me permite, com base em fotografias, obter um ficheiro 3D para ver todo o objecto.

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

humm... não conheço tal coisa. Também gostava de saber o nome.

No entanto, axo isso estranho, porque é impossivel uma aplicação apartir de umas fotos perceber a volumetria de um objecto. Por exemplo modelar um sofa, ou um telemovel... não me parece possivel.

Se for um objecto simetrico de todos os lados, tipo um copo, isso talvez já seja posivel. Mas um objecto mais detalhado... axo estranho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

humm... não conheço tal coisa. Também gostava de saber o nome.

No entanto, axo isso estranho, porque é impossivel uma aplicação apartir de umas fotos perceber a volumetria de um objecto. Por exemplo modelar um sofa, ou um telemovel... não me parece possivel.

Se for um objecto simetrico de todos os lados, tipo um copo, isso talvez já seja posivel. Mas um objecto mais detalhado... axo estranho.

Hum....

Não concordo muito contigo....

É óbvio que o software não teria a capacidade para "calcular" o volume...

Basicamente o software teria que unir fotos com base em pontos semelhantes...

Não sei se estás familiarizado com softwares de fotografia mas há imensos que, com base em 3 ou 4 fotografias te fazem uma panorâmica. Basicamente detectam pontos iguais em cada uma das fotografias e vão colando umas ás outras....

Transpondo para um objecto seria fazer mais ou menos o mesmo mas as fotos teriam que ser dispostas a 3D....

isto teoricamente claro

heheheh

Mas obrigado pelo teu comentário porque é dos diferentes contributos que se consewgue obter uma solução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, ja la vai algum tempo, mas não tenho vindo aqui.

Quando se fala de modelação 3d, É modelação do objecto no seu total e não modelação para jogos em 1995 onde um carro era um cubo com 6 imagens aplicadas para "fingir" o resto do detalhe.

Nos quando estamos a modelar um objecto, normalmente usamos fotografias como referencia, mas o nosso cerebro com a experiencia que temos vamos percebendo o que é relevo e o que não é. No entanto o ideal é ter o objecto perto de nós para termos a certesa dos promenores.

Basta haver cavidades no objectos que se quer a 3D para o software não ser capaz de as detectar na perfeição. Por exemplo uma mota.

Alias, se isso fosse realmente fiavel, não andavamos a modelar telemoveis e carros para os anuncios, sofas para os trabalhos de visualização de arquitectura etc e tal. Tiravam-se umas fotos, o software fazia o resto  e poupava-se muito tempo, poupando-se assim muito dinheiro. A verdade é que isso não se usa.

Uma coisa é um panorama, outra é um objecto 3D. São coisas distintas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que o foxymop tem razão.

Existem é programas em que se inserem as fotografias de vários ângulos, e depois vão-se adicionando as shapes por cima da foto (como um cubo, por exemplo) e depois ele transformava com as texturas e etc. Mas NÓS, humanos, é que tínhamos de estar a definir aquilo, senão ele interpretava como chão.

Eu tinha um demo de um programa idêntico no meu computador, mas já era velhinho :D só dava para cubos, prismas e seus derivados. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora