• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tharis

ONI'2009 - Olimpíadas Nacionais da Informática 2009

684 mensagens neste tópico

Mais uma edição! :cheesygrin:

http://www.dcc.fc.up.pt/oni/2009/

* Inscrições: até ao final do dia 20 de Abril

* Prova de Qualificação na Internet: 12:00 de 23 de Abril a 18:00 de 25 de Abril

* Final Nacional: 15 de Maio de 2009

* Olimpíadas Internacionais de Informática'2008 (Bulgaria): 8 a 14 de Agosto de 2009

Quantos somos? Este ano tem de ser para ocupar o Top8! :confused:

Eu vou! :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou participar. E é para tentar fazer melhor que no ano passado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

onde é preciso ir ? >_>

Primeiro não é preciso ires a nenhum lado.

Quando as inscrições abrirem, arranjas um prof. responsável e depois inscreves-te.

Depois tens a qualificação e se ficares nos 30 primeiros, vais à final nacional.

Se na final nacional ficares nos 8 melhores, vais ao estágio durante uma semana no Verão, onde os 4 melhores são escolhidos para ir às Internacionais à Bulgária representar Portugal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso é uma granda confusao lol

e logo eu q sou uma azarada d 1ª :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso é uma granda confusao lol

e logo eu q sou uma azarada d 1ª :wallbash:

Que é que não percebeste?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Percebi tudo, mas esses sitios sao sempre uma grande confusao, mal se pode respirar lol. e para alem disso nunca tenho sorte nesse tipo de coisas ^^ i fico super nervosa xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Percebi tudo, mas esses sitios sao sempre uma grande confusao, mal se pode respirar lol. e para alem disso nunca tenho sorte nesse tipo de coisas ^^ i fico super nervosa xD

Confusão? LOL

Nunca foste, por isso não podes falar...

Se há coisa que não é confusão são as ONI. :confused:

Não é muita gente e durante a prova tens um PC e uma secretária com espaço só para ti.

E isso de ser azarado, nem me vou pronunciar. :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, vais na desportiva, se perderes, caga.

Agora isso do professor responsável é que me trama... talvez peça ao meu stor de fisica :S

P.S.: Já agora, já que a dEvanix falou em participar, qual costuma ser a proporção masculino/feminino nesta competição?

Sem querer ser sexista, tendo em conta os utilizadores deste fórum e de outros, cheira-me que ela ia ser uma das poucas mulheres lá no meio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, vais na desportiva, se perderes, caga.

E se perderes, paciência. :confused:

Agora isso do professor responsável é que me trama... talvez peça ao meu stor de fisica :S

Se não conseguires arranjar, falas com o Prof. Pedro Ribeiro (pelo mail oportunamente anunciado) e vê-se o que se faz, porque já houve pessoas que não arranjaram prof. e não foi por isso que deixaram de participar.

P.S.: Já agora, já que a dEvanix falou em participar, qual costuma ser a proporção masculino/feminino nesta competição?

Sem querer ser sexista, tendo em conta os utilizadores deste fórum e de outros, cheira-me que ela ia ser uma das poucas mulheres lá no meio.

Digo-te que na final do ano passado não houve uma única rapariga. Na fase de qualificação houve 2 se não me engano. Uma delas tinha pontuação para a final, pena é ter cheatado (copiado).

São poucas. Para terem noção, a única vez que Portugal teve uma rapariga nas IOI foi numas da Holanda (se não me engano) e foi porque a organização pagava a cada equipa um participante extra se este fosse do sexo feminino (acho que era sexo diferente do resto da equipa, oficialmente). Lá tivémos uma rapariga (que teve 0) nas IOI. :(

EDIT

É mesmo verdade, chamava-se Ana Torres.

Como podem ver, todos (quase?) os países têm 5 participantes e costumam ser 4.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também vou participar.

São poucas. Para terem noção, a única vez que Portugal teve uma rapariga nas IOI foi numas da Holanda (se não me engano) e foi porque a organização pagava a cada equipa um participante extra se este fosse do sexo feminino (acho que era sexo diferente do resto da equipa, oficialmente). Lá tivémos uma rapariga (que teve 0) nas IOI. :confused:

EDIT

É mesmo verdade, chamava-se Ana Torres.

Como podem ver, todos (quase?) os países têm 5 participantes e costumam ser 4.

Foi o caso que o prof Pedro relatou no estágio. Mas era interessante que alguma rapariga conseguisse ir sem ser necessário nada disso (dinheiros, cópias). :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi o caso que o prof Pedro relatou no estágio. Mas era interessante que alguma rapariga conseguisse ir sem ser necessário nada disso (dinheiros, cópias). :confused:

Exactamente! Estive a falar com ele e é melhor chamar-lhe Sofia e não Ana, porque ela não gostava, vá-se lá saber porquê.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vou ... tentar fazer melhor figura :P

Se deixares de ser tão preguiçoso, consegues :P

Aproveitem bem a oportunidade de participar nas ONI. Por um lado, os problemas costumam ser bastante porreiros e, por outro, ir às IOI's é uma experiência fantástica como alguns de vocês testemunharam.

Mesmo quem gosta destas coisas e não consegue ir às IOI, como eu não consegui na minha altura, não é motivo para desanimar porque existem muitos mais concursos pela frente  :P

Acima de tudo, divirtam-se :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente! Estive a falar com ele e é melhor chamar-lhe Sofia e não Ana, porque ela não gostava, vá-se lá saber porquê.

Ana é um nome bastante comum, daí elas gostarem que tratem pelo segundo nome (Ana Maria, Ana Sofia, Ana Carolina, Ana Catarina, Ana Cláudia, ...). :P

Se deixares de ser tão preguiçoso, consegues :P

O que eu mais preciso é de guidance nisto in the real life. Com isso acredita que fazia uma figura melhor que a do Tharis :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu mais preciso é de guidance nisto in the real life. Com isso acredita que fazia uma figura melhor que a do Tharis :P

Como penso que bem sabes, "partir pedra" sozinho leva mais tempo, mas chega-se lá :P  Não sei ao certo a que nível estavas a falar. Mas em Portugal, é dificil isso acontecer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ana é um nome bastante comum, daí elas gostarem que tratem pelo segundo nome (Ana Maria, Ana Sofia, Ana Carolina, Ana Catarina, Ana Cláudia, ...). :P

:P

What the? Fazias melhor figura que eu? Se eu tivesse guidance in the real life, como tu estás a pedir também seria muito melhor! Para quem aprende por si e com a ajuda de people como o mogers, pcaldeira, Warrior eu acho que já faço um trabalho bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há possibilidades de acompanhar os participantes quase individualmente, como noutros países com mais tradição neste tipo de concursos, mas djthyrax, consegues muito bem aprender qualquer coisa com o pequeno núcleo de participantes em concursos aqui do p@p. Eu, por exemplo, aprendi muito (sobre C/C++ e sobre algoritmos) com o Warrior, no ano em que fui às minhas primeiras ONI. Depois, quando já tinha "autonomia" para ir avançando sozinho, e com a ajuda do usaco, fui discutindo problemas com o mogers, Warrior e quem mais me tem aturado nos últimos tempos a falar de problemas das IOI e tal, o André Pinto (andre.sp no topcoder, jag_haxxan no #p@p, acho que não está registado no fórum). E tal como eles me têm ajudado, (e eu acho que tenho ajudado alguns, como o labrego do tharis :P) também tu podes perguntar qualquer coisa no #p@p, ou discutir um ou outro problema, e sabes que tens sempre resposta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O importante é a vontade própria. Tem que partir de cada um. Se o problema é não saberem que passo dar a seguir ou a resolução de um problema, é questão de falarem com um dos muitos ex-concorrentes que já passaram por onde vocês passaram e que agora participam nos concursos universitários para vos ajudarem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não perceberam o que eu quis dizer (as usual). :P

A guidance que eu preciso não é aprender DFSs, BFSs, Flloyd-Warshall, etc etc, mas sim de ter uma aprendizagem minimamente guiada mesmo numa linguagem. Bater pedra individualmente pode dar bons resultados, mas nunca é perfeito, e há sempre falhas. Eu noto e muito o problema do bater pedra sozinho quando programo em C p.e. e quando digo que dava jeito guidance, digo a partir do nível zero dada a nível escolar mesmo. Não podem negar que p.e. o acompanhamento que o Warrior teve na área da programação no CIC o ajudou e muito a conseguir evoluir mais depressa e melhor, porque eu, ao contrário dele, às vezes tenho que voltar muitoooooooo atrás para aprender coisas tão simples e tão básicas que até mete nojo. E isso é desmotivante, especialmente depois de se bater pedra de forma errada sozinho durante tempo. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ter alguém como um (bom) prof é sempre fixe. Mas olhar para tutoriais não é assim tão mau e podes andar ao teu ritmo, coisa que não acontece na escola. Para estes concursos só é preciso saber algumas coisas básicas da linguagem que uses e tens o fórum para tirar dúvidas.

E isso é desmotivante, especialmente depois de se bater pedra de forma errada sozinho durante tempo. :P

O importante é a vontade própria. Tem que partir de cada um.

Estas palavras vêm de pessoas com experiência e acho que tás a sobrevalorizar a "guidance" que tivemos. Para mim, aprender uma linguagem é muito mais fácil do que aprender algoritmos porque para aprender uma linguagem existem muitas mais pessoas que podem ajudar.

PS: ter um bom prof não é tão fácil como seria esperado e falhas, erros, etc, existem em qualquer coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem dúvida. Já resolvemos centenas de problemas e acredita que para isso não há guidance que valha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ter guidance mesmo a aprender uma linguagem/a programar por vezes faz toda a diferença, isso não podem negar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora