• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vox_pt

Java para telemoveis

11 mensagens neste tópico

Boas

É uma questão muito simples: Java de telemóvel é diferente do java para sistemas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é. Para telemovel usas o java ME (micro edition) . E sim e diferente a forma de programar, mas nada tambem de outro mundo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A forma de programar não é diferente, muda os métodos de init mas a sintaxe da linguagem é a mesma do Java normal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu diria que a forma de programar é diferente, no aspecto em que os recursos são muito limitados, ou seja a memória é pouca e o processamento custa bateria! Existem alguns cuidados a ter...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deixa de programação igual ao Java SE.

Resumindo, para não haver confusões, Java ME, disponível para dispositivos com recursos limitados, é a mesma linguagem, com as mesmas características, que o Java para desktop, apenas o número de classes presentes é menor, ficando restritas a um conjunto base, considerado fundamental. A forma de desenhar componentes gráficas é similar ao uso de applets.

Há, no entanto, que ter em conta que nem todos os telemóveis suportam Java da mesma maneira, e existem várias incompatibilidades entre os diferentes modelos e marcas.

Não existirão classes com componentes Swing :confused:, ou classes que sejam consideradas supérfluas, mas a linguagem é a mesma e a forma de programar é, também, a mesma.

Poderiam considerar que n o caso de Java MEé necessário ter atenção aos recursos, mas isso é algo que se tem de ter sempre atenção, não é só em Java ME ou em Java, é em tudo, por não se ter atenção é que andam para aí pelas bostas feitas em Java...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na programação própriamente dita não deixa de ser Java, mas na verdade é um bocado diferente, principalmente a forma de pensar.

J2ME é mais orientado a eventos, e não podes ir muito além. Mas é uma excelente solução para quem quer desenvolver soluções rápidas e com o mínimo de performance...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu diria que a forma de programar é diferente, no aspecto em que os recursos são muito limitados, ou seja a memória é pouca e o processamento custa bateria! Existem alguns cuidados a ter...

O teu maior problema não é isso: um telemóvel a correr uma aplicação Java aguenta muitas horas e consome bastante pouca memória.

O maior problema é que tens de ter em atenção aos recursos que tens disponíveis, dado que os dispositivos móveis não têm todos os mesmos recursos (ecrã de tamanhos diferentes, bluetooth, etc.) pelo que tens de ter em atenção CLDC/CDC e o MIDP.

Vê mais aqui: 

- http://java.sun.com/javame/technology/index.jsp

- http://en.wikipedia.org/wiki/Java_ME

- http://java.sun.com/javame/downloads/index.jsp

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um telemóvel a correr uma aplicação Java aguenta muitas horas e consome bastante pouca memória.

Não será tanto assim, estamos a falar de dispositivos que poderão ter 160K ou 192K de memória, onde essa memória é partilhada por todas as aplicações a correr no dispositivo. Poderá aguentar muitas horas se fizeres pouca computação e mais nada, mas o telemóvel também serve para outras coisas, chamadas, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não será tanto assim, estamos a falar de dispositivos que poderão ter 160K ou 192K de memória, onde essa memória é partilhada por todas as aplicações a correr no dispositivo. Poderá aguentar muitas horas se fizeres pouca computação e mais nada, mas o telemóvel também serve para outras coisas, chamadas, etc...

Consigo jogar várias horas no meu SonyEriksson, e um jogo é das aplicações mais exigentes que há.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consigo jogar várias horas no meu SonyEriksson, e um jogo é das aplicações mais exigentes que há.

Podíamos ficar o resto da vida a discutir isto, eu agora dizia que um telemóvel em particular não faz a regra e tal... mas pronto...

Concluindo:

-A linguagem é a mesma

-As API são diferentes

-Deverás ter muito mais cuidado com a programação porque os recursos são muito mais limitados

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concluindo:

-A linguagem é a mesma

-As API são diferentes

-Deverás ter muito mais cuidado com a programação porque os recursos são muito mais limitados

Isto define tudo o que é programação Java, a API nunca é a mesma, quando passas de uma parte da tecnologia para outra, a linguagem é a mesma, e, acima de tudo, seja em Java ME ou outra coisa qualquer, tens de ter muito cuidado com a programação porque os recursos são limitados.

Sei que já vai sair um pouco fora do tema, mas queria deixar bem expresso, que os recursos devia ser sempre tratados como muito limitados, dessa forma as coisas corriam bem melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora