• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vasco16

[AJUDA] Msn Interno

17 mensagens neste tópico

Boas pessoal.. Gostaria de saber como posso criar um genero de messenger para comunicar só entre rede.. ou seja nao posso usar ligações externas á rede.. que programas conhecem..?

Mais outra duvida, existe algum programa semelhante ao outlook mas para ubuntu?

obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sabes se isto funciona sem ligação externa? e se dá para varias contas? por exemplo tenho 400 funcionarios.. e uma net de 2 megas todos eles a descarregarem correio iria demorar um pouco.. o que queria era por exemplo a uma certa hora descarregava todo o correio e depois enviava para os outros pc's sem acesso exterior..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

400 funcionários para uma ligação de 2 megabit or segundo... podes tentar optimizar recursos, mas nenhuma aplicação vai fazer milagres.

O thunderbird tem mais ou menos as mesmas funcionalidades que o outlook. Não estou bem ciente das versões, mas penso que ambos permitem ao utilizador trabalhar offline. Implementar gestão de tráfego selectiva é uma tarefa avançada que deve ficar a cargo de gestores de rede profissionais. É capaz de ser melhor investimento investir na rede para suportar as necessidades da empresa.

Gostaria de saber como posso criar um genero de messenger para comunicar só entre rede.. ou seja nao posso usar ligações externas á rede.. que programas conhecem..?

Quanto a isto há várias alternativas dependendo da complexidade desejada.

O lotus notes é muito usado em empresas para este fim, mas não faço ideia de quão pratico ou intuitivo é pois nunca o usei, sei que é pago.

Uma solução que funciona exactamente como o messenger é instalarem um servidor de jabber que é um protocolo de IM como o MSN. Depois os utilizadores podem usar por exemplo o pidgin como cliente.

http://www.jabber.org/web/Main_Page

http://www.pidgin.im/

Mas isto não são propriamente coisas muito básicas de se fazerem. Sinceramente não estou a ver uma forma económicamente razoável de por isto tudo a funcionar como forma de mitigar os problemas de tráfego de uma rede com 2bits de ligação à internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente o IM interno acho que tem de ser porque o msn vai sempre ao servidor se reparares os IPs das pessoas com que falas é IP do msn server, não há ligação cliente/cliente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é possivel fazer um servidor (em ubuntu) e depois usar o cliente pidgin ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

msn não, podes é usar outro protocolo como foi dito jabber por exemplo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

msn não, podes é usar outro protocolo como foi dito jabber por exemplo

mas para isso perciso de usar ligação externa nao?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não só precisas de ligação externa para msn. Mas se tiveres o server jabber interno ele só trabalhar internamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como servidor IM, o openfire é muito fácil de usar.

Para substituir o Outlook recomendo o Kontact: http://kontact.org/

achas esse melhor em relação ao thumderbird ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

achas esse melhor em relação ao thumderbird ?

São sistemas algo diferentes, o thunderbird é principalmente cliente de e-mail, tem algumas funcionalidades extra mas todas relacionadas com e-mail, tirando a de leitura de rss feeds, as suas funcionalidades são criadas em torno das mensagens. O kontact é um aglomerado de pequenos programas que fornecem uma solução PIM, pelo que gere mais que apenas os e-mails e contactos de e-mail. Tendo coisas nada relacionadas com e-mails, como gestão de alarmes e calendários, tarefas, ou outras funcionalidades.

Não se trata de um ser melhor ou pior que outro, apenas que um tem o foco do desenvolvimento numa parte enquanto que o outro noutra. Para substituição do Outlook dependerá muito da utilização que faziam do mesmo. Se utilizarem todas as funcionalidades do Outlook, com extensão a outras aplicações MS Office, então nenhum será suficiente, se usarem apenas a questão de troca de e-mails e organização de contactos então o thunderbird tem mais do que o que é preciso. Enfim, só sabendo que tipo de utilização faziam, seja como for, qualquer um deles é uma boa opção.

Além de que não são as únicas opções que existem, tens muitos mais clientes de e-mail/PIM

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive que ir pesquisar:

PIM: Gestão de informação pessoal.

Eu aconselho o thunderbird porque é mantido pela mozilla e é um projecto que é desenvolvido a par com o firefox. Isto pode não parecer uma razão válida, mas é uma garantia que é software feito para as grandes massas. O Kontact faz parte das applicações desenvolvidas para o KDE que à partida têm um publico alvo mais tech-savy.

Se for precisa uma aplicação de organizer/calendário podes sempre usar o sunbird tambem da mozilla.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive que ir pesquisar:

PIM: Gestão de informação pessoal.

Falha minha, devia ter chamado logo pelo nome em vez de usado o acrónimo :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora