• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Software de monitorização de servidor Linux

10 mensagens neste tópico

Boas

Conhecem algum software ou conjunto de software que permita efectuar a monitorização de um servidor, onde inclua a carga da máquina, uso de CPU, uso de memória com as várias componentes, uso de disco, carga do apache e do mysql?

Encontrei alguns scripts que me mostram os valores para o servidor mas não para o apache e mysql, e essa seria uma componente importante para verificar o estado da máquina e saber se é necessário passar para outra ou não.

Seria bom que os dados estivessem num formato fácil de manipular ou que já permitisse a criação de gráficos e/ou relatórios.

Estou a fazer umas pesquisas mas não tenho muito tempo para experimentar o software e verificar fazem o que quero, se tivessem sugestões seria mais rápido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o Apache e MySQL não conheço nada, mas tens o phpsysinfo (vê na sourceforge) para tudo o resto.

Talvez o webmin tenha isso, não sei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, para MySQL e Apache é que está a ser complicado encontrar alguma coisa de jeito, esse phpsysinfo parece interessante mas pelo que vi faz monitorização sem guardar os dados, ou escapou-me alguma coisa. Seja como for é mais um para testar, não tenho é tempo suficiente para avaliar tudo como devia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O phpsysinfo não guarda, mas podes fazer includes das classes base dele e criar a tua própria app a partir daí.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dependendo do tipo de monitorização que queres fazer tens o nagios, que te monitoriza em tempo real tudo o que quiseres penso que te guarda na bd as ocurrências que definires (mas mails envia de certeza)

É uma ferramenta bastante flexível e poderosa mas não sei se é bem o que queres

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conhecia esse nagios, nem apareceu em pesquisas, tenho de ir ver o que faz.

O que preciso é determinar a carga a que está sujeito o servidor e conseguir identificar qual o sistema que está a ocupar mais recursos. Preciso de algo que me faça um diagnóstico completo ao sistema operativo (CPU, memória e I/O), que faça ao apache, para identificar carga do servidor web, e que faça ao mysql para saber como está o mysql a funcionar.

Isto porque a máquina tem vários sistemas instalados, e não é simples apontar o culpado pelos picos de carga nem saber que tipo de capacidade ainda tem a máquina, ou se já esgotou completamente a capacidade e precisamos de passar para outro servidor. De forma simples preciso obter informações que me permitam fazer uma decisão informada, agora, não sei é bem que informações preciso porque não sei qual dos sistemas está a pesar mais, primeiro preciso de saber sobre todos para depois ir reduzindo a informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o nagios consegues definir alertas para quando por exemplo o apache ocupar mais do x% de cpu mas não é uma monitorização em tempo real.

Basicamente o nagios permite-te correr uma serie de testes e monitorizações de x em x segundos e envia alertas quando os valores saírem fora dos parâmetros, é dos sistemas mais utilizados para monitorização de sistemas críticos em datacenters

já tentastes o sar ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não tentei nenhum e tenho outro problema, não posso estar a mexer no servidor, o que vai ser giro porque não estou a ver como monitorizar seja o que for sem instalar software.

Para já não tenho disponibilidade para testar os sistemas no servidor, apenas localmente e ver como se comportam, vou ter de ir vendo isto aos pouquinhos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O webmin tem ferramentas para monitorizar tanto o apache como o mysql.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora