• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

voina_braz

visual basic (visual studio 2008)

12 mensagens neste tópico

olá a todos

Tou a ter um pequeno problema com a utilização de bases de dados em visual basic!

criei uma base de dados dentro de um projecto de visual basic e ja criei uma tabela com dados (apenas a titulo de exemplo), no entanto não sei como é que, por exemplo, posso fazer aparecer os valores de um dos campos da tabela (por exemplo o nome de um cliente) numa text box. Percebo que tenho que criar uma ligação mas não sei como fazer!

Ja andei as voltas com o help (nas livrarias do msdn) mas não consigo resolver este problema por ai!!

Gostava que me dessem uma ajudinha!!

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dim myConnectionString As String = "Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename='C:\myDatabase.mdf';" & ";Integrated Security=True;User Instance=True"

AttachDbFilename='C:\myDatabase.mdf' é para uma base de dados que esta na partição "c:/", mas no meu caso a minha base de dados foi criada dentro do programa, não faco ideia de onde esta guardada!

Como é que faço a declaração??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Seleccionas a base de dados no server explorer e vês na janela das propriedades a connection string

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca inseri uma base de dados dentro de um programa, mas a solução que te encontro é a seguinte: invés de declaras o caminho da tua base de dados pões somente o nome dela.

Em principio isto deve-te resolver o teu problema ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ha, ok!!

mas na conection string a extensão que me aparece é .sdf, isto constitui um problema ??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sdf é para versões compactas (pockets, windows ce, etc). Deves usar a mdf

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, mas não tenho nenhuma base de dados com essa extensão!!!

Como faço para a criar?

O facto de estar a utilizar o sql server que vem instalado com o visual basic tem alguma coisa a ver com isso??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, ja consegui inserir dados!!

tive que criar uma base de dados nova para conseguir inserir correctamente, a que tinha anteriormente tinha proplemas!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Dim SQL As String = " SELECT MAX(ID) FROM myTable" "

"Dim total As Integer = command.ExecuteScalar()"

"Debug.WriteLine("Último registo inserido = " + total.ToString)"

Com isto posso saber qual o numero do ultimo registo incluido na base de dados, mas se eu pretender saber qual o nome do ultimo cliente que foi introduzido na base de dados como é que faço a declaração??

ja tentei:

"Dim SQL As String = " SELECT nome FROM myTable where [iD]=MAX(ID)"

mas esta sempre a dar erros!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora