• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rafinha69

Começar no Linux

13 mensagens neste tópico

Ola pessoal, eu me interesso muito pelo linux, sou um apaixonado pela segurança, e pelo desenvolvimento de software livre, e queria migrar do MS Windows para uma distribuiçao do linux ( gostaria muito de usar o slackwave ou Open Suse) e gostaria que voces me aconselhasem uns livros para eu ler sobre  o tema, para não ter problemas na minha migração

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Não sei muito sobre segurança, se não estou em erro dos que propões a ti próprio SlackWare é o mais indicado para essa área.

Documentação não tem que ser especifica para a Distro, cada peça de software tem a sua documentação, no caso de segurança procura algo do http://www.puschitz.com/SecuringLinux.shtml

Mas se te vais iniciar em linux, recomendo algo mais "soft", algo a la Debian, Ubunto por ai, depois podes ir aumentando gradualmente a segurança do sistema( não ligues a net até que esteja concluído=).

Espero ter ajudado

Abraço

Silvino

(debiminho.no-ip.org)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de começares a ler como utilizar o Linux ao máximo, certifica-te que todo o teu hardware é suportado pela distribuição que vais usar para teres uma migração pacífica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se vais começar agora, slackware não é d todo aconselhavel... Open Suse já é mais fácil e não te trará grandes dores de cabeça, mas sinceramente não gosto muito desta distribuição...

na minha opinião devias começar, por exemplo, por Ubuntu, é facil de utilizar e um bom ponto de partida para aprender mais e passar para distribuições de mais baixo nivel.

quanto a livros, não conheço nenhum mas garanto-te que encontras na net documentação mais que suficiente para saber tudo o que é preciso sobre linux!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto a livros, não conheço nenhum mas garanto-te que encontras na net documentação mais que suficiente para saber tudo o que é preciso sobre linux!

Isso não é bem assim. A não ser que pela net estejas também a falar de livros "piratas". :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não é bem assim. A não ser que pela net estejas também a falar de livros "piratas". :P

só falei porque até agora encontrei tudo o que precisei sobre linux na net, legalmente!

mas acredito que existam livros que tragam mais informação que a que está por aí disponivel...

já agora, se conheceres algum titulo interessante, partilha! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de começares a ler como utilizar o Linux ao máximo, certifica-te que todo o teu hardware é suportado pela distribuição que vais usar para teres uma migração pacífica.

Lá vens tu... A tua má experiência não quer dizer má experiência dos outros...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de no pc poucos problemas ter tido, penso que o aviso dele faz todo o sentido, principalmente se a máquina em causa for um portátil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

qn5qur.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Detestei ubuntu quando experimentei, pareceu-me demasiado aguado e demasiado branded. não sou nenhum expert mas mesmo assim meteu-me especie que não houvesse um root (e assim que se diz, nao é, root?)

mal actualize o meu bicho vou experimentar fedora

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu livros, tenho 2 em formato papel:

-> Fundamental do linux (em PT) onde explica, de alguma forma, o que é o linux, alguns comandos e como é que uma pessoa se deve "mexer" dentro do sistema operativo. Tem uma linguagem simples de facil percepção para quem entra neste sistema operativo

-> Linux Bible (em ING): neste livro aprende-se de tudo e mais alguma coisa, desde instalacao, configuração de diversos hardware. Este livro trás consigo 1 CD e 1 DVD com distribuições prontas a serem instaladas. O unico problema para alguns reside no facto do livro ser em inglês e não em portugues.

Em relação as distribuições que falas-te, ue própirio já utilizei slackware e OpenSuse e como tal, se tas a iniciar o mais recomendado será o OpenSuSE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Detestei ubuntu quando experimentei, pareceu-me demasiado aguado e demasiado branded. não sou nenhum expert mas mesmo assim meteu-me especie que não houvesse um root (e assim que se diz, nao é, root?)

É das coisas que mais gosto é que não exista uma conta de root activa, ela está lá, mas possui uma password com um valor que não corresponde a expressão alguma.

Mais segurança, nada de acidentes, e acima de tudo, log de tudo o que é feito na máquina. Se usassem o root não podia tão facilmente fazer isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora