• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

[RESOLVIDO]Configurar Apache2 para usar PHP em vez de forçar download.

13 mensagens neste tópico

Boas,

Tenho uma máquina com Ubuntu Server na qual preciso configurar o phpMyAdmin. Não tenho VHosts, nem outro tipo de redireccionamento, pelo que tudo o que possa instalar será na pasta www do apache, onde se encontra o site default.

O problema neste momento é que, se colocar um script php dentro da pasta configurada como root do apache, o script é executado como sendo um script php e obtenho o resultado correcto, mas se tentar aceder a <ip máquina>/phpmyadmin, obtenho o código fonte do script para download.

Tenho o módulo de PHP configurado e a funcionar, senão não nem na pasta por omissão eram executados os scritps, e instalei o phpMyAdmin pelo gestor de pacotes do sistema operativo.

Alguma sugestão sobre o que se possa estar a passar de errado? O que faltará configurar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Configuração automática, feita pelo gestor de pacotes, a única coisa que retirei foi o módulo do PHP quando estive a configurar o ruby on rails mas já o activei novamente. Daí estar a funcionar quando coloco dentro da pasta default do apache.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque é que não chamam as coisas pelos nomes, Alias e Virtual Hosts! :)

Não tenho virtual hosts mas tenho um alias, configurado por omissão pelo gestor de pacotes, que pelo que consigo ver está bem configurado.

Já agora, nesse link ele tem algumas coisas incorrectas, como essa de adicionar a barra, mas são pormenores.

No ficheiro de configurações para o alias do phpmyadmin está configurado o handler para os scripts php, não faço ideia porque é que não está a actuar.

As configurações são as seguintes:

Alias /phpmyadmin /usr/share/phpmyadmin

<Directory /usr/share/phpmyadmin>
        Options Indexes FollowSymLinks
        DirectoryIndex index.php

# Authorize for setup
        <Files setup.php>
            # For Apache 1.3 and 2.0
            <IfModule mod_auth.c>
                AuthType Basic
                AuthName "phpMyAdmin Setup"
                AuthUserFile /etc/phpmyadmin/htpasswd.setup
            </IfModule>
            # For Apache 2.2
            <IfModule mod_authn_file.c>
                AuthType Basic
                AuthName "phpMyAdmin Setup"
                AuthUserFile /etc/phpmyadmin/htpasswd.setup
            </IfModule>
            Require valid-user
        </Files>
        <IfModule mod_php4.c>
                AddType application/x-httpd-php .php

php_flag magic_quotes_gpc Off
                php_flag track_vars On
                php_flag register_globals Off
                php_value include_path .
        </IfModule>
        <IfModule mod_php5.c>
                AddType application/x-httpd-php .php

php_flag magic_quotes_gpc Off
                php_flag track_vars On
                php_flag register_globals Off
                php_value include_path .
        </IfModule>
</Directory>
[code]

Dava jeito ter isto configurado, apesar de não me fazer falta nenhuma, o resto do pessoal já começa a atrofiar com gestão de BD por SSH 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, não me vinha o DirectoryAlias à cabeça, que queres? :)

Não estarão ali os <IfModule> relativos do php a dar buraco? Experimenta comentar isso tudo e vê se o problema se mantêm (começa pelo AddType) (se se manter, é porque o AddType não está nas definições gerais do httpd). A partir daí é só ir descomentando.

PS: Nunca atinei com o modo como o Ubuntu configura o Apache... Manual configuration ftw.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, no pior dos casos os if não fazem nada de mais. Mas pelo sim pelo não já retirei de lá o texto, aliás, já comentei todo o ficheiro e coloquei um link simbólico para a pasta do phpmyadmin, não funciona na mesma.

Que raio de configurações manhosas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta pôr um .htaccess na directoria do phpmyadmin com o AddType.

Se não der, só estou a ver isso reconfigurando tudo à mão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando em Debian tenho de configurar coisas "à mão", então acho que quem fez o pacote fez um péssimo trabalho e procuro outro software :)

E o problema está resolvido, nada mais simples que um reboot, sim, isso mesmo, um reboot. Por alguma razão um restart, stop/start e force reload não funcionaram e não activavam o módulo de PHP correctamente, as configurações não estavam a ter efeito apesar de estarem a ser lidas pelo apache, que se queixou logo quando as mudei.

Nunca me tinha acontecido precisar de fazer reboot para ver configurações a serem aplicadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É estúpido precisar de reboot... A não ser que o pacote tenha mexido na PATH ou assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É estúpido precisar de reboot... A não ser que o pacote tenha mexido na PATH ou assim.

Mesmo que mexesse, seria apenas um caso de reiniciar a consola ou forçar um reload dos meus dados e não um reiniciar de máquina. Dado que reiniciei a consola várias vezes... enfim o melhor é que está resolvido e a funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora