• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MetalFatigue

Formula de Estimativa de Vendas

11 mensagens neste tópico

Não sabia bem onde colocar esta pergunta, peço desculpas se coloquei na zona errada.

Tou com um problema. Tenho uma BD em Access com as seguintes tabelas "Vendas", "Vendas Mensais", tenho ainda uma tabela "Quotas de secção"

Passo a explicar o meu problema. A tabela "Vendas" recebe vendas diárias, e tem incluido o numero de cliente e a data das vendas, mas por vezes há dias que o cliente não envia as vendas. Tenho então de estimar as vendas dos dias em falta de acordo com o relatorio mensal que se encontra nas "Vendas Mensais" (Um unico valor mensal para cada cliente). O problema é que dependendo dos dias da semana (2ª a domingo) a distribuição tem de ser feita de certa forma. Aqui entra a tabela "Quotas de secção", onde tem o codigo do dia e de secção com os respectivos pesos. A soma de todas as secções para cada dia da semana (basicamente a soma de todos os valores na tabela), dá os 100%.

Imaginando que estão 3 dias em falta terei de repartir de acordo com os pesos desses dias (ex: 6ª vale mais que uma 2ª) o valor em falta. Mas os pesos que tenho são valores decimais para um dia da semana e não do mes. Não sei se me estou a explicar bem. A tabela quotas é qualquer coisa assim:

Quotas:

dia  /    Secção    /    peso

1            1                    0,003

1            2                    0,0045

2            1                    0,034

...

Total dos pesos = 1

O que eu tenho neste momento feito e correcto é ir buscar os dias em falta e também consigo ver quanto falta. Só que a distribuiçao das vendas não me estão a bater certo, fica sempre um pouco acima do valor desejado. Devo tar a fazer algo errado, mas não consigo perceber o quê.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

assim à primeira vista diria para veres se não estás a perder valores em arredondamentos que possam estar a acontecer e não dês por isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quando digo um pouco sao cerca de 7000 acima do valor de cerca de 60000/70000 em falta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tens "problemas" com a eventualidade do mês começar/acabar a meio da semana?

Ou o valor entregue num determinado dia ser 'muito' diferente do valor calculado com base nos pesos e isso adulterar os teus resultados?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que já descobri o problema, mas só vou poder testar amanhã quando for trabalhar. lol

Se for o que tou a pensar foi um bocado parvo da minha parte. Mas foi graças a vocês que me puseram a pensar em certas coisas...lol

básicamente acho que tava so a ir buscar o valor mensal multiplicar pelo peso e dividir por 4. Mas seja como for ainda não estou a ver bem como vou calcular o valor para cada dia. O que me falta mesmo é uma formula de calculo.

Em relação a código não existe, uma vez que estou a tentar evitar VBA. Básicamente uma consulta chama outra e há um cálculo durante a consulta para criar um novo campo calculado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para já vejo um problema na tua formula, os meses não têm 4 semanas, tens que verificar o número de dias (no mês) em que existem vendas (tipo o numero de dias úteis do mês) e dividi-lo pelo numero de dias de vendas por semana (tipo dias úteis de 1 semana). Penso que feito isto será só multiplicar pelo peso e no fim dará certo! uma folha de excel é uma boa forma de testares a formula! (sim tens que fazer porque eu não o fiz  :thumbsup:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O número de dias por mês é todos, vai depender do mês. Isso um count numa tabela calendário que tenho resolve isso. Os dias da semana são obviamente também todos, ou seja 7. fazendo por exemplo para Novembro, temos 30/7 = 4,28571~. Este é que será o número de semanas no mês, certo?

Eu tava a pensar somar os valores das quotas de secção por dia para ter a quota diária independentemente da secção. O problema com de isto é q se so faltar por exemplo 3 dias numa semana, não tenho forma de fazer o cálculo. Acho que a única forma é calculando o peso diário em um mês. tendo como exemplo de novo novembro. Somava todas as secções para ter as quotas diárias e depois multiplicava esses valores (um para cada dia da semana) pelos 4,28571, para cada dia do mês. Isto daria o peso mensal de cada dia, ou estarei errado? Eu não sou grande coisa a matemática como já deverão ter se percebido...lol

EDIT: Esqueçam, isto não dá assim, ja tive a fazer umas experiencias no excel. Vamos tentar entao de outra forma. Por exemplo eu sei que do total faltam 3 dias num valor total em falta de 83000. sei que os dias têm os seguintes pesos na semana: 0,12 ; 0,17 ; 0,2.

Que cálculo terei de fazer para distribuir correctamente os 83000?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

0,12+0,17+0,2 =0,49

agora é só fazer uma regra de 3 simples

0,17 * 83000 / 0,49

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

You're a genius! lol

E eu sou mesmo uma nodoa a matemática. lol

Acabaste de me resolver um grande probelma. Com isso acho que já consigo resolver o problema. Amanhã devo implementar isso. À noite darei noticias.

Obrigado vitortomaz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como esperava está tudo a funcionar :P

Mais uma vez, obrigado pela ajuda e a paciencia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora