• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

318nuno

Vb + Access

8 mensagens neste tópico

Boas...

Na minha aplicação em vb 6 estou a fazer ligação a uma base de dados.

Eu gostaria de fazer com que em duas combo box estivessem, no meu caso, ligadas á base de dados e os valores que iriam ser mostrados, nessas combo, era ano e turma, e que ao mudar a turma ou o ano mostrassem nas caixas de texto do formulário os alunos correspondentes a essa turma ano.

Na base de dados turma e aluno são entidades que estão relacionadas, em que na entidade aluno está a chave externa, id_turmano.

No access é bastante simples de o fazer, através de um formulário, agora não sei como o fazer em vb6.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas dentro deste ramo do access, podem me dizer como é que consigo fazer um autorefresh a uma datagrid, depois de adicionar um registo?

A datagrid está ligada á base de dados através do data environment.

Espero atentamente por uma resposta.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que isto resulta? É que como tu apenas fazes filtragens de dados, não inseres dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não funciona..... Quando carrego o formulário os dados aparecem todos como estão na base de dados, depois quando adiciono um dado, abrindo um formulário onde preencho os campos, e volto para o formulário principal ele nao actualiza os dados da datagird. Tenho que encerrar o programa e voltar a carregá-lo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuo sem conseguir.... vejam o código...

Private Sub Form_Load()
Frame1(0).Visible = True

DataGrid1.Refresh
DataGrid2.Refresh
DataGrid3.Refresh
DataGrid4.Refresh
DataGrid5.Refresh

Set Adodc2.Recordset = DataEnvironment1.rsCommand1      'Liga o comando com a instrução SQL ao ADO
Set Adodc3.Recordset = DataEnvironment1.rsCommand2      'Liga o comando com a instrução SQL ao ADO
Set Adodc4.Recordset = DataEnvironment1.rsCommand3      'Liga o comando com a instrução SQL ao ADO
Set Adodc5.Recordset = DataEnvironment1.rsCommand4      'Liga o comando com a instrução SQL ao ADO
Set Adodc6.Recordset = DataEnvironment1.rsCommand5      'Liga o comando com a instrução SQL ao ADO

With TabStrip1

Frame1(0).Move .ClientLeft, .ClientTop, .ClientWidth, .ClientHeight     'Alinha a frame1(0) com a tab
Frame1(1).Move .ClientLeft, .ClientTop, .ClientWidth, .ClientHeight     'Alinha a frame1(1) com a tab
Frame1(2).Move .ClientLeft, .ClientTop, .ClientWidth, .ClientHeight     'Alinha a frame1(2) com a tab
Frame1(3).Move .ClientLeft, .ClientTop, .ClientWidth, .ClientHeight     'Alinha a frame1(3) com a tab
Frame1(4).Move .ClientLeft, .ClientTop, .ClientWidth, .ClientHeight     'Alinha a frame1(4) com a tab

End With

Isto é do form load...

Private Sub cmdAddCanc2_Click()
diasemana = 2
frmaddhorario.Show
Unload FrmPrincipal

isto é do botão  que direcciona para o formulário de adição da datagrid...

Private Sub cmdguardar_Click()
Adodc1.Recordset.Update
Load FrmPrincipal
frmaddhorario.Hide
End Sub

Private Sub Timer1_Timer()
Adodc1.Recordset.AddNew
txthoraini.SetFocus
txtdia.Text = diasemana
Timer1.Enabled = False
End Sub

Isto é o formulário onde preencho os dados para a base de dados.... que estão ligados á datagrid...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Certamente nao estás a fazer bem o "refresh".

Quando adicionas um novo registo, tens que fazer refresh a base de dados e não á datagrid.

Experimenta, depois do codigo de inserção de registos fazer nomedabasededados.refresh

Espero ter ajudado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora