• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

turkis

projecto para curso de Tecnologias informáticas

4 mensagens neste tópico

O melhor seria tentares encontrar uma empresa de moldes que te pudesse ajudar, fornecendo-te informação. Seria a forma mais correcta de obteres dados para desenvolveres o projecto.

Isso não seria possível?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, tinha percebido que querias informação sobre os processos desenvolvidos na empresa. Se estou a perceber bem, queres informação sobre processos/metodologias de desenvolvimento de software?

Se for isso, vai depender bastante do tipo de projecto, do tempo, dos conhecimentos, enfim, de uma carrada de coisas. É que existem várias metodologias e processos diferentes, todos com vantagens e desvantagens. Da minha parte, sou adepto e utilizador de Scrum/XP, e já usei ICONIX.

Posso estar outra vez a fazer confusão, é isto que queres? :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é a minha opinião, certamente outros utilizadores dirão de forma diferente.

Como disse, a nível de metodologias de desenvolvimento, se quiseres usar e enveredar por esse caminho, acho que XP se adequa bem, permite liberdade para começares a desenvolver sem descuidar a parte de documentação e relatório.

Quanto à parte de desenvolvimento, optaria por usar as seguintes tecnologias, dados os poucos requisitos que apresentaste:

• Sistema Web, acessível por browser. Evita instalação de software cliente, permite maior portabilidade.
  • Java, nomeadamente a linguagem Java e JSP para o desenvolvimento. Permite usar todas as bibliotecas disponíveis em Java, como JasperReports para gerares gráficos, exportação para Excel, enfim, uma panóplia enorme, que embora existente em PHP, não o existe com a mesma oferta e, em alguns casos, qualidade. Mas isto dependerá de até que ponto queres ir.
  • Liberdade de motor de base de dados e uso de JPA, Java Persistence API. Podes assim desenvolver em MySQL ou outro motor qualquer e não ficar agarrado a esse motor, sendo relativamente simples mudar de motor se for necessário
  • Uso de Tomcat como servlet container, embora não seja um servidor aplicacional julgo que será suficiente para o que pretendes desenvolver

Desvantagens:

• Irás ter de mexer com JEE, que nem sempre é simples de aprender.
  • É mais complicado e mais caro, arranjar servidor com tomcat
  • Java poderá ser mais moroso na aprendizagem, vai depender do teu conhecimento sobre a linguagem e o paradigma de programação orientada a objectos

Se considerares que as desvantagens superam as vantagens, então o uso de PHP poderá ser uma boa escolha, e nesse caso optaria por usar uma framework que tivesse algumas coisas implementadas, como o CodeIgniter, ou usar até uma plataforma como o Joomla!.

As vantagens neste caso serão:

• O desenvolvimento poderá ser mais rápido, depende novamente do teu conhecimento do tipo de tecnologias
  • Uso de tecnologias mais "fáceis" de entender
  • Maior disponibilidade das tecnologias. Servidores com PHP configurado são ao desbarato. Entre gratuitos a servidores onde pagas meia dúzia de euros por ano.

De qualquer uma das formas, poderás usar o NetBeans IDE, embora para PHP não exista designer gráfico para a parte de interface, mas tens o suporte para a linguagem, bem como para algumas frameworks, como o caso do CodeIgniter.

Para edição dos documentos, gráficos e relatórios, o que não faltam são ferramentas, entre Microsoft Office, OpenOffice.org, etc.

Quer sigas ou não a metodologia XP, uma recomendação será o uso de um sistema de controlo de versões, entre Subversion, Git, Mercurial, etc. Pessoalmente uso Subversion, mas é indiferente.

Se precisares de uns relatórios exemplo posso arranjar alguns, entre o meu relatório de projecto e de vários colegas, de certo se arranjarão alguns exemplos úteis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora