• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Comissária Europeia Quer Internet Gratuita e Acessível a Todos

2 mensagens neste tópico

A comissária europeia para a Sociedade de Informação e Meios de Comunicação apontou o acesso grátis à Internet como ferramenta para diminuir a exclusão social, aumentar a troca de conhecimentos e aproximar os cidadãos.

"Temos que unir esforços para que a Internet possa vir a ser grátis, porque é uma ferramenta que leva o conhecimento a um grande número de pessoas e permite diminuir a exclusão social", disse Viviane Reding, no encerramento do IV Fórum Ministerial «União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade de Informação», que decorreu em Lisboa a 28 e 29 de Abril.

Para Reding, "lutar contra os crimes cibernáuticos e incrementar esforços para que, no futuro, a internet seja acessível a todos" é uma prioridade.

Deste encontro sai a perspectiva da internet como instrumento de combate à exclusão social, e como meio de aproximar as pessoas e tornar o conhecimento acessível a todos.

A comissária falou de uma Europa que "assenta numa sociedade aberta, construída na diversidade cultural", em que as novas tecnologias de informação permitem "aproximar as pessoas e os diversos conhecimentos". Para isso ser plenamente possível, "os instrumentos devem ser baratos, acessíveis", referiu.

Também para o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, "O combate à exclusão social é o principal objectivo das novas tecnologias de informação e comunicação".

O ministro considera que a internet foi inventada para democratizar e facilitar a comunicação entre as pessoas, melhorar a transparência da administração e reduzir as divisões, dando "um grande contributo para a coesão social e esse é o nosso objectivo", defendeu.

A inclusão social é um dos objectivos explícitos na Declaração deste Fórum sobre Cooperação Futura. Aqui consta a intenção de construir e reforçar a ligação das redes de informação da União Europeia com as da América Latina e Caraíbas, nomeadamente no que toca às comunidades científicas e académicas, aumentando o número de utilizadores das TIC.

Esta Declaração será submetida à Cimeira União Europeia - América Latina, Caraíbas, de chefes de Estado e de Governo que terá lugar em Viena de Áustria nos próximos dias 11 e 12 de Maio.

Fonte: CDRWXP

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vão os contribuintes todos pagar para aqueles que 'não merecem' terem internet. Há vários hotspots no meu conselho e há bibliotecas, quem quer só tem que se deslocar a estes pontos de acesso...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora