• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Escolha de Linguagem para Projecto

23 mensagens neste tópico

Boas foi-me pedido uma pequena aplicação nada de profissional basicamente a aplicação deve guardar fichas de cliente com nome e numero de telefone apenas, e fichas de consulta com a data, a descrição e o cliente correspondente.

A aplicação será para correr em Windows, Sistema com recursos limitas WinXP com 256mb de MEM.

Ponderei 3 linguagens Java (A minha adorada xD ), Python e C#

Ora bem Java tem tudo o que preciso, h2database, Hibernate, muito bom IDE, GUI, Crossplataform caso seja necessário, mas tem uns pontos maus :D não gosto do aspecto do SWING lol e embora seja muito rápido consome alguns recursos.

Por outro lado Python com sqlite, Storm, bom IDE, wxPython. quero que a minha aplicação seja click and run e embora py2exe permita isso ainda não estou totalmente convencido desta aplicação :S

C# não é uma linguagem que "domine" trabalhei muito pouco com ela embora já por diversas vezes tenha pensado em aprender a serio ainda não o fiz tá muito par e par com Java mas neste caso teria de perder mais tempo a aprender a linguagem embora pelo que vi não difira muito do Java teria de a aprender decentemente.

Ora bem opiniões !! xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C#, sem dúvida. :D

Talvez seja melhor é gastar 10 euros e comprar 1GB para a máquina...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O py2exe funciona a 100% (não tenho conhecimento de nada em contrario).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O py2exe funciona a 100% (não tenho conhecimento de nada em contrario).

Exacto! A única coisa menos agradável é ter de levar as libs e o .dll do python atrás mais não sei o quê. De resto, é uma aplicação muito boa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C#, .NET Framework + 256MB RAM = bad idea...

E porque não o velhinho C++? Com o Visual C++ até nem tens muito trabalho e até consegues uma app levezita.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se consome muitos recursos é pena, com o swing application framework pões isso a funcionar em minutos. A questão do aspecto quanto a mim é uma questão de hábito.

Se eu fizesse isso em python não me metia a usar IDEs pois aprender a usa-los ia-me demorar mais tempo do que a ter a aplicação prontar. O wxpython tem uma sintaxe relativamente simplificada, não é propriamente como escrever um GUI à mão em C++ ou Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A aplicação será para correr em Windows, Sistema com recursos limitas WinXP com 256mb de MEM.

WinXP Embedded ?

O projecto parece-me bastante simples, acho que usares Hibernate e outros do género seja overkill.

Se fosse eu, optava por C# + SqlServerCE. Bastante leve, é o que uso no trabalho para aparelhos com recursos limitados.

C#, .NET Framework + 256MB RAM = bad idea...

Nem por isso. Só se a própria aplicação for pesada de resto não há problemas.

Estou farto de fazer aplicações no trabalho, muitas delas mais pesadas do que este projecto aparenta ser, em aparelhos que tem apenas uma compact flash de 1 Gb.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E porque não o velhinho C++? Com o Visual C++ até nem tens muito trabalho e até consegues uma app levezita.

Sei C mas C++ não e não é das linguagens que está nos meus planos aprender :s e fazer isto em C é para esquecer lol

Se consome muitos recursos é pena, com o swing application framework pões isso a funcionar em minutos. A questão do aspecto quanto a mim é uma questão de hábito.

Se eu fizesse isso em python não me metia a usar IDEs pois aprender a usa-los ia-me demorar mais tempo do que a ter a aplicação prontar. O wxpython tem uma sintaxe relativamente simplificada, não é propriamente como escrever um GUI à mão em C++ ou Java.

O IDE que uso para python é o netbeans não é nada complicado de trabalhar só não tem editor gráfico para wxpython mas para isso uso o wxglade á parte e integro o código gerado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C# + SQLServerExpress

e mais RAM obviamente! não é por causa do teu programa é mesmo por causa de quem utiliza a máquina  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Numa aplicação tão simples, não me parece que o Swing tenha problemas de desempenho... E quanto ao aspecto, isso é possível alterar (devo dizer que também detesto o seu aspecto default no windows :D).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Numa aplicação tão simples, não me parece que o Swing tenha problemas de desempenho... E quanto ao aspecto, isso é possível alterar (devo dizer que também detesto o seu aspecto default no windows :)).

Eu gosto de quase tudo em Java menos dos raio do aspecto do swing até prefiro swt por isso mesmo, só é pena o swt não ter editor como o swing tem no netbeans :D

e mais RAM obviamente! não é por causa do teu programa é mesmo por causa de quem utiliza a máquina  :D

Fora de questão lol o pc já não é novo e a pessoa não quer gastar mais €.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso era mas é uma aplicação em Base (acho que é assim que se chama o access do OpenOffice), demoravas uma hora a fazer e tava a andar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fora de questão lol o pc já não é novo e a pessoa não quer gastar mais €.

1GB de RAM devem custar uns 10€. 1 hora de um programador vale muito mais do que isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1GB de RAM devem custar uns 10€. 1 hora de um programador vale muito mais do que isso.

Isso é DDR2 a DDR é um cadinho mais cara lol para além disso os recursos não são responsabilidade minha apenas tenho de fazer uma aplicação para correr em tais recursos :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Utilizar máquinas virtuais em recursos tão limitados não me parece grande ideia... Francamente, correr o Windows XP em recursos tão limitados, só por si, já não me parece grande ideia :D

Ainda assim, podias dar uma olhadela a MFCs e WTLs. São frameworks C++, mas possivelmente com os conhecimentos de C que tens combinados com os de Java consegues utilizar sem grandes problemas.

Já agora, WTL é bastante mais leve que MFC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é DDR2 a DDR é um cadinho mais cara lol para além disso os recursos não são responsabilidade minha apenas tenho de fazer uma aplicação para correr em tais recursos :D

Só acho uma parvoíce estar limitado a 256MB e perder tempo precioso de desenvolvimento, usar linguagens propícias a mais bugs, etc. :)

Mas se queres mesmo uma aplicação rápida, usa Win32 API ou WTL. Também tens o Qt (C++), tem look nativo em todas as plataforms (Windows, Mac OSX, GNOME e KDE) e bindings para Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se queres mesmo uma aplicação rápida, usa Win32 API ou WTL. Também tens o Qt (C++), tem look nativo em todas as plataforms (Windows, Mac OSX, GNOME e KDE) e bindings para Java.

E para python, apesar de achar o pyqt um bocado lento...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Python não é muito boa ideia quando tens pouca capacidade de processamento, e pode não ser tão memory-friendly como outras linguagens em certas situações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá C++ não me parece, não quero aprender C++ lol Realmente tinha pensado em Python mas não sei :S Java segundo vi parece-me demais para o sistema ai ai tá complicado :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá C++ não me parece, não quero aprender C++ lol Realmente tinha pensado em Python mas não sei :S Java segundo vi parece-me demais para o sistema ai ai tá complicado :\

Já varias pessoas te recomendaram C#. Não sei bem o que estás à procura mais...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheço bem C# a performance de .NET face a Java é assim acentuada ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conheço bem C# a performance de .NET face a Java é assim acentuada ?

Em termos de performance, deve ser semelhante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em termos de performance, deve ser semelhante.

Depende da versão do .net que estiveres a usar.

Java seria a minha opção, a memória consumida seria configurável e para a aplicação que é, não precisarias de consumir muitos recursos. Quanto ao aspecto, Swing é mais "nativo" que SWT, o problema é que o Windows XP que é feito :D. Se brincar, esse só deveria ser um problema se o aspecto da aplicação afectasse bastante a sua funcionalidade, não me parece o caso.

Mas se achas que em Java estarás a consumir mais recursos do que o que queres, então arriscaria recomendar uma linguagem/tecnologia diferente, talvez Delphi ou Lazarus.

De forma simples, os 256MB são uma limitação bastante grande, o próprio SO estará a correr de forma limitada. O primeiro XP que usei foi numa máquina com 256MB de RAM, e embora funcionasse bem, muito tinha de estar desactivado e o SP 2 veio dificultar um pouco as coisas.

Não sendo algo que possas mudar, acho que te devas preocupar apenas se tiveres mesmo razões para isso, já testaste para saber se a máquina corre bem um pequeno protótipo? Apesar de ser uma limitação, a memória até poderá ser suficiente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora