• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Zeant

[Resolvido]VB.NET 2008 Ligação a BD Access e Leitura de Dados

8 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Estou a fazer um programa em VB.net 2008 e tenho que ligar isto a uma BD Access, mas estou com alguma dificuldades porque isto é tudo muito novo para mim....estáva habituado ao VB6 e a mudança não tem sido facil... :wallbash:

Bem eu precisava de uma ajudar, em dois pontos:

1º Ligar o Vb.net a uma BD Access (Isto apra confirmar se o que eu fiz és correcto);

2º Leitura, inserção e alteração de dados na tabela(Aqui é que estou mesmo a percisar ajuda,que não estou a pescar quase nada de isto);

Ah, faz fiz algumas pesquisas na net e encontrei algumas coisa, ate ja consegui ler dados string, mas numericos não...ta-me a falta alguma coisa, por isso que peço a voça ajuda

Obrigado,

zeant

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha visto o blog que indicas ao num topico, até és tu que o escreves....e fui por ali que ja fiz qualquer coisinha....so que eu não percebo muito, principalmente na forma que como o sql é enviado para a base de dados...

Sabes algum tutorial que me explique de forma clara como usar os OledbCommand,OleDbConnection,OleDbDataAdapter, etc...

é que eu gosto de fazer as coisas e perceber o porque de funcionar assim...agora so copiar e tal, fico a saber praticamente o mesmo  :) :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jpaulino,

Estou a fazer como esta no blog, so que isto esta-me a dar um erro:

"A referência de objecto não foi definida como uma instância de um objecto"

Isto deve ser uma cena muito simples que eu não estou a fazer bem ou não ve como se faz....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente esse erro é porque não criaste uma nova instância do objecto (do tipo Dim obj As New OleDBCommand)

Mostra lá o que testaste.

Já agora leste no meu blog os exemplos/explicações do manipulações de dados em SQL Server ? É muito semelhante a Access.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já consegui…

Olhei para um código que tu já tinhas postado, e mudei o meu o que estava mal, havia coisa que não esta no lugar certo por isso, o meu dar aquele erro…

Sim também li o teu blog, ajudou a perceber algumas coisas, é que eu não sabia muito bem o que utilizar e o porque, mas tenho que estudar mais...

Já agora, eu tive a dar uma olhadela na II parte do blog e vi que fazes uma selecção de dados, eu pergunto como faço tipo com que OleDbDataReader fique com por exemplo 20 ou 30 registos e eu consiga anda para frente e para trás nos registos?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, eu tive a dar uma olhadela na II parte do blog e vi que fazes uma selecção de dados, eu pergunto como faço tipo com que OleDbDataReader fique com por exemplo 20 ou 30 registos e eu consiga anda para frente e para trás nos registos?

Queres mostrar os dados num form, é isso ?

Podes procurar por bindingsource e bindingnavigator que encontras diversos exemplos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya ya é isso, tipo eu tenho um form com os campos e tenho que apresentar os dados no form...

Tens algum exemplo de isso para me ajudar?

De qualque forma eu vou procurando...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora